sexta-feira, 24 de abril de 2009

Encontro discute tecnologia social com jornalistas da Região Norte

Começou nesta sexta-feira (24) em Belém, no Pará, o I Encontro de Jornalistas da Região Norte, promovido pela Fundação Banco do Brasil, no Hotel Hilton. Com o tema Jornalismo e Sustentabilidade - Tecnologia Social Para o Desenvolvimento, cerca de 50 jornalistas participaram da abertura nesta manhã.
De acordo com o gerente de Comunicação e Mobilização Social da Fundação, Claiton Mello, a expectativa é discutir a Tecnologia Social como alternativa de sustentabilidade para a região.
Durante a primeira parte do evento falaram ainda o presidente do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Rubens Gomes. Ao falar da tecnologia social para o desenvolvimento, ele citou exemplos como o da OELA, a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia.
O Encontro contou ainda com a participação da coordenadora de projetos da Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas (Ataic), de Gurupá (PA), Josineide Malheiros. Um vídeo apresentado aos jornalistas mostrou o trabalho de Manejo Comunitário de Camarão de Água Doce, vencedor do Prêmio em 2005, é um exemplo do potencial da região Norte de gerar tecnologias sociais.
No projeto, pescadores ligados à Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas, em Gurupá, no Pará, criaram uma armadilha em forma cilíndrica, de fibras vegetais e confeccionada pela própria comunidade, com espaço para a saída dos camarões pequenos, que, na pesca predatória, são mortos e não aproveitados. O programa substitui a pesca predatória por técnicas que permitem o exercício dessa atividade de forma sustentável.
De Santarém participam do encontro os jornalistas Miguel Oliveira e Joelma Viana e Socorro Carvalho, do projeto Rádio pela Educação.

Nenhum comentário: