terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Fila-bóia

Alguns donos de restaurantes e bares da cidade estão cada vez mais cismados da presença do pseudo-publicitário Eduardo Phebo nas dependências de seus estabelecimentos comerciais.
Alguns estão bolando uma saída estratégica para se livrarem dos pinduras que vem sendo aplicados pelo fila-bóia que sempre aplica o mesmo golpe.
Ele chega como se tivesse dinheiro no bolso, ocupa mesa que seria reservada a quem vai realmente consumir e pagar e no final, já embriagado, diz que a conta será quitada com uma 'propaganda' em coluna de jornal.
Com medo de escândalo os proprietários são forçados a engolir o prejuízo, mas alguns já decidiram que vão chamar a polícia de agora em diante.
Em tempo: a última vítima do vigarista foi uma peixaria localizada na travessa Turiano Meira.

Ave de rapina

Um ex-prefeito falido está tentando chantagear um deputado estadual santareno de muitos mandatos.

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Dia-a-dia 1965

Nessa época o administrador do Estabelecimento Rural do Tapajós, Sebastião Andrade, colocou um caminhão para fazer o transporte de passageiros entre Belterra e Santarém, três vezes por semana, saindo de Belterra às seis horas e voltando ao meio-dia. A lotação máxima era de 30 passageiros. A cabine era privativa para funcionários do ERT em viagem de serviço.
*
Em dezembro de 1949, o funcionário público municipal Raimundo Cristóvam de Andrade ocupou por aluguel a casa do número 691 da rua Floriano Peixoto, de propriedade de Olga Corrêa Imbiriba. Em 1965 a viúva faleceu, em Belém, sem deixar ascendente ou descendente. No período entre a doença, manifestada em dezembro de 1964, e a morte, Raimundo não teve a quem pagar o aluguel, o que fizera sempre em dia durante 15 anos. Como a relação era verbal, sem contrato assinado, ele passou a fazer o depósito do valor em juízo para se prevenir. Um caso típico de então.
*
Afonso, o artilheiro do São Francisco, foi contratado pelo Santos, de São Paulo (e de Pelé). Recebeu 20 milhões de cruzeiros de luvas.
*
O Banco Francês e Brasileiro inaugurou sua agência em Santarém, a primeira no interior do Pará. Já atuavam na praça o Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Banco Moreira Gomes e Caixa Econômica Federal. O novo banco começou funcionando precariamente na rua Siqueira Campos, enquanto concluía a construção de sua sede própria, na rua do Comércio. A agência do Banco do Brasil, a mais antiga, foi instalada em 2 de julho de 1940, com três funcionários.
*
Sampson Wallace e Kofey Tuji foram escolhidos comerciantes do ano pela Associação Comercial do Baixo-Amazonas.

Preço do minério de ferro pode desabar

Ronaldo Brasiliense

A crise é braba. Marolinha, é? O Pará tem a maior provincia mineral do Planeta e uma das maiores jazidas de minério de ferro em carajás, no sudeste do estado. Mas, depois de cinco anos de altas consecutivas, quando acumulou ganho de 370%, o preço do minério de ferro deve ter a sua primeira retração em 2009. Segundo especialistas no setor de mineração, a Vale não conseguirá evitar redução de pelo menos 20% nos preços – analistas mais pessimistas prevêem recuo de até 50% no ano que vem. O ajuste é atribuído à expectativa de redução da demanda no mercado internacional, em função da crise.Afetadas pela retração do consumo de aço, as empresas siderúrgicas reduziram drasticamente suas compras nos últimos meses e anunciaram cortes de produção, o que levou as mineradoras a seguirem o mesmo caminho, à espera da redução dos estoques que se formaram nos portos, especialmente na Ásia. Como indagaria Drummond: E agora, presidente Lula?

Indulto de Natal

70 detentos da penitenciária Silvio Hall de Moura foram beneficiados hoje com o indulto de Natal concedido pela Vara de Execuções Penais.

