terça-feira, 26 de maio de 2009

Copa 2014: Manaus x Belém

OS ARGUMENTOS MANAUARAS

Por Gerson Nogueira

Compilei os argumentos repetidos exaustivamente pelo marketing do governo amazonense para justificar a possível escolha de Manaus como sub-sede da Copa de 2014. Está publicado nos jornais manauaras:

1) Manaus é a quarta cidade mais rica do Brasil. (critério do PIB total e não per capita. A fonte dos dados é o IBGE).
2) O projeto apresentado pelo Amazonas para sediar os jogos da Copá está estimado em aproximadamente R$ 6 bilhões, incluindo recursos estaduais, municipais, federais e de empresas.
3) Independente das possíveis parcerias, o Amazonas detém uma situação orçamentária relativamente confortável diante do impacto da crise na receita dos estados de um modo geral. O Governo de lá, garante que tem capacidade de investir até R$ 4,8 bilhões até 2014.
4) O Governo do Amazonas foi o único a encaminhar ao comitê organizador da Confederação Brasileira de Futebol, um termo de compromisso que reivindica o credenciamento de Manaus como uma das sedes dos Jogos da Copa de 2014. No contrato de adesão o Estado se compromete, a fazer a entrega definitiva de todos os projetos em plenas condições de uso, de acordo com os padrões definidos para as competições, até o dia 31 de dezembro de 2012.
5) Projetos: metrô de superfície, complexos esportivos, consolidação da rede hoteleira internacional, ampliação do aeroporto e de vôos, abertura da BR-319, pontes, melhoria da infra-estrutura e do Turismo.
Nos bastidores…
No dia 12 de fevereiro, os senadores do Amazonas encaminharam carta à Fifa enumerando diversos fatores para que Manaus seja uma das sedes de Copa de 2014. Um dos pontos levantados foi a diversidade biológica e social do Estado.
Dias depois o gabinete do senador João Pedro (PT) enviou à imprensa amazonense cópia da resposta do secretário Geral da Fifa, Jerome Valcke, à carta de apoio dos senadores amazonenses.
No documento, enviado por fax da Fifa, Jerome Valcke afirma que as empresas parceiras apoiam o Estado como sede dos jogos, no resultado que deve sair no dia 31 de maio. Além disso, ele dá uma declaração que praticamente confirma Manaus como sede: “Antes de mais nada, como você deve estar ciente, o encontro do Comitê Executivo da Fifa, em Tóquio, em dezembro de 2008 sob requerimento do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, aceitou o aumento de 10 para 12 sedes na Copa do Mundo Fifa do Brasil 2014 por dois motivos: o tamanho do Brasil assim como a necessidade de reconhecer o Estado do Amazonas”.

Para reforçar ainda mais a tal correspondência, o secretário geral da Federação complementou: “Em segundo lugar, o bom número de companhias, incluindo parceiros da Fifa como Coca-Cola, Sony, Adidas e outras como a Nokia indicaram seu apoio a Manaus”, frase que mais entusiasmou os senadores.
De acordo com o senador João Pedro (PT), Manaus já tem tudo para comemorar. “Para mim, eles sinalizaram que Manaus está entre as cidades-sedes. Fiquei muito contente coma resposta que recebemos”, anunciou João Pedro. “Esse é um desejo de toda a população, Governo, Prefeitura e Senado”, acrescentou.
“A carta é um grande indicador positivo para o Amazonas. Mas penso que, independente disso, é difícil Manaus ficar de fora por diversos fatores, como posição geográfica, infraestrutura, trabalho conjunto e o menor percentual de desmatamento da Amazônia”, comentou Jefferson Praia (PDT).

Alguns pontos curiosos. Lá, os senadores e empresários estão engajados na campanha. Aqui, como de hábito, só vão aparecer para desfrutar dos benefícios políticos. Outra: em nenhum momento, o fator futebol x torcida é citado nas argumentações amazonenses. Futebol, pelo que se observa, é mero detalhe. Tudo bem que a Fifa leva em conta o aspecto turístico, mas apontar uma sede sem qualquer tradição em futebol é um pouco demais – até para os padrões da conservadora entidade. O último aspecto a observar, embora já de conhecimento geral, é a firme (e nada discreta) participação de Ricardo Teixeira na campanha manauara.

2 comentários:

Anônimo disse...

desculpe-me amigo, mas dizer que uma cidade, sem qualquer tradição de futebol, é um pouco demais.Parece ser um pouco de preconceito, ñ acha? por que se formos olhar pelo lado de tradição futebolística os Estados Unidos da América,nem se quer tinham futebol naquele País na copa de 1994, eles criaram um time em cima da hora só para participar do evento, e assim mesmo conseguiram sediar uma grande copa do mundo de futebol. Então essa questão de tradicão acaba sendo como você falou! um mero detalhe!!

Anônimo disse...

estive em manaus e não vi todo esse desenvolvimento.é a quarta cidade mais rica do brasil? pode até ser, só esqueceram de dividir essa riqueza pra maioria de sua populaão, não vem me dizer que o crescimento de manaus é igual de uma verdadeira metrópole!!! manôa, nova israel, jorge teixeira, santa etelvina, santo antonio, compensa, se isso for crescimento de desenvolvimento vocês estão malucos.. me diz uma grande avenida por dentro do manôa? estou falando de grande avenida e não de avenida grande que é só isso que tem na cidade. av. andré araújo pode ser grande mas não é uma grande avenida com calçadas largas ou grandes refúgios pros carros!! vocês manauáras pensam que ser metrópole é só ter uma super população e nada mais..