terça-feira, 28 de outubro de 2008

Seminf esclarece nota da coluna Pontuando, de José Olivar

Sobre a informação publicada na edição deste sábado, na coluna Pontuando do advogado José Olivar, em que relatava que o cais de arrimo construído na gestão da Prefeita Maria do Carmo “está cedendo e pode cair a qualquer momento”, a Prefeitura Municipal de Santarém através da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura esclarece que os serviços que estão sendo executados na segunda etapa da orla, pela Construtora Mello de Azevedo, referem-se à continuidade dos serviços de construção da escadaria e posteriormente do trapiche e do flutuante para atracação de embarcações, o que justifica o tapume colocado na área citada na coluna.
Quanto ao canteiro da Construtora Mello de Azevedo localizado na BR-163 com a Avenida Magalhães Barata, o mesmo está servindo de apoio para as obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que estão sendo executadas nos bairros do Mapiri e Caranazal.
A Prefeitura Municipal de Santarém, como sempre faz, tem transparência nas ações que desenvolve, principalmente nas aplicações dos recursos públicos, por isso certa de que este órgão de comunicação prima pelo esclarecimento dos fatos estimamos votos de sucesso.

Bia Ferreira
Assessora de Comunicação

TSE nega registro a membro de Ministério Público

Brasília- Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolheram recurso da coligação “Rumo ao Centenário com Fé, Amor e Trabalho”, que impugnou o registro do candidato a prefeito de Porto Murtinho (MS) Heitor Miranda dos Santos (PT), que ficou em segundo lugar na disputa. Por maioria de votos, os ministros consideraram inválida a filiação do candidato, já que ele se filiou a partido político antes de se licenciar do cargo de procurador de Justiça.
Os membros do Ministério Público que tenham ingressado na carreira antes da Constituição de 1988 têm a prerrogativa de disputar eleições, mas a filiação está condicionada ao afastamento. O procurador de Justiça Heitor Miranda dos Santos ingressou no Ministério Público em 1979, se filiou ao Partido dos Trabalhadores em outubro do ano passado, mas só se licenciou do cargo público seis meses antes do pleito. Embora a lei permita que a filiação dos membros do Ministério Público nessa situação ocorra seis meses antes das eleições, o procurador se filiou um ano antes do pleito, ou seja, cumpriu o prazo exigido dos demais candidatos.
O ministro relator do recurso, Marcelo Ribeiro, citou a jurisprudência do TSE segundo a qual a filiação partidária de membro do Ministério Público dá-se a partir do afastamento do cargo, portanto a validade e a eficácia da filiação partidária dependem da satisfação desse requisito. O ministro Arnaldo Versiani foi o único a divergir do relator.
*Após a Emenda Constitucional 45 (Reforma do Judiciário), juízes e membros do Ministério Público, com ingresso no cargo após a Constituição de 1988, só podem disputar cargos eletivos se deixarem a carreira.

Índio não quer só apito....

Do blog de JCF sob o título Agonia...

O juiz da comarca de Jacareacanga resolveu antecipar a sua decisão sôbre as ações que a coligação "fona" PSDB/PSC/DEM/etc. ajuizou contra o candidato eleito do PT, Raulien Queiroz: vai dar seu veredicto amanhã mesmo.
Depois viaja e deixa a "bomba" por lá.
Por via de dúvida, ontem mesmo o prefeito atual também já se escafedeu de lá.
Os indígenas do Roberto Krixi prometem virar pelo avesso a cidade se o prefeito eleito for cassado.O juiz prometeu um Búfalo cheio de milicos se isso acontecer.
Alguém duvida de alguém?

Presos fogem em Alenquer

Dois presos de justiça conhecidos por Maravilha e Foice fugiram de madrugada da delegacia de Alenquer.
Os detentos serraram as grades da cela e evadiram-se pelo corredor da delegacia.
Um terceiro ficou 'entalado' por entre as grades e não conseguiu fugir.

Violência policial

Dois casos a serem apurados pela corregedoria da PM em Santarém.
O espancamento de um jovem na praia do Maracanã, domingo à tarde. O rapaz está internado no HMS em estado grave.
A invasão a um comércio e agressão a um soldado do 8º BEC, ontem à noite.

Os peixes proibidos


Dia 1º de novembro começa o defeso de espécies que o povo mais gosta de consumir.
Na lista de peixes em período de desova e protegidos pela lei do defeso estão o acari e a pirapitinga, entre outros.
Na foto acima, uma cena que vai desaparecer em breve do cardápio do consumidor santareno.

Guarany Júnior de volta aos microfones

Do Espaço Aberto:

Guarany Júnior vai voltar aos microfones.
Em breve, reforçará a equipe de Esporte da Rádio Liberal AM.
Guará é um craque.
Revelou-se como narrador esportivo da Rádio Rural de Santarém, na famosa equipe de Osmar Simões.
Veio para Belém, fez uma brilhante carreira de repórter na Rádio Liberal e depois se afastou, para dedicar-se com mais afinco às carreiras de bancário do Banco da Amazônia e de professor universitário.
Guará, mais do que marketing, sabe tudo de rádio.
Sabe tudo e mais alguma coisa.