Município que mais perdeu suas florestas está no Pará

Mapeamento por radar apontou que o município de Ulianópolis, no Pará, é dentre aqueles que figuram na lista dos 36 que mais desmatam, o que perdeu a maior parte de sua floresta - 76% - para dar espaço à pecuária. As informações são do jornal Folha de São Paulo, que teve acesso a um levantamento produzido pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) que desfaz dúvidas levantadas no início do ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação às taxas oficiais de desmatamento.
Essas imagens são ainda mais precisas que as dos satélites comumente utilizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (INPE) para medir a devastação da floresta. Elas já ajudam o Ibama a localizar criadores de gado em áreas desmatadas ilegalmente e que sofreram embargo da atividade econômica. A estimativa é que haja mais de 500 mil cabeças de gado em áreas desmatadas ilegalmente e que desrespeitaram o bloqueio de produção.
As tendências de desmatamento na Amazônia foram debatidas na semana passada em seminário realizado na capital federal. O Maranhão passou a integrar o grupo de estados que mais desmatam. Lá, a destruição está associada à produção de carvão vegetal. Os estados do Pará e Mato Grosso ainda lideram o ranking dos mais devastadores.
Os radares do Sipam rastrearam um território de cerca de 780 mil quilômetros quadrados entre os meses de março e outubro. Entre os 36 municípios da lista, sete já perderam mais da metade de suas florestas, embora a lei fixe o limite de desmatamento na região em 20% das propriedades. Dezenove dos municípios da lista estão em Mato Grosso. O governador local, Blairo Maggi (PR), foi quem mais contestou os dados do Inpe, quando o instituto apontou o aumento no ritmo do desmatamento na Amazônia.
(Fonte: Amazonia.org.br)

Santarém 2009 – Segundo Turno

Sebastião Imbiriba
Articulista de O Estado do Tapajós


Há entendimento unânime de que oficiais de Estado não podem participar de atividades políticas. Neste caso incluem-se os que exercem funções judiciais, fiscais, militares e policiais. Uma interpretação, possivelmente falsa, desta premissa democrática do Estado de Direito nos trouxe à presente situação. Após eleições invalidadas, ainda pendentes de decisão final no Supremo Tribunal Federal, nos preparamos para eleger o prefeito de Santarém.
As forças que se deparam num cenário de possibilidades de sucesso eleitoral são as comandadas por Maria do Carmo, Lira Maia e Antonio Rocha. Três forças que, sozinhas, são insuficientes para conduzir seus candidatos à chefia do município, mas que unidas duas contra uma, aumentam a probabilidade de vitória. Isto foi plenamente provado na recente eleição invalidada. Maria e Antonio juntos foram vitoriosos.
Este "Segundo Turno", no entanto, é uma nova eleição e o que valia na primeira não se aplica na segunda.
Antonio Rocha sabe que tem faca e queijo na mão. A facção de Maria depende do apoio dele, e sabe disto. A de Lira Maia também sabe. Maria e Lira Maia terão que oferecer o que puderem em troca do apoio de Rocha. Ambos já demonstraram explicitamente que desejam tal acordo. Há
quem diga que Lira Maia ofereceu apoio ao candidato que Rocha indicar.
Everaldo Martins, em nome de Maria, não fica atrás, só que ainda tenta indicar candidato.
A decisão não depende apenas de Antonio Rocha. Jader ainda não se manifestou e pode usar o caso de Santarém para, mais uma vez, colocar em cheque a governadora Ana Júlia. O caso seria matéria será estritamente paraense, dependendo da qualidade do cacife de Maria e de
Ana em nível federal para forçar a direção de Jader. Para isto teria que haver explícito e improvável pedido de Lula. Assim, Santarém será o gambito de Jader para promover seus interesses com vistas às próximas eleições estaduais.
Estamos, desta forma, entregues às decisões de Jader Barbalho e Antonio Rocha. Na hipótese de que estes se decidam por promover o PMDB, terão que entrar em acordo com DEM e PSDB. Se mantiverem a atual convivência com o PT será em troca de maiores e mais importantes
concessões, inclusive a indicação do candidato.
Alguns levantam a possibilidade de que, numa opção de Rocha contrária a Maria, Ruy e Maurício Correa poderiam se manter fieis a esta. Eis um caso de divergência entre compromissos pessoais e fidelidade partidária. Uma incógnita. Quem desejar saber a resposta terá que pagar o preço.
Os demais partidos da atual aliança com o PT constituem frágil malha que se esgarçará ao menor esforço. Aqui não há a menor coesão. Os interesses partidários e pessoais prevalecerão. Ainda mais porque há fortes ressentimentos por alegada falta de apoio financeiro do PT aos estes aliados das últimas eleições.
As escaramuças apenas começam e não se pode especular em ralação aos possíveis candidatos. O PT anseia com o desespero de uma dispnéia pelo ar que Antonio Rocha lhe possa dar. Lira Maia julga acertadamente que sozinho não irá a lugar nenhum e joga seu peso político no apoio a
Rocha.
O certo é que Antonio Rocha sabe que este é o seu momento. Os riscos são grandes, as recompensas maiores. A decisão que tomar o levará a um promissor futuro político ou à estagnação no estágio atual. Cabe a ele acertar seus interesses com os de Jader e alçar seu próprio vôo.
A palavra final, no entanto, será nossa. Nós, eleitores, decidiremos.

