segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Bravata, recuo e unidade na eleição da mesa da Assembléia Legislativa

Ronaldo Brasiliense:

A governadora Ana Júlia Carepa (PT) acionou o extintor de incêndio e ligou para o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Domingos Juvenil (PMDB), candidato à reeleição, para fazer alguns esclarecimentos: primeiro, ela não veta a presença do deputado Ítalo Mácola, do PSDB, como vice-presidente da Alepa na chapa montada por Juvenil; segundo, acha que a eleição da Assembléia é assunto interno do Poder Legislativo; terceiro, não quer o rompimento de meu governo com o PMDB. Até porque, se romper agora, sem costurar alternativas, seu governo acaba antes de completar dois anos.
Então, ficamos assim: o dito pelo não dito, com Domingos Juvenil eleito para mais dois anos como presidente praticamente por unanimidade. E com a governadora engolindo em seco sua própria bravata. Ponto final.

Concurso da prefeitura tem resultado preliminar dos aprovados

Já está no site www.cetapnet.com.br o resultado preliminar do concurso público da prefeitura de Santarém.
Mas só no dia 12 o Cetap divulga o resultado final com os nomes homologados pela prefeita Maria do Carmo.

Mendes diz que servidor público deve ser apartidário e critica excesso de prisões preventivas

FolhaNews

No mesmo dia em que o delegado Protógenes Queiroz foi convidado para dar uma palestra na Assembléia Legislativa de São Paulo, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, defendeu nesta segunda-feira a apartidarização dos servidores públicos. "Servidor público deve ser apartidário. A partidarização, em qualquer segmento do serviço público, em geral, é extremamente perigosa", disse Mendes.
Além da palestra, Protógenes será homenageado na Assembléia pela bancada do PSOL.
Apesar da declaração ser entendida como uma crítica indireta ao delegado, o ministro não quis comentar o caso específico de Protógenes.
Mendes também se esquivou de comentar o novo pedido, pela Polícia Federal, de prisão do banqueiro Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, investigado na Operação Satiagraha.
O presidente do Supremo participou nesta segunda-feira (01/12) de um seminário da semana de conciliação, promovido pelos tribunais de Justiça de São Paulo.

Prisões

Mendes ainda criticou hoje o excesso de pedidos de prisões preventivas sem sentença. "Estamos discutindo no Conselho [Nacional de Justiça] uma resolução para fazer um acompanhamento de modo a ter uma retificação eventual do fundamento da prisão preventiva." Segundo ele, essa semana de conciliação é uma medida necessária para desafogar o excesso de processo nos tribunais. "Não se trata de medida populista. Alguns têm esse caráter imediato, eu espero não ter de fazer mais mutirões no futuro."
Ele também criticou o "independentismo" da Justiça de primeira instância, que acaba sobrecarregando as instâncias superiores. "É um independentismo que leva a sentenças precárias, que, sabem, mais tarde serão cassadas." Como exemplo, Mendes citou o caso de um desembargador do TRF (Tribunal Regional Federal) do Rio Grande do Sul, que recebeu mais de 3.000 processos para julgar.
Segundo ele, inconformado com o excesso de processos, o desembargador pediu para mudar para a Vara Criminal, o que significaria um retrocesso em sua carreira de magistrado.

INSS deposita 13º para 2,86 milhões de pessoas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deposita nesta terça-feira (2) os benefícios de quem tem cartão de benefícios com final 2 ou 7 e recebe acima do piso previdenciário. Junto, será paga a segunda parcela do 13º salário para 2.860.663 aposentados, pensionistas e demais beneficiários com direito ao abono de Natal.

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Anúncios(1965)

Tuji & Cia. tinham sua sede na rua João Pessoa, 260. Suas filiais eram a Casa Boa Esperança (Mendonça Furtado, 2749), a Farmácia Boa Esperança (Travessa 15 de Agosto, 85) e Móveis Boa Esperança (também na João Pessoa, 328). Eram proprietários também da usina de prensagem de juta Boa Esperança, da usina de beneficiamento de arroz Boa Esperança e da fábrica de látex Boa Esperança.

*I. B. Sabbá anunciavam que compravam qualquer quantidade de cassiterita.

*Francisco Chaves, presidente, anunciava que a Cooperativa Mista Agropecuária do Baixo-Amazonas pretendia realizar, entre 15 e 21 de fevereiro de 1966, a primeira Semana Ruralista, com feira livre, exposição agropecuária "e possivelmente leilão de animais". Acreditava que a iniciativa serviria de incentivo à pecuária e à agricultura da região.

*A Empresa Universo tinha para vender, na Travessa dos Mártires 86, máquina de costura Singer, rádio Sisbel, bicicleta Monark, panela de pressão Marmicoc, câmara fotográfica Yashica e pilha Rai-o-Vac.

*O médico Aloysio Melo vendia uma casa de alvenaria "recém-construída" na avenida Rui Barbosa.*Na mesma avenida também estava à venda um terreno de 360 metros quadrados ao lado da sede do São Francisco.

*Era oferecida a Vila Tupan, entre a rua Galdino Veloso e a travessa 7 de Setembro, "bem no coração da cidade", com oito casas para moradia e duas salas para negócios.

*Anita Loureiro anunciava a reabertura de seu consultório dentário na rua 24 de Outubro, "canto do prédio nº 931".

*Laudelino Silva vendia uma eletrola marca Telespark, "estado de nova", na sua residência, na travessa dos Mártires.

Juiz ouve testemunhas em processo de denúncia de compra de votos

O juiz eleitoral Sílvio Maria começa ouvir daqui a pouco as testemunhas arroladas no processo que apura denúncia de compra de votos no qual é denunciado o vereador eleito Bruno Pará(PDT).

Pará promove 4ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia 2008

De 4 a 7 de dezembro, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) promove a 4ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), em Belém. Com a temática "O Turismo e a Sustentabilidade na Amazônia", o objetivo do evento é ampliar, promover e comercializar os diferentes produtos e serviços da atividade turística dos estados e países que compõem a Pan-Amazônia, fortalecendo a oferta nos demais mercados.
A FITA é uma promoção do Governo do Pará, por meio da Paratur, com apoio do Ministério do Turismo, e pode ser considerada a grande oportunidade para que o trade mundial possa conhecer a oferta de produtos e serviços turísticos de diferentes segmentos existentes na região amazônica. A programação inclui ciclo de palestras, workshops, mesas-redondas e bolsa de negócios, além de reunir centenas de expositores de vários estados e países. São esperados mais de 18 mil visitantes durante os quatro dias de encontro.
Entre os temas debatidos que merecem destaque estão Eventos e Negócios; Qualificação na prestação de serviços turísticos; Turismo de base comunitária; Transporte fluvial na Amazônia; Turismo e o Terceiro Setor; Água: o bem maior da Amazônia, e Cultura: a identidade amazônica.