quinta-feira, 16 de abril de 2009

Comissão cobra investimentos em abastecimento de água

Comissão representativa liderada pelo presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Nélio Aguiar (PMN), cobrou do presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Eduardo Ribeiro, investimentos imediatos na ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água de Santarém. Nélio se reuniu com o presidente da Cosanpa nesta quarta-feira, 15, em Belém, juntamente com uma comitiva formada por outros vereadores, deputados estaduais, representantes da UNECOS e da FAMCOS e lideranças comunitárias do bairro da Nova República.
Na audiência em Belém, o vereador Nélio Aguiar entregou ao presidente da Cosanpa um documento assinado por todos os membros da Comissão Representativa da Sociedade Santarena, reivindicando melhorias urgentes no sistema de abastecimento de água da cidade. Segundo o vereador, a comissão explicou a Eduardo Ribeiro que a população de Santarém quer uma solução definitiva para o problema da falta de água e que não aceita mais desculpas de que é um problema histórico, como se ninguém fosse capaz de resolver.

Os representantes dos moradores que participaram da reunião relataram o drama de milhares de pessoas que não têm acesso ao serviço de abastecimento. É o caso dos moradores do bairro da Nova República, que há quase dois meses não possuem água nas torneiras. Para Nélio Aguiar, é necessário que a Cosanpa faça investimentos pesados para garantir o abastecimento de água a toda a população de Santarém. Ele destacou que a Companhia, uma empresa estatal que pertence ao governo do Estado, tem que cumprir as cláusulas do contrato de concessão do serviço.

Investimentos - O presidente da Cosanpa, Eduardo Ribeiro, garantiu que até junho a Companhia vai construir mais um poço profundo para atender os moradores da Grande Área da Nova República, ficando com dois poços, pois o existente foi recuperado recentemente. Ribeiro informou ainda à comitiva de Santarém que já existem R$ 34 milhões de recursos garantidos para obras de captação, reservação e rede de distribuição para atender os bairros da cidade da orla até a Avenida Moaçara.
O presidente ainda disse que para os bairros depois da Moaçara existe um projeto inicial no valor de R$ 30 milhões de reais, que está sendo avaliado pelo Ministério das Cidades, para que as obras sejam executadas. Ribeiro admitiu que a Cosanpa precisa passar por uma restruturação na gestão e que pretende criar uma unidade estruturada para atender somente Santarém, separada da Unidade Regional Oeste do Pará.
Outra informação relevante é a existência de uma cooperação técnica entre a Cosanpa e a Cagece, empresa de Saneamento do Ceará, que hoje é considerada a quarta mais eficiente do País. Ribeiro disse ainda que que paralelamente ao aumento na produção e distribuição da água, estará sendo implantado 21 mil hidrômetros em Santarém, que vai reduzir o desperdício e aumentar a oferta de água. Ele também confirmou sua presença na sessão especial para debater o assunto, que será realizada no dia 05 de maio pela Câmara Municipal de Santarém.
(Fonte: Assessoria parlamentar)

Nenhum comentário: