terça-feira, 5 de maio de 2009

Vestibular para novo curso de Museologia da UFPA inscreve até 14 de maio

A Universidade Federal do Pará é a quarta instituição de ensino superior brasileira e a única das regiões Norte e Nordeste a ofertar uma graduação em Museologia. As 30 vagas do novo curso serão disputadas no próximo Processo Seletivo Especial da UFPA, que está com inscrições abertas até 14 de maio e prova agendada para o dia 7 de junho.

No Brasil todo, segundo levantamento do Ministério da Cultura, existem dois mil museus, responsáveis pela produção de cerca de 17 mil postos de trabalho. Mais de 80% dos profissionais que atuam nesses estabelecimentos, porém, não têm formação específica na área. Somente na Região Norte, há 122 museus e apenas 28 profissionais em atuação; destes, muito poucos são museólogos.

O curso de Bacharelado em Museologia em Belém surgiu como proposta da Faculdade de Artes Visuais (FAV), do Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA). O projeto pedagógico da graduação tem sido pensado desde a década de 1990, em parceria com um grupo de profissionais ligados ao Conselho Regional de Museologia (COREM – 6ª Região). A criação do curso se tornou realidade com os recursos do Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI.

“A intenção é formalizar e qualificar a atuação profissional na área e chamar a atenção da sociedade para esse importante campo de produção de conhecimento tão carente de profissionais”, afirma o professor Neder Charone, diretor da FAV. Os museólogos atuam na conservação, estudo e comunicação do patrimônio cultural e natural; levantamento, catalogação e restauração de acervos; planejamento e administração de exposições; gerenciamento e organização de atividades culturais e programação de museus, dentre outras habilidades.

Ainda de acordo com Charone, a demanda de profissionais com essas competências em todo o Brasil, mas principalmente na região Norte, e em especial em cidades do interior, é enorme. No Pará, por exemplo, em cidades como Marabá e alguns municípios da Ilha do Marajó, muitas descobertas históricas, como sítios arqueológicos, não têm espaço para se fazerem conhecidas por falta de profissionais que a manipulem adequadamente. Na capital, Belém, há, ao todo, 11 museus, sendo o Museu Paraense Emílio Goeldi o primeiro do Estado, fundado em 1866.

O curso de Museologia da UFPA tem a duração de quatro anos, divididos em oito semestres. A primeira turma seguirá caráter intervalar, a fim de atender as demandas das comunidades do interior do Estado e demais cidades da região Norte do Brasil, como Manaus (AM) e Macapá (AP). Os aprovados no PSE já iniciarão as aulas no mês de julho de 2009 em regime intensivo. Os demais semestres ocorrem nos meses de janeiro, fevereiro e dezembro.

E para os interessados em fazer parte do quadro de docentes da nova graduação, as inscrições para o concurso de professores-efetivos na área estão abertas até 8 de maio. Mais informações, no site do ICA.

(Fonte: Ascom/UFPA)

Nenhum comentário: