quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

A cidade e suas variantes

Sob esse título, no final de 1964, O Jornal de Santarém fez uma crônica dos costumes da cidade, se não de sua população por inteiro, ao menos de sua elite na época.
O primeiro tópico reivindicava que o Centro Recreativo "não deve continuar parado, com os seus soberbos salões mergulhados em silêncio". Observava que o clube era o "único ponto de diversões e reuniões elegantes", possibilitando aos seus associados sair "deste isolamento em que vivemos mergulhados e o único ponto que oferece condições favoráveis para o intercâmbio social", à falta de uma sede campestre para qualquer outro tipo de programa. Era em suas reuniões elegantes "que os jovens iniciam contatos sentimentais, prenúncio de um noivado e assim matrimônio".
A outra observação era sobre o hábito irregular dos moradores das ruas de maior movimento no centro da cidade de estacionar seus carros na via pública, apesar da proibição do Regulamento de Trânsito, "diminuindo a largura da pista que as nossas ruas estreitas oferecem para o tráfego de veículos". Quem não fosse cauteloso estava arriscado de embarrar "com o calhambeque do figurão que está à porta de sua casa sem dar confiança à Delegacia local".
Outra referência era à necessidade de que o Cinema Olímpia "deve ter um policiamento rigoroso, já que toda classe de gente tem ingresso nessa nossa única casa de exibições cinematográficas". Sustentava que "pessoas embriagadas, descalças, roupas sujas devem ser impedidas de entrar, cabendo ao homem da borboleta, com a cobertura de dois soldados, impedir".
A partir de um incidente entre uma jovem assistente e um homem aparentemente embriagado, que se sentou na poltrona ao lado dela, o articulista defendia que os donos do Olímpia "deviam arranjar um outro cinema, noutro local, embora mais modesto e mais barato, para esses beberrões e mesmo para os que não têm bossa para freqüentar o nosso elegante cine da praça da Matriz".
Os novos cinemas não apareceram, mas o policiamento foi instalado no Olímpia, garantindo a integridade dos seus seletos freqüentadores.
O último comentário era a respeito do combate à gastroenterite infantil desencadeada pelo então capitão Magalhães Barata, quando assumiu a interventoria no Pará, na década de 30 (do século passado). A imediata e eficaz providência consistiu em instalar em Santarém "um posto médico com guardas habilitados e munidos de aparelhos para verificação se o leite estava puro e quando continha água era derramado no rio".
A medida sustou a doença "e assim o sacrifício de dezenas de crianças", que tomavam leite contaminado. Mas a fiscalização desapareceu e o leite com água voltou a ser vendido, "criminosamente e às escâncaras". O jornalista assegurava que o morticínio voltara a acontecer. "E quem quiser saber da chacina que a gastroenterite pratica na população infantil de nossa cidade, vá ao cemitério e verifique as dezenas de novas sepulturas de crianças, que estão a atestar o resultado negativo da ingestão de leite com água impura".

Santareno está entre os homenageados pela MRN

Bernardo Oliveira chegou em Porto Trombetas aos 23 anos, vindo de Santarém, à procura de trabalho e crescimento profissional. Conseguiu. Começou a trabalhar em 1983 na área de vigilância. Hoje, trabalha no aeroporto da vila. Ele é operador de estação aeronáutica da Mineração Rio do Norte (MRN) que, no próximo dia 22 de novembro, homenageia 104 dos seus funcionários por tempo de trabalho (10, 15, 20 e 25 anos).
“Criei e eduquei meus dois filhos aqui. Hoje, um já é engenheiro. A outra está quase se formando em Serviço Social. Quando vim pra cá, havia concluído o segundo grau. Foi aqui que tive oportunidade de fazer vários cursos e crescer profissionalmente, chegando à posição que ocupo hoje. Minha vida aqui foi um aprendizado constante, adquiri muito conhecimento. Me sinto realizado e orgulhoso de completar 25 anos de MRN”, ressalta Bernardo.
Dos atuais 1.319 empregados contratados pela MRN, 81% são naturais do estado do Pará e 84,4% da Região Norte. Eles vêm, principalmente, dos municípios de Santarém, Oriximiná, Terra Santa, Belém e Óbidos. As operações da Mineração Rio do Norte contribuem para a geração de quase 12 mil empregos, entre diretos e indiretos, em todo o estado.

Tensão no hospital regional de Santarém

Já não está mais intramuros a briga de foice no escuro fravada por uma médica especialista em mastologia e o ex-diretor do hospital regional.
A médica denunciou o colega, cirurgião geral, por este fazer cirurgia oncológica em uma paciente sem ter habilitação para tal.
O caso vai parar no CRM.
Mas antes pode acabar na delegacia de polícia.