Emendas atendem Santarém e oeste do Pará

Os deputados estaduais Alexandre Von (PSDB-PA), Antonio Rocha (PMDB-PA) e Carlos Martins (PT-PA), através de emendas parlamentares conjuntas, garantiram recursos complementares para várias obras e serviços para Santarém e outros municípios da região oeste do Pará. A as emendas estão contidas no projeto de lei revistado do Plano Plurianual (PPA) 2008-1011, que a Assembléia Legislativa já aprovou.
São as seguintes as obras e os serviços aprovados:
* PPA - Ampliação de Sistemas de Abastecimento de Água em Santarém, para o exercício financeiro de 2009, no valor de R$ 1 milhão.
* Lei Orçamentária/2009 - construção de obras de arte, destinada à construção de pontes de concreto na rodovia estadual PA-257, que liga Santarém e Juruti, no valor de R$ 2 milhões.
* Lei Orçamentária/2009 - apoio à infra-estrutura da rede de atenção básica, destinada à aquisição de equipamentos hospitalares para o Hospital Municipal de Santarém, no valor de R$ 2 milhões.
Também por iniciativa dos deputados Alexandre Von e Carlos Martins, a partir do exercício de 2009 ficam garantidas senhas de acesso ao Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem), para permitir o acompanhamento in loco da execução orçamentária e financeira do Governo do Estado do Pará.
Von explica que, através do acesso ao Siafem, será possível acompanhar o uso das verbas públicas oriundas de convênios e contratos em qualquer município paraense, para coibir a má aplicação do recurso público.
Ele exemplificou duas situações no município de Santarém: o contrato de conservação e sinalização de 10 Km da PA-457 (Santarém - Alter-do-Chão), no valor de R$ 2.492.571,95, e o contrato de reconstrução da ponte de Mojuí dos Campos (Convênio SEDURB/Prefeitura de Santarém), no valor de R$ 543.464,36, cujos prazos de execução já foram extrapolados e as obras não foram concluídas. “No caso da ponte do Mojuí, até bananeiras já foram plantadas na obra abandonada há mais de dois meses”, diz o deputado.
(Fonte: Assessoria parlamentar de Alexandre Von)

Von cobra funcionamento pleno do hospital regional

O deputado estadual Alexandre Von (PSDB/PA) voltou a cobrar, da Secretaria de Estado de Saúde Pública - SESPA e da Organização de Saúde Pró-Saúde, o completo funcionamento do Hospital Regional com a prestação dos serviços médico-hospitalares de média e alta complexidade que até o momento não foram oferecidos à população da região Oeste do Pará. \"Passados dois anos da administração do PT no Governo do Estado do Pará, é inaceitável que o Hospital Regional do Oeste do Pará ainda não esteja prestando todos os serviços de saúde de alta e média complexidade para os quais foi implantado\". Como exemplo, citou procedimentos como a angioplastia , a radioterapia e as cirurgias cardíacas , que até o momento não estão disponíveis no Hospital Regional, em que pese a grande demanda existente em toda a Região Oeste do Pará. Essas cobranças foram feitas da tribuna da Assembléia Legislativa do Estado do Pará na Sessão Ordinária da última terça-feira (16/12/2008), por ocasião da discussão e aprovação do Projeto de Lei que autoriza o Governo do Estado do Pará a contrair financiamento junto ao Banco do Brasil para investimentos sociais na Santa Casa de Misericórdia do Pará.
O parlamentar do Oeste do Pará lembrou, também, que através do Contrato de Gestão Nº 01/SESPA/2008, celebrado entre a Secretaria de Estado de Saúde Pública - SESPA e a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, com vigência de 08 de maio de 2008 a 07 de maio de 2009, estão assegurados recursos da ordem de R$ 60.766.000,00 (sessenta milhões e setecentos e sessenta e seis mil reais) para a gestão e execução das atividades e serviços de saúde do Hospital Regional Público do Oeste, com sede em Santarém.
Ao finalizar, Von registrou importantes avanços na gestão do Hospital Regional nos últimos seis meses, sob responsabilidade da Organização de Saúde Pró-Saúde, cobrando, contudo, transparência na aplicação dos recursos do Hospital Regional e o seu pleno funcionamento.

