sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

É carnaval

Adenauer Góes
Articulista de O Estado do Tapajós


Engana-se redondamente quem ainda imagina que a invenção do carnaval tem alguma coisa a ver com brasileiro. Esta festa farrenta vem de bem longe, da época que chamamos de antiguidade e teve início nos cultos da agricultura da antiga Grécia, pelos idos de 605 a 527 antes da era cristã e tinha por finalidade comemorar a fertilidade e boa safra produtiva do solo,a concentração de pessoas para dançar e cantar em volta de fogueiras aconteceu inicialmente no Egito quando disfarces passaram a ser usados simbolizando momento de inexistência de classes sociais, esta tradição chegou á Roma entre os séculos VII a.C. e VI d.C. funcionando como verdadeiras válvulas de escape frente as grandes dificuldades sociais de então.Quando o carnaval chegou á Veneza,ganhou impulso para começar a espalhar-se pelo mundo de então,foi neste momento que mascaras,fantasias,desfiles e outras coisas mais se incorporaram aos festejos.
Devido à participação popular, a igreja reconhece a festa em 590 d.C., balizando medidas que contivessem os excessos crescentes a cada ano. Em 1545 o Concilio de Trento reconhece o Carnaval como manifestação cultural de rua e em 1582 o Papa Gregório XIII estabelece suas datas, com a finalidade de não coincidirem com a Páscoa Católica.
O carnaval brasileiro tem sua história reconhecida a partir de 1723, quando portugueses vindos das Ilhas da Madeira,Açores e Cabo Verde iniciaram diversões e brincadeiras com os foliões de então jogando água uns nos outros. O primeiro registro de baile carnavalesco é de 1840, e em 1855 surgem os primeiros grandes clubes, que foram os precursores das atuais escolas de samba, e a composição de marchas e canções que marcaram época e fazem sucesso até hoje como Ô ABRE ALAS de Chiquinha Gonzaga de 1899, vários blocos e cordões já desfilavam pelas cidades,sendo que a primeira escola de samba foi fundada no bairro do Estácio no Rio de Janeiro e se chamava DEIXA FALAR.
A evolução nos transporta até os dias de hoje em permanente mudança, com o marketing da comunicação levando as noticias e imagens para os quaro cantos do mundo, sendo hoje o Brasil referencia de um modelo carnavalesco com os desfiles das escolas de samba e onde excessos como ontem continuam a ser praticados fruto principalmente da necessidade de extravasar e dos aproveitadores de plantão. Divertir-se é salutar, porém os princípios de não colocar em risco a saúde devem ser sempre observados, o álcool é danoso, embota o raciocínio, tira o equilíbrio e propicia problemas de toda ordem, se o que você deseja é um carnaval saudável e o dia de amanhã sem arrependimentos, não se exceda. As festas movimentam as pessoas, o consumo aumenta e o turismo acontece.
adenauergoes@gmail.com

Nenhum comentário: