segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Falta mão-de-obra na construção civil na região

A expansão do mercado imobiliário e a execução de grandes obras trazem otimismo ao setor da construção civil em Santarém neste ano, mas, ao mesmo tempo, uma preocupação: a falta de mão-de-obra para suprir a demanda de construções.
De acordo com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Santarém, o déficit de trabalhadores no município aumentou depois que muitos profissionais resolveram viajar para cidades onde estão sendo instalados grandes empreendimentos e oferecendo maiores salários.
“É difícil aproximar o número de quantos trabalhadores viajaram para Juruti desde o ano passado. Com carteira assinada ou não eles foram embora, não quiseram mais ficar aqui. Grande parte procurou melhores condições de trabalho e mais dinheiro a fim de garantir maior comodidade para suas famílias”, relata o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil em Santarém, José Santana, lembrando que algumas construtoras de Santarém estão tendo dificuldades para compor quadro de funcionários, já que na cidade de Santarém estão sendo erguidas várias obras particulares.
“Para conseguir um pedreiro, carpinteiro de responsabilidade vai ser difícil daqui pra frente. O fim do ano está chegando e este é o período em que a procura por essa mão-de-obra aumenta e conseguir um profissional disponível para ergue obras vai ser jogo duro”, comentou Santana comemorando os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego que apontou crescimento do setor de Construção Civil, em especial de profissionais com carteira assinada. “A nossa expectativa é de crescimento maior da construção civil em função dos projetos e obras previstas para os próximos anos”, afirma José Santana, lembrando que o problema não é só com a mão-de-obra especializada, mas, faltam também profissionais como pedreiros, carpinteiros, eletricistas e encanador para suprir a demanda das construtoras”, explicou.
EMPRESAS - Já ouvir falar de situações em que as empresas mantêm 50 profissionais em atividade, o suficiente para tocar uma obra. Quando precisam de uma estrutura maior, acionam empresas terceirizadas para chegar a 200 operários”. Santana admite dificuldades para a contratação de alguns profissionais, como encarregado e mestre-de-obras.

Justiça convida sociedade para debater eleições limpas no dia 10

Alessandra Branches
Repórter


Seguindo a linha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Associação dos Magistrados do Brasil, a 20ª zona eleitoral designou para o próximo dia 10 de setembro, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) uma Audiência Pública, visando à divulgação da Campanha “Eleições Limpas”.
“O objetivo é mostrar para a população os problemas que ainda podem atingir o pleito de outubro, bem como a possibilidade de crimes eleitorais e prestar a toda a população os esclarecimentos que assim desejar”, esclareceu o juiz responsável pela 20ª Zona Eleitoral de Santarém, Gabriel de Araújo Veloso, convidando os eleitores para participar.
“Como é uma audiência pública ela está aberta a todos que queiram participar do ato, em especial as entidades civis organizadas, o Ministério Público eleitoral, a OAB e o Comitê Contra a Corrupção Eleitoral”.
Em vários pontos do Brasil, as audiências foram realizadas no dia 06 de agosto deste ano, mas devido à programação de atividades de outras varas pelas quais responde o mesmo juiz, o ato teve que ser adiado em Santarém para o dia 10 de setembro. “Como respondo pela Vara da Infância da Juventude e estávamos programando um evento que será realizado entre os dias 01 e 05 de setembro, designamos a Audiência Pública para o próximo dia 10. Será a primeira vez que um evento como esse é realizado na cidade”, destacou o juiz.

Respeito às leis
Observando os primeiros programas partidários apresentados na televisão e rádio, Veloso avalia o horário político de forma positiva. “Até o momento estou me surpreendendo com o horário político eleitoral que está dentro da normalidade. Não há ofensas entre os candidatos e espero que continue desse jeito até o final desta eleição. Por enquanto estou contente com a atual situação”, revelou destacando que por outro lado, na Propaganda Eleitoral, já foram registrados alguns abusos. “Felizmente detectamos o problema a tempo e eles estão sendo devidamente sanados, mas em princípio a situação de Santarém ainda é tranqüila, mas sob vigilância”, observou.
Quanto à presença das forças armadas, o juiz acredita que por enquanto não há necessidade de reforço. “Eu acho que hoje, não há essa necessidade. As maiores ocorrências são de candidatos que não tem respeito à lei e continuam inventando calendários, camisetas, tentando burlar a legislação, para isso, nós estamos sendo severos, pedindo até mesmo a cassação do registro desses candidatos que não obedecem á legislação eleitoral”, contou.
“Quanto a representações eleitorais com aplicações de multa nós já estamos chegando a 80. Eu espero que estes candidatos que burlaram a lei sejam julgados antes da eleição e que percam o registro de candidatura por que são merecedores, pela afronta a nossa legislação”, finalizou o juiz.

Saúde é prioridade para o eleitor de Santarém

Alessandra Branches
Repórter


Pesquisa realizada pelo Instituto Perspectiva, contratado pela Editora o Estado do Tapajós S/C Ltda, revela que dos setores que os eleitores gostariam que fossem priorizados pelo vencedor das eleições para prefeito de Santarém está a saúde.
Segundo a pesquisa , foi registrada sob o protocolo POP-002/2008 da 83ª Zona Eleitoral, tendo a margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, 59,7% dos eleitores consideram a saúde como prioridade, seguida de educação com 33,4%. Foram consultados 500 eleitores no período de 21 a 22 de agosto.
A pesquisa aponta, ainda, que se as eleições fossem hoje o depuatdo Lira Maia seria o vencedor com 53% dos votos válidos( pesquisa estimulada), seguido da prefeita Maria do Carmo com 39%, Marcio Pinto em terceiro com 6% e Joaquim Hamad com 2%.