sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Mapiri mudado

De "recanto aprazível para as famílias passarem seus tranqüilos fins de semana", o Mapiri se transformara, em 1964, em "verdadeiro e perigoso centro de depravação". Suas praias "são palcos de bacanais cotidianos, para onde inexperientes jovens, atraídos pelas tentadoras propagandas volantes das casas de danças denominadas de 'boates', instaladas no local, ingressam no submundo da devassidão".
Indignado, O Jornal de Santarém queria que a polícia interviesse "no sentido de não permitir que antros da perdição dessa natureza continuem ameaçando a paz da família santarena". Ainda mais porque o jornal se dizia informado de que "até a prática de jogos do azar existe no Mapiri".

Escola de comércio

O novo prédio da Escola Técnica de Comércio de Santarém foi concluído, mas, no final de 1964, faltavam os equipamentos para a escola funcionar, especialmente as carteiras. A diretora, Sofia Fernandes Imbi-riba(fotos ao lado), com o apoio da Asso-ciação Comercial, instituição mantenedora, deu início então a uma campanha de subscrição popular para a compra dos equipamentos escolares. "As autoridades, o comércio e o brioso povo santareno não permitirão que se humilhe por mais tempo a nossa mocidade, que necessita instruir-se", saudou Jaime Carvalho, sob o pseudônimo Jarvalho.
O problema foi resolvido quando a Assembléia Legislativa do Estado aprovou projeto do deputado José Saraiva de Macedo alocando o dinheiro necessário para a aquisição dos móveis e o governador Jarbas Passarinho sancionou a iniciativa. Os equipamentos foram entregues em seguida.

Destaques de 1964

As 16 senhoras e senhoritas de destaque em 1964, segundo o colunista social Wilson Fonna. As senhoras: Cecília Simões (que "conserva sua fisionomia" jovem, apesar de já ser mãe), Maria Nila Dias ("os seus belos vestidos são confeccionados com arte"), Edna Mariano ("elegância marcante de brasileira da paulicéia"), Gilda Cunha ("hostess de alto nível"), Anésia Lisboa ("simpatia cativante"), Socorro Lopes Lisboa ("jovem morena e bonita"), Alegria Serruya ("tipo clássico da mulher atraente"), Mercedes Melo ("destaca-se pela beleza de sua fisionomia e de seu corpo").
As senhoritas: Alvalinda Lopes (comerciária, representante do bairro da Aldeia), Maria da Graça Cardoso ("personalidade marcante"), Elsie Imbiriba Gonçalves ("cativa pela sua irradiante simpatia"), Nilsen Malheiros ("santarena de alta estirpe"), Conceição Gonçalves ("os cabelos andam sempre arrumados no jeito da Brigitte Bardot, caindo sobre a fronte"), Teresa Cristina Brandão ("ponto de referência na alta sociedade"), Ana Delfina Souza ("elegante, a beleza física não lhe importa" e Albanita Holanda Parente "Um dos tipos mais bonitos da cidade").

Nossa miss

Em 1965 Santarém apresentou, pela primeira vez, uma candidata ao concurso de Miss Pará. E Gonçala Alves Freitas podia ter sido a vencedora: conquistou o título de Miss Simpatia, que a imprensa lhe conferiu, na véspera do certame, num prenúncio do reconhecimento. As cinco mil pessoas que lotaram o Ginásio Serra Freire, do Clube do Remo, a ovacionaram. Mas as 11 pessoas que integraram o júri preferiram outra candidata, por "influências mesquinhas", o que não impediu os santarenos de se considerarem moralmente vencedores. Gonçala voltou à sua terra em triunfo.