Selante dentário tem alta procura nas férias

Alessandra Branches
Repórter


Além do fio dental, aplicação de flúor e outros métodos que combatem o aparecimento de cáries, os dentistas apostam na utilização de selantes, instrumento que age como uma camada plástica protetora dos dentes. Em Santarém, a procura pela proteção resce a cada dia, em especial no período de férias, quando os estudantes, utilizam o recesso escolar para cuidar da saúde bucal.
"A procura é muito grande porque o resultado é muito bom. O selante é uma película protetora que é colocada nos dentes erupcionados como é o caso dos pré-molares e os molares, que tem os sulcos, cavidades bem rasinhas que acumulam restos de alimentos que podem ocasionar cáries", contou a odontóloga Ciléa Reis Fernandes, acrescentando que mesmo parecendo não ter uma ação direta sobre o problema, os selantes previnem cáries ao criar uma barreira entre os dentes e os açúcares e bactérias. "Outra vantagem do procedimento é impedir a progressão da cárie. Ou seja, o selante tem a propriedade de impedir que a cavidade aumente, exigindo um doloroso tratamento de canal", diz a especialista em prevenção em doenças bucais. .
Ciléa explica que o selante age como uma camada plástica protetora. É aplicado nos pontos de maior incidência de cáries, como as depressões nos dentes laterais e de trás - que servem para mastigar o alimento. "Vale ressaltar que 90% das cáries ocorrem durante a infância, posto que a criança ainda tem dificuldades para manusear a escova e retirar os restos de alimentos que ficam entre os dentes. Por isso, é preciso que os pais tomem cuidado com a saúde bucal de seus filhos e façam a última escovação do dia nos dentes das crianças. A escovação após o jantar é essencial", pede a odontóloga.

Quarta-feira para madrugar

Amanhã, 24 de dezembro, quem for ao banco e ao Detran tem que acordar bem cedo.
No órgão estadual de trânsito o expediente será de apenas uma hora, isto é, das 8 as 9 horas.
Nos bancos, o expediente externo está marcado de 7 as 9 horas.

Pagamento da prefeitura será dia 30

No último dia de atendimento bancário, 30 de dezembro - nesse dia os bancos abrem só de 7 as 9 horas- a prefeitura de Santarém marcou a data para pagamento do salário de dezembro do funcionalismo público municipal.

Chapa de consenso para a Câmara

Costura-se uma chapa de consenso para a Câmara de Santarém a partir de 2009.
José Maria Tapajós - presidente
Nélio Aguiar - vice-presidente
Os outros cargos da mesa estariam sendo negociados.
Se for ocorrer novas eleições, José Maria Tapajós assume o governo e Nélio Aguiar assume a presidência da Câmara.
Mas, como diria Mané Garrinha, ainda falta combinar com os russos...

Mais um inelegível

Este site avisou em abril deste ano que a prefeita Maria do Carmo não tinha, como de fato não tem, condições de disputar cargo eletivo por ser membro do Ministério Público. Naquela época, uma nota sob o título "Amanhã é o dia D de Maria" alertava para o prazo de afastamento de Maria do MP, o que não foi levado em conta pelos sabichões da assessoria jurídica da prefeitura.
Eis que agora, o site vai avisar mais uma vez, com base em interpretação do mesmo jurista que alertou O Estado do Tapajós on line sobre a inelegibilidade de Maria, que no caso de nova eleição, os prazos de desincompatibilização da eleição anulada, isto é, a de 5 de outubro de 2008, permanecem os mesmos.
Trocando em miúdos: quem tinha condições de elegibilidade para concorrer à eleição anterior também tem condições de concorrer às próximas eleições municipais; quem não tinha condições de concorrer também não terá condições de participar do novo pleito.
Isto quer dizer, por exemplo, que nenhum secretário municipal poderá se candidatar uma vez que nos prazos da eleição anulada pelo TSE os mesmos não haviam se afastado do cargo seis meses antes daquela eleição.
Pouco importando se a eleição se dará dentro de 2, 3, 6, 9 meses ou um ano.
Para bom entendedor, as interpretações acima parece que bastam.
Depois não digam que não foram avisados.

Em campanha

No Lago Grande, onde esteve no final de semana, quando perguntado se seria candidato a prefeito no caso de nova eleição em Santarém, o deputado Antônio Rocha(PMDB) respondeu:
- Sim.
E nada mais foi dito e nem lhe foi perguntado.

Muy amigo

O PMDB ingressou ontem com petição junto ao Tribunal Superior Eleitoral para solicitar a diplomação e posse do vice-prefeito eleito José Antônio Rocha. Se conseguir, José Antônio será o prefeito durante quatro anos e não haverá mais nova eleição como estaria previsto.
Mas há remotíssimas chances da petição prosperar.
Enquanto isso, Maria do Carmo se vira mais que cigarro em boca de bêbado para consegir uma liminar que lhe permita ser diplomada e empossada dia primeiro de janeiro.
Como sonho não é proibido....