quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Plantão

A prefeita Maria do Carmo faz plantão em Brasília.
Oficialmente, a prefeita diz que está em busca de verbas federais através de emendas dos parlamentares paraenses.
Mas por debaixo dos panos, Maria está de olho mesmo é na decisão do TSE sobre seu registro, o que pode ocorrrer ainda esta semana.

A grande família

Do Página Crítica:

A família Wlad não pára de crescer. Depois de estender, em poucos anos, seus tentáculos do show business ao lucrativo mundo da compra e venda de concessões de rádio e TV[ é dono da rádio FM de Monte Alegre], o deputado Wladimir Costa (PMDB) ingressa agora no seleto nicho dos produtos de beleza. Fiel a seu estilo algo histriônico, não faz qualquer esforço para disfarçar suas digitais, sempre delicadamente bem cuidadas, na nova marca Wlass, lançada em Belém, no último dia 5, em concorrido e perfumado coquetel.

Cargill apóia limpeza de praias em Santarém


A Cargill de Santarém apoiou a Associação Santarena de Canoagem e Ecologia – ASCAE na última etapa da 8ª Jornada Ecológica, que aconteceu no último final de semana. Desde o mês de agosto, uma equipe de parceiros ambientais visitou mais de dez escolas públicas levando palestras sobre educação ambiental. O objetivo é formar multiplicadores de informações através da sensibilização do tema “Só jogue no rio o que o peixe vai comer”. Depois, os agentes envolvidos nas palestras partem para a prática realizando limpeza nas praias de Santarém.
Neste ano, seis pontos estratégicos (Macaranã, Pajuçara, Ponta de Pedras, Alter-do-Chão, Juá e Carapanarí) fizeram parte da limpeza que contou com o trabalho voluntário de 54 crianças e adolescentes da Ascae, Guarda Mirim Ambiental e funcionários do terminal da Cargill. Durante dois dias, todos percorreram 38 quilômetros retirando 1.200 sacos de lixo das praias.
Além do trabalho voluntário dos colaboradores, a Cargill também doou 45 coletores de lixo, instalados no percurso das praias.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Cargill)

STF julga hoje ações sobre fidelidade partidária

O Supremo Tribunal Federal (STF) espera colocar n esta quarta-feira (12/11) um ponto final na polêmica sobre os políticos que são condenados a perder o mandato porque trocam de partido sem justificativa. O plenário do STF julgará duas ações que questionam a constitucionalidade da resolução baixada há um ano pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevendo essa punição para os políticos infiéis eleitos pelo sistema proporcional (deputados e vereadores) que mudaram de legenda depois de 27 de março de 2007. Naquela data, o TSE respondeu a uma consulta do então PFL sobre fidelidade partidária.
Aprovada em outubro do ano passado pelo TSE, a resolução que será analisada pelo Supremo disciplinou o processo de perda de cargo por infidelidade. Ela foi aprovada depois que o STF decidiu que os mandatos pertencem aos partidos e não aos políticos. Na época, participaram da sessão do TSE em que foi aprovada a resolução os ministros Marco Aurélio Mello, Cezar Peluso e Carlos Ayres Britto. Os três integram o Supremo e vão participar do julgamento.
No STF, a expectativa é de que dificilmente as ações contrárias à resolução terão sucesso. Há um sentimento generalizado de que a posição adotada pelo tribunal é moralizadora e não deve ser modificada. São admitidas pelos ministros apenas quatro possibilidades de mudança de partido. São elas: criação de um novo partido, incorporação ou fusão de legenda, mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação pessoal. Além de ter o apoio de ministros do Supremo, a resolução do TSE é defendida pelo advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, que representa o governo no STF.

Encontro discute vacinas contra animais peçonhentos

Está sendo aberto, neste momento, o III Encontro Butantan da Amazônia, no auditório do campus da UFPA.
O evento é organizado pelo Instituto Butantan, órgão da secretaria de saúde do governo de São Paulo.

Contra o fumo

Foto: Wladimir de Souza / Ag. Globo

Atualização de decreto que dá prazo para regularização ambiental de propriedades rurais não tem data marcada

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou ontem que ainda esta semana deve ser atualizado o decreto que determina novo período exigido para regularização ambiental de reservas em propriedades rurais. A atualização ampliará o prazo, atualmente de quatro meses, para um ano, mas o setor produtivo ainda espera mais avanços nas questões ambientais. A informação é do Diário de Cuiabá.
O anúncio de Minc aconteceu após uma reunião com os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. Os três discutiam o decreto 6.514, publicado em julho deste ano, que trata dos processos para apuração de infrações no meio ambiente. Os três chegaram ao consenso de que as leis não podem tratar, da mesma forma, propriedades produtivas de diferentes regiões do país e destacaram a diferenciação do bioma amazônico. Um grupo de trabalho, formado pelos três ministérios e a Casa Civil, deve estudar o tema.

Apreendidos ônibus que faziam 'pega'

A Polícia Militar apreendeu ontem à noite dois ônibus das empresas Santa Edwiges e Borges.
Os motoristas foram presos em flagrante e levados para a delegacia de polícia de Santarém e vão responder por direção perigosa.