segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Desistências em maratona de selva chegam a 10


Já chegam a dez as desistências de participantes da maratona da selva. Seis brasileiros e quatro estrangeiros estão fora do evento de resistência física através da Floresta Nacional do Tapajós.
Como o site antecipou logo cedo, duas remoções tiveram que ser efetuadas, entre elas a de Robert Bennet, do estado da Pensilvânia(USA).
Robert ficou desidratado a ponto de ter convulsões. Na foto flagrante da equipe de resgate na comunidade de Paraíso durante o translado do atleta norte-americano.
A viagem de três horas dos socorristas foi apimentada por um temporal amazônico exatamente quando se encontravam na Ponta do Cururu. Na chegada a Santarém uma equipe do SAMU já estava a postos para leva-lo ao hospital.
Robert Bennet encontra-se quase totalmente recuperado do susto, mas não retornará à competição. Ele promete voltar em 2009, desta vez com a esperança de cruzar a linha de chegada da maior eco-aventura do planeta.
(Informações e foto de Gil Serique)

Maria admite que pode ser cassada pelo TSE

No final da entrevista que concedeu ao semanário O Impacto, que circulou sexta-feira, a prefeita Maria do Carmo diz esperar sair-se vitóriosa no julgamento do recurso especial do MP que pede o indeferimento de sua candidatura ao Tribunal Superior Eleitoral(TSE).
Mas, admite que poderá sofrer um revés e ensaia uma saída política para a provável derrota:
- "Ainda que a Justiça Eleitoral decida contra a minha pretensão, teria que haver uma outra eleição", sustenta a prefeita na entrevista.
Maria só esqueceu de informar que, caso novas eleições sejam convocadas para a prefeitura de Santarém, ela não poderá mais concorrer ao cargo, pois estaria inelegível.

Vem aumento por aí

Por causa da alta do dólar o preço do gás de cozinha já subiu.
O aumento do pão está engatilhado.
Agora já se fala no preço da carne, que deve subir ainda nesta semana.

Maratona de selva leva dois atletas estrangeiros ao hospital

Dois atletas estrangeiros que participavam da maratona de selva que está sendo realizada na floresta nacional do Tapajós, em Santarém, tiveram que receber atendfimento médico no hospital municipal.
Um norte-americano e um escocês não resitiram ao forte calor da região e passaram mal logo no início da prova. O primeiro ainda se encontra internado em uma clínica particular da cidade e o segundo já recebeu dalta, podendo retornar à competição.

Círio de Nazaré reúne 2 milhões em Belém e movimenta economia da região

Cerca de dois milhões de pessoas participaram neste domingo (12) do Círio de Nazaré, na capital paraense. As homenagens à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do estado, começaram sexta-feira (10) e continuam nas duas próximas semanas. Sábado, os fiéis fizeram romarias em barcos, motos e ônibus.
Economia
A organização do círio custou mais de R$ 2 milhões. Os recursos foram investidos pela prefeitura de Belém, pelo governo do estado e por patrocinadores como a Petrobras. Mais que uma festa religiosa, o círio movimenta a economia de todo o país, principalmente da região amazônica. No período, há aquecimento na produção industrial, no comércio, no setor de serviços e no turismo. A estimativa é que 70 mil turistas visitem Belém nesta época, quatro mil deles, estrangeiros. A previsão é que eles injetem este ano mais de R$ 600 milhões na economia paraense.
O economista e supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Pará, Roberto Sena, afirma que, durante o período que compreende os preparativos, a festa em si e o pós-círio, o número de pessoas ocupadas na região metropolitana de Belém aumenta de de 25% a 30%.
De acordo com a gestora do Projeto de Artesanato, Jaqueline Diniz, cerca de 200 artesãos da cidade de Abaetetuba participam da Feira do Miriti, tradicional no período do círio. A associação dos artesãos da cidade produziu, neste ano, cerca de 7 mil peças para serem vendidas na festa. Outro setor que cresce no período é a indústria de cera. Faz parte da tradição da festa a produção de órgãos do corpo humano em cera, para pagar promessas. Há também quem encomende representações de animais de estimação e bens materiais, como barco, casa e carro. Proprietário de uma indústria de cera no centro de Belém, Pedro Manoel Barbosa Chaves diz que sua fábrica produziu mais de 120 mil peças para o Círio de Nazaré deste ano. A maioria dos objetos encomendados pelos fiéis representa a casa própria e a cabeça humana.
Também já foram feitos diplomas, algemas, carteiras de trabalho, telefones celulares. "Esses 'objetos' não são da nossa linha de produção, mas reproduzimos em cera, porque respeitamos muito essa questão. Nunca deixamos de atender nenhum pedido para que seja materializado em cera, para o romeiro pagar sua promessa", disse Pedro.
Tradição
A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José. No Pará, em 1700, às margens do Igarapé Murutucu (onde hoje se encontra a Basílica Santuário de Nazaré), o caboclo Plácido José de Souza encontrou uma pequena imagem da santa, que passou a ser reverenciada. Em 1792, foi autorizada pelo Vaticano a realização da primeira procissão oficial, em Belém, em homenagem à Virgem de Nazaré.
(Fonte: Agência Estado)