Memória de Santarém

Vista do novo Trapiche de Santarém. No alto, corvetas da Marinha atracam no pier de madeira, no último final de semana.
Na foto abaixo, vista do antigo Trapiche de madeira, no início da década de 70.

Empresários e Antaq resgatam projeto de hidrovia no Pará

Pará Negócios

Um consórcio de empresários e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) resgataram o projeto de implantação de uma hidrovia de 1.576 quilômetros que cortará os Estados do Mato Grosso e Pará, criando uma alternativa nova e mais barata de escoamento da produção do agronegócio. Com custo estimado pela iniciativa privada em US$ 400 milhões a US$ 450 milhões, o projeto da hidrovia Teles Pires-Tapajós foi feito originalmente em 1994, mas a alta complexidade ambiental e a viabilidade econômica duvidosa levaram ao abandono dos estudos.
No ano passado, a Vanguarda (produtora de grãos, carnes, algodão, fibras e óleos vegetais no Mato Grosso) e a Montana (fabricante de máquinas agrícolas sediada no Paraná) se juntaram em um consórcio que batizaram como Vamont. Levantaram os antigos anteprojetos da hidrovia, fizeram novas avaliações ambientais e demonstraram à Antaq que o empreendimento pode ser viável.
Leia mais aqui.

PIERCINGS E TATUAGENS PODEM TRAZER RISCOS À SAÚDE

Com a elevação das temperaturas, a preocupação com a forma física é quase inevitável. Além de aumentar a freqüência na academia, muita gente pensa em colocar piercings e tatuagens para complementar o corpo "sarado" no verão. Antes de aderir a qualquer novidade é preciso saber que esses adornos podem trazer riscos à saúde. A FDA, agência norte-americana de saúde, alerta que agulhas não higienizadas são potenciais transmissoras dos vírus da hepatite B e da Aids, que entram no corpo pela corrente sanguínea.
Fraturas de dentes, infecções, dores, mau hálito, sangramentos prolongados e ferimentos na gengiva são as complicações mais comuns decorrentes de piercings dos jovens pacientes da estomatologista Jacqueline Nagel, cirurgiã-dentista especializada em doenças de boca. "Como o piercing é um corpo estranho, a cavidade bucal se ressente desse processo invasivo, cujas conseqüências danosas não justificam nenhum fim estético ou de modismo", afirma. A maior parte dos pacientes queixosos está na faixa entre 10 a 20 anos.
A dermatologista Ana Maria Mósca, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, aconselha às pessoas que querem colocar tatuagens a procurar profissionais, que usem materiais descartáveis, como agulhas e tintas. "Em locais que usam a mesma tinta em várias pessoas, esses vírus podem ser transmitidos", revela a médica. Outra recomendação da médica é a vacinação contra a hepatite B 45 dias antes da aplicação, uma vez que não existem ainda vacinas contra a hepatite C e a Aids.

Menores fugitivos

Dos onze menores que estavam internados no Centro de Internação da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará - FUNCAP, em Santarém, e que fugiram na madrugada da última sexta-feira (24) depois de serrarem as grades de seis alojamentos, apenas dois deles foram recapturados até hoje.
Umas das monitoras que estava de plantão durante a ação dos menores conseguiu pedir ajuda e impedir que mais internos fugissem.

A culpa é do motorista!

Alessandra Branches
Repórter


Durante o final de semana passado, alguns sinais de trânsito ficaram apagados por mais de uma hora. O problema causava inquietação dos condutores que tiveram cautela para evitar com que as estatísticas de acidentes de trânsito aumentassem. O Secretário Municipal de Transportes, Joaquim Azevedo disse que a SMT trabalha com base em informações dos locais que estão com problemas de sinalização para que a equipe de trabalho possa providenciar a recuperação do sinal.
Um dos pontos que tiveram problema foi o localizado entre as Avenidas Silva Jardim e Mendonça Furtado. Lá, os condutores ficaram desorientados, já que o sinal mostrava o VERDE para todos os lados. Durante todo o fim de tarde, noite e madrugada de segunda -feira (20), nenhuma equipe de plantão da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) apareceu para consertar o sinal.
"A verdade é que nós temos uma equipe de plantão, contudo, a obrigação de informar a SMT da necessidade de consertar os sinais que estiverem com problema, o que não aconteceu no último domingo é de quem está no trânsito, pois não temos infra-estrutura para ficar rodando pela cidade para descobrir os sinais que estão ou não estão em funcionamento", destacou Azevedo acrescentando que periodicamente os sinais passam por reparos a fim de indicar os que estão com problemas e retira-los das ruas. "A nossa equipe de manutenção procura fazer o possível para que eles não dêem problema", comentou.
Quanto à implantação de novos sinais em ruas de grande movimentação na cidade de Santarém, Azevedo diz que o serviço já começou. Na Avenida Bartolomeu de Gusmão com Sérgio Hein, um novo sinal vai ser instalado até o fim do mês com o intuito de organizar o trânsito naquela área. "O que queremos fazer é evitar acidentes em ruas recém asfaltadas como infelizmente já aconteceram", comentou.

