terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Muita chuva e calor acima do normal para os próximos três meses na Amazônia

Porto Velho - Para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o boletim climatológico elaborado mensalmente pelos meteorologistas dos três Centros Regionais do Sistema de Proteção da Amazônia (Porto Velho, Manaus e Belém) prevê chuvas ligeiramente acima do normal no começo do trimestre em Roraima, norte do Amazonas, noroeste e oeste do Pará e norte e oeste do Amapá. No final do trimestre, a tendência é que as chuvas retornem aos padrões considerados normais para a época. Nas demais áreas, a previsão é de permanência de chuvas dentro da normalidade. As temperaturas ficarão acima do normal para o período em grande parte do oeste e sul da Amazônia, abrangendo os estados do Amazonas (exceto o extremo leste), Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins e sul do Pará e do Maranhão. Nas demais áreas, como o extremo leste do Amazonas, norte dos estados do Pará e Maranhão, e o Amapá a previsão é de que as temperaturas fiquem dentro do normal para o período.
(Fonte: SIPAM)

Escavações no Baixo Amazonas

Já começaram as escavações no sítio arqueológico situado na comunidade do Pacoval, no município paraense de Prainha, no Baixo Amazonas. Coordenada pelas arqueólogas Edithe Pereira e Vera Guapindaia, do Museu Paraense Emílio Goeldi, a ação faz parte do projeto 'Pacoval do Curuá: Arqueologia, educação e turismo no interior da Amazônia', que pretende obter dados contextualizados sobre a ocupação pré-colonial dessa região, além de promover ações de incentivo à preservação do patrimônio arqueológico local.
Além de realizar a documentação arqueológica na área do 1° Distrito do Pacoval, o projeto tem o objetivo de promover ações voltadas para educação patrimonial e para o turismo com vistas a conjugar a proteção do patrimônio arqueológico com o desenvolvimento sustentável das comunidades da região. 'A pesquisa começou no final do ano passado, quando foi realizado um levantamento inicial para identificação das condições do sítio e caracterização da comunidade', explica Edithe.
Com aproximadamente 170 metros de comprimento por 100 metros de largura, o sítio está localizado às margens do rio Curuá-Una. Composta por terra preta, a área apresenta material lítico e cerâmico. 'Os vestígios cerâmicos analisados indicam possivelmente uma ocupação relacionada à Cultura Santarém', afirma a arqueóloga.
Segundo Edithe Pereira, o interesse em pesquisar essa região surgiu a partir de uma denúncia feita ao Iphan, de destruição de um sítio arqueológico situado sob a comunidade de Pacoval, em Prainha. 'Sabemos que há vários sítios de arte rupestre e de terra preta nessa região e a nossa meta é expandir esse trabalho de mapeamento para além desse sítio', informa a pesquisadora.
(Fonte: Museu Emílio Goeldi)


G-8 indica João Salame para a primeira vice-presidência

O deputado estadual João Salame(PPS) é o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa.
Salame foi indicado mediante acordo firmado entre PSDB, que aceitou deslocar Ítalo Mácola para a segunda vice-presidência da Assembléia, o G-8, grupo de deputados independentes na AL.
Por um acordo suprapartidário o deputado Miriquinho Batsta(PT) vai ocupara a primeira secretaria.
Os depuatdos Adamor Aires(PR), Haroldo Martins(Democratas) e Deley Santos(PV) ocupam respectivamente a segunda, terceira e quarta secretarias.

Ibama apreende duas balsas com madeira em Santarém/PA

Fiscais do Ibama em Santarém apreenderam na última quarta-feira (26/11) duas balsas carregadas com 292 m³ de madeira em toras da espécie Ipê. A equipe realizava fiscalização do
período do defeso da piracema e para coibir outros crimes ambientais no Rio Amazonas quando encontrou as balsas trafegando próximo à foz do afluente Rio Curuatinga.
Segundo o chefe da fiscalização do Ibama em Santarém, Marcus Bistene, "a região do Curuatinga, onde foram apreendidas as balsas, é uma das mais cobiçadas por exploradores de madeira pela qualidade e quantidade de espécies de alto valor comercial. Estamos realizando operações
sistemáticas na região para inibir o fluxo de madeira ilegal, porém o trabalho é dificultado pela extensão da área".
O comandante da embarcação foi multado em cerca de R$ 90 mil, e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, para lavrar Termo Circunstanciado de Ocorrência. A madeira apreendida foi depositada na sede do Ibama em Santarém.
(Fonte: Ascom/Ibama)

Juvenil reeleito presidente da Assembléia Legislativa

O deputdo Domingos Juvenil(PMDB) acaba de ser reeleito para a presidência da Assembléia Legislativa do Estado do Pará.
Para os demais cargos da mesa haverá outra votação.

Ana Júlia não consegue viabilizar nome para presidente da Assembléia

Do Espaço Aberto:

Não haverá dois candidatos a presidente da Assembléia Legislativa do Estado, na votação para a nova Mesa que ficou de começar às 9h, mas deve começar mesmo somente daqui a uma 1 hora.
A governadora Ana Júlia Carepa não conseguiu viabilizar um nome para encabeçar uma nova chapa que vai disputar com o peemedebista Domingos Juvenil.
A solução encontrada foi apresentar outra chapa, que teria o apoio do governo, mas sem a cabeça, ou seja, sem um candidato a presidente. O regimento permite que se apresente uma chapa apenas com o restante dos nomes, sem o presidente.
Com isso, Juvenil já está com sua reeleição garantida.
Na chapa do peemedebista, com apoio do PMDB, a 1ª vice-presidência está com o tucano Ítalo Mácola.
Na chapa que não terá um nome que a encabece, mas com os demais integrantes apoiados pelo governo e pelo PT, o 1º vice-presidente será de outro partido, que não o PSDB. É justamente isso que Ana Júlia não quer: um tucano na 1ª vice.
Os deputados votam duas vezes: primeiro, para eleger o presidente; depois para eleger o que eles chamam de “corpo” da Mesa, ou seja, o restante dos cargos – mas, na segunda situação, votam de uma vez só em todo o “corpo”.
Ainda ninguém sabe quais são os nomes que integram o “corpo” da chapa apoiada por Ana Júlia.
Estão no bolso do colete do líder do governo Airton Faleiro.
A previsão é de que a votação comece daqui a 1 hora.
E as reuniões continuam.
Continuam sem parar.
É possível até que daqui a pouco tudo mude.
E possível até que o presidente do Íbis, o pior time do mundo, seja escolhido presidente da Assembléia.

Olavo Neves reeleito para a presidência da ACES

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) elegeu a sua nova diretoria para o biênio 2009-2010, em Assembléia Geral realizada na noite de sexta-feira, 28 de novembro. O presidente Olavo das Neves foi reconduzido ao cargo por aclamação, uma vez que foi apresentada chapa única. Além de Olavo como presidente, foi eleita vice-presidente a empresária Rosemary Fonseca, presidente do Conselho de Jovens Empresários (Conjove) o empresário Jair de Sousa Nogueira e presidente do Conselho da Mulher Empresária (CME) Sueli Matos.