Final - São Raimundo derrotado pelo Vila Rica por 1x0

CNM promove encontro para prefeitos eleitos

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reúne dias 24 e 25 de novembro em
Belém todos prefeitos eleitos dos estados do Pará (PA) e Amapá (AP) para o
encontro dos ‘Novos Gestores 2009-2012 - Um Pacto pela Qualidade na Gestão’.
Esta é a segunda edição do encontro promovido pela CNM, que espera o recorde
de prefeitos inscritos em todo o país. Os novos Gestores do Amapá e Pará vão
se encontrar no Hotel Sagres.
Trata-se de um esforço histórico dos municípios organizados na consolidação
de um padrão de responsabilidade, qualidade e eficiência na gestão pública
brasileira. O encontro dos prefeitos eleitos começou em outubro no Rio Grande
do Sul e segue por todo o Brasil.
São rodadas de palestras e seminários apresentados por técnicos e autoridades
em todas as áreas de interesse da administração pública, em todos os estados
do país, com o objetivo de subsidiar os novos prefeitos com informações
básicas sobre as principais áreas de atuação da administração municipal.
Entre os principais objetivos do evento, a CNM pretende informar o prefeito
acerca da estrutura federativa brasileira discutindo a necessidade de
redefinição do pacto federativo do País; das responsabilidades e
possibilidades de atuação dos municípios; apresentar a rede municipalista e
sua atuação nos níveis regional, estadual e nacional, suas lutas e
conquistas, reivindicações e encaminhamentos para a gestão 2009 – 2012.
Os prefeitos eleitos do Pará e Amapá, como de todo o país, podem inscrever-se
gratuitamente no site da CNM www.cnm.org.br, ou pelo telefone (61) 2101 6012.

São Raimundo 0 x 1 Vila Rica

Gil, de cabeça, aos 24 do primeiro tempo: Vila Rica 1 x 0

Pantera em busca da primeira vitória

O time do São Raimundo, que foi derrotado na estréia pelo Pinheirense por 2 x 0, joga hoje à tarde, contra o Vila Rica,no estádio do Souza, em Belém.
O jogo começas às 15h30.

A Vale na crise: quem é que sabe?

Lúcio Flávio Pinto
Jornal Pessoal


Roger Agnelli, presidente da Companhia Vale do Rio Doce, a maior empresa privada do Brasil e sua maior exportadora, teve que se curvar à crise internacional. Decidiu reduzir em 30 milhões de toneladas a produção de minério de ferro, a maior do mundo. Com o encolhimento da demanda das siderúrgicas mundiais, sobretudo da China (responsável por 30% da produção e 20% do faturamento da Vale com o minério), manter a produção acarretaria aumento dos estoques, que já estão altos, e queda do preço. Mas ressalvou: a produção de Carajás, no Pará, continuará inalterada, em função da sua excepcional qualidade, que lhe garante um preço diferenciado.
Se realmente isso acontecer, a Vale terá uma redução de faturamento proporcionalmente menor do que a das principais mineradoras concorrentes. A pergunta óbvia que a situação suscita é: por que só a empresa tira vantagem da qualidade superior do ferro de Carajás, que é um bem público explorado sob regime de concessão federal? Por que o Pará não pode incorporar uma margem desse ganho extra? Por que não recebe uma percentagem do valor adicional do minério de Carajás, apropriado exclusivamente pela companhia?

Esta é a introdução do artigo desta semana do Jornal Pessoal sobre a situação da Vale diante da crise financeira internacional.

Oficial do BEC estava mais perdido que alunos do Dom Amando

O tenente Batista, oficial do 8º BEC que acompanhava o grupo de 45 alunos da 8ª Série do Colégio Dom Amando, que não acertaram retornar de uma trilha nas matas fechadas do próprio batalhão do Exército antes do anoitecer, ontem, não dispunha de nenhum aparelho localizador(GPS) e nem portava rádio-comunicador.
Após contatos através de aparelhos celulares dos próprios estudantes, os alunos só foram resgatados por uma patrulha do próprio batalhão por volta das 22 horas e chegaram sãos e salvos à sede do quartel, na serra do Piquiatuba, por volta de 1 hora da madrugada.
O tenente, que se perdeu do grupo após sair para buscar ajuda, reapareceu no bairro da Nova República, mais perdido do que cego em tiroteio.
O comando do 8º BEC vai abrir inquérito para apurar se houve ou não negligência do oficial na missão de acompanhar os alunos pelas matas da Br-163.