Expedição comemorativa aos 200 anos da abertura dos portos chega sábado a Santarém

Os participantes da Chevrolet Flexpedition Portos Abertos que está percorrendo os principais portos brasileiros chegarão ao Porto de Santarém, dia 22. De Santarém, a viagem percorre ainda os municípios de Óbidos (PA), Juruti (PA) e Parintins (AM), tendo como destino final o Porto de Manaus.
A expedição pretende mostrar a importância dos portos na formação econômica e cultural do povo brasileiro e, ainda, destacar o local por onde passam todas as riquezas, exportadas e importadas pelo país. A aventura coincide com a comemoração dos 200 anos da Abertura dos Portos pela Família Real Portuguesa.
A expedição teve início dia 26 de maio deste ano e já percorreu os portos de Santos (SP), Rio Grande (RS), Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Itaqui, no Maranhão.

Fórum Amazônia Sustentável em Manaus

A II Plenária do Fórum Amazônia Sustentável será realizada nos dias 25 e 26 de novembro, em Manaus, com expectativa de reunir 250 participantes para debates sobre tecnologia, sustentabilidade e mecanismos sustentáveis de fomento para a Amazônia. A Alcoa é uma das 130 signatárias da Carta de Compromisso do Fórum, que reúne organizações em torno da preservação dos recursos naturais da região.

Festival de música na escola será amanhã

O 4o Festival Arte na Escola da Gente, intitulado “Festival dos Festivais”, acontece nesta sexta-feira, 21 de novembro, às 18h00, na Praça de São Francisco de Assis, no bairro do Caranazal. Hoje será realizado o ensaio geral das apresentações musicais do festival a partir das 9h00 da manhã na Travessa Rosa Passos, 676, no Bairro do Santíssimo. Durante o ensaio será feito o sorteio da ordem de apresentação das crianças.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Santarém, do 4o Festival Arte na Escola da Gente vão participar os alunos classificados nas seis primeiras colocações dos festivais anteriores. Eles vão interpretar músicas de estilos diversos, da catego ria regional à MPB.
O objetivo principal do “Festival dos Festivais” é fortalecer as relações entre pais, alunos, educadores e comunidade, através da arte musical, promovendo a cultura da paz nas escolas do município.

Santarém incluída no mapa da dengue

O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Ministério da Saúde, revelou que no estado do Pará a capital (Belém) e outros oito municípios estão em situação de alerta contra a dengue. Os dados apresentam piora em relação a 2007, quando apenas cinco cidades apresentaram a mesma situação. Demonstram, portanto, a importância da continuidade das ações de prevenção e combate para evitar que o cenário evolua novas áreas.

No Pará, 10 cidades realizaram o levantamento e enviaram os dados para o Ministério da Saúde. Do total, apenas Abaetetuba apresentou índice satisfatório (abaixo de 1% de infestação). Outras nove cidades estão em situação de alerta (índice de infestação entre 1% e 3,9%): Ananindeua, Belém, Benevides, Cametá, Castanhal, Marabá, Marituba, Santa Bárbara e Santarém.

Nesses municípios, utensílios para abastecimento de água (caixas d´água, tonéis, poços), lixo e depósitos domiciliares (vasos, pratos, lajes e piscinas) são os criadouros predominantes.

Em Santarém, o índice é de 1,8, o terceiro pior índice dos municípios paraenses pesquisados.

Bicho corre solto, em Belém e Santarém

Do Amazônia:

Apesar da ameaça da polícia e do Ministério Público Estadual de fechar todas as lojas e bancas de jogo do bicho em Belém, um dia depois de a Polícia Federal (PF) e o Grupo Especial de Prevenção e Repressão às Organizações Criminosas (Geproc), do MP, estourarem a principal agência do jogo do na capital, os pontos de apostas funcionaram normalmente.
Nem mesmo as casas da marca Parazão, apontada pelos investigadores como a central do jogo do bicho por reunir todas as siglas do jogo em Belém e onde ocorreu a ação da PF na terça-feira à tarde, mantiveram as portas fechadas, ontem de manhã.
-------
Em Santarém, o jogo do bicho corre solto, sem qualquer embaraço. Até parece que existem no Pará duas polícias e dois Mp's.
Lá em Belém, a banda de lá atua.
Aqui em Santarém, a banda de cá não está nem aí, ao que parece.

Emenda de Von garante apoio ao Cirio

Através de emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Alexandre Von (PSDB/PA), junto ao Orçamento Geral do Estado do Pará/2008, foram assegurados recursos financeiros no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) destinados a apoiar a realização do Cirio e da Festa de Nossa Senhora da Conceição,
De acordo com a emenda proposta pelo parlamentar santareno foi celebrado o Convênio Nº 016/2008, entre a Companhia Paraense de Turismo - PARATUR e a Fundação Cultural Dom Tiago, com sede no Município de Santarém, estando esta apta a receber o apoio financeiro do Governo do Estado do Pará, através da PARATUR.

Essa Celpa é de morte

Domingo, dia do Círio da Conceição, em Santarém, a Celpa programou desligamentos para manutenção de rede no período de 8 as 14 horas.