Pontuando - José Olivar

Qualquer um dia desses vou examinar os Estatutos do Comercial Atlético Cearense e verificar se houve mudanças para permitir que o Clube sirva de teatro de interesses político-partidário, como vem ocorrendo há vários anos. É que no meu tempo, o Comercial não podia ceder suas dependências para qualquer promoção política, diferente do que ocorre hoje. *** Gostaria de saber quais as providências do Executivo Municipal a respeito da demissão ou exoneração de servidores com grau de parentesco previsto na Súmula nº 13 do Supremo Tribunal Federal. A Câmara Municipal já cumpriu o que determina a referida Súmula. Espera-se que a OAB Santarém e o Ministério Público, diligenciem junto a Prefeitura para que ela também cumpra a determinação da Corte maior do País. *** O Tribunal de Justiça do Estado criou em Santarém os Juizados Especiais, contudo não os proveu de estrutura, de pessoal e de Juízes específicos, fazendo uso, no horário da tarde, do trabalho dos Magistrados da Justiça comum, fato que emperra o desate das causas e a distribuição efetiva da Justiça. Há de ser mudado o sistema para se fazer concurso específico para os Juizados. *** É grande a expectativa a respeito do novo comando da Câmara Municipal, para o biênio 2009/2010, onde se falam em vários nomes, entre eles, o Dr. Nélio Aguiar e o do atual Presidente, vereador José Maria Tapajós. *** A nova forma de registrar arma de fogo para aqueles que já têm registro fornecido pelas Secretarias de Segurança dos Estados, mas sem validade diante da lei do desarmamento, ficou bem simplificado, e até este colunista conseguiu renovar o registro de sua arma. *** A peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Conceição pelos órgãos e repartições públicas em geral, tem reacendido a fé dos católicos de Santarém. Dia 23, a Santinha esteve no Fórum onde foi saudada pelos Servidores e Juízes da Comarca. *** Os advogados que se sentiram ofendidos moralmente pelas acusações inseridas em Representação Eleitoral pela advogada Gracilene Maria Sousa Amorim, estão ultimando as peças judiciais e extrajudiciais, para processarem a causídica por danos morais, crimes contra a honra e infração ao Código de Ética da OAB. *** Atenção Senhora Prefeita: não esqueça de determinar à Secretaria de Infra-estrutura que revitalize a Praça da Liberdade e outras, que estão todas deterioradas: sem piso, sem grama (não é aguada) e com os bancos sem quase resquícios de pintura, o que enfeia esses logradouros. *** É uma vergonha, mas esta é a realidade: o cais de arrimo da Orla feito na gestão da atual Prefeita, que tem menos de seis meses de inaugurado (22/06/08), está cedendo e pode cair a qualquer hora, inclusive já foi feito um tapume na área afetada, provavelmente pela construtora que o edificou (Mello Azevedo). Pelo visto esta é mais uma obra de péssima qualidade na qual o dinheiro público é praticamente jogado fora. *** Por falar em Mello Azevedo, quero saber se essa empresa passou a ser a proprietária daquele terreno que ocupa no cruzamento da BR 163 com a Rodagem. Digo proprietária porque cercou a área e nunca mais a devolveu, mesmo ela sendo do domínio público, como bem, do Município.

Mal explicado

O cancelamento à última hora do show da banda Saia Rodada, que se apresentaria sábado, em Santarém, está mal explicado.
Fala-se que os promotores do evento só trabalham com o dinheiro dos outros...
Como não conseguiram vender os ingressos antecipadamente para apurar o dinheiro do cachê da banda resolveram adotar a solução que lhes é mais cômoda: aplicar o calote.

Esqueceram de mim

O folclórico W.P. Campos botou a boca no trombone durante o programa Calafetando, sábado último.
Disse que foi um dos pioneiros do rádio santareno e que seu nome foi esquecido durante as comemorações dos 60 anos de fundação da Rádio Clube de Santarém, atual Ponta Negra AM.

Intolerância religiosa

Militares leitores do site reclamam que o comandante da PM teria proibido a peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Conceição nas dependências do quartel do 3º BPM.
Será verdade?
Outra coisa: é inadmissível que a coordenação da festa permita que a imagem peregrina de Maria saia da catedral sem o manto da santa.
Será que não dava para providenciar um manto usado em círios passados?

Jogos do quadrangular decisivo já definidos

Sâo Raimundo x Arsenal é o jogo que abre o quandragular final do campeonato santareno de futebol, sexta-feira à noite, no Barbalhão.
No segundo jogo da rodada o São Francisco enfrentará o Tapajós.