domingo, 5 de abril de 2009

Governadora Ana Julia defende redução da reserva legal

A governadora do Pará Ana Júlia Carepa (PT) defendeu a redução da Reserva Legal em propriedades rurais na Amazônia, em encontro com garimpeiros, estudantes e sindicalistas de Itaituba, interior do estado. Para a governadora, a reserva legal, que hoje é de 80%, deveria ser de 50%, apoiando as propostas dos pecuaristas e produtores de soja.
A proposta, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, é permitir a redução da reserva legal nas regiões onde já existe degradação ambiental. 'Nessas áreas, as pessoas que desmataram 80% da cobertura terão de recuperar parte da mata até chegar a 50%', explicou.
Segundo a governadora, o estado do Pará está combatendo 'a grilagem, a picaretagem'. 'Ao mesmo tempo, não posso permitir que pessoas morram de fome por causa de uma ONG', disse.
Ana Júlia também criticou a interferência estrangeira na Amazônia, citando o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger. 'Vou falar para o Schwarzenegger, eles não fizeram nada para proteger a floresta deles, agora querem falar da Amazônia', afirmou.

Carbono de florestas esbarra em caos fundiário

Metade da área total de florestas ameaçadas da Amazônia Legal reúne condições para viabilizar economicamente mecanismos de compensação ambiental. Mas essa metade tem apenas 25% de suas áreas em situação fundiária que pode ser considerada regular. Os números constam do livro 'Pagamento por Serviços Ambientais: Perspectivas para a Amazônia Legal', lançado pelo Ministério do Meio Ambiente.
Segundo o estudo, 53% das áreas em risco de desmatamento -e, portanto, prioritárias para o chamado PSA (Pagamento por Serviços Ambientais)- estão em terras com 'pouca ou nenhuma informação a respeito da situação fundiária', o que impõe uma barreira à iniciativa que prevê compensar financeiramente os proprietários de áreas preservadas.
(Fonte: Amazonia.org.br, O Globo e Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário: