terça-feira, 23 de junho de 2009

ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO - UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL.

Olavo das Neves

A luta pela criação de uma ALC - Área de Livre Comércio em nossa região é legítima.
Não podemos aceitar que o Pará seja o único Estado da Amazônia preterido deste modelo. Fora deste contexto nosso Estado tem perdido muito com a arrecadação em virtude da invasão de produtos oriundos das ALC´s de nosso entorno, especialmente Manaus e Macapá, que diariamente estão abastecendo nossa região com produtos que outrora eram adquiridos aqui.
Os produtos frutos de invasão são os mais diversos, desde sabão em pó até derivados do leite.
Importante ressaltar que a população será especialmente abraçada com a consolidação de uma ALC, pois sentirá no bolso seus benefícios com a redução de preços de inúmeros produtos.
Outro ponto de grande relevância é a redução da pressão sobre nossas florestas, onde a exemplo de outras áreas contempladas, surge uma nova alternativa econômica que contempla perfeitamente a máxima da sustentabilidade.
Importante que se diga que a ALC não é a única alternativa econômica para nossa região, pois diversos outros segmentos, como mineração, turismo, agricultura, pecuária, madeira, entre outros, precisam ser incentivados e devidamente enquadrados em políticas públicas que garantam sua harmonia com nosso ecossistema.
Para isso tudo acontecer esperamos contar com uma unidade política que desvencilhada de sentimentos menores estejam firmes em prol dos interesses comuns de nossa população.

2 comentários:

Jubal Cabral Filho disse...

Senhor editor
Não vi, no desabafo do signatário, nenhuma preocupação com a geração de emprego nesta defesa da ALC em Santarém.
Não adianta simplesmente mostrar que o povo vai sentir os efeitos da diminuição dos preços dos produtos, se não houver povo com dinheiro para comprá-los.
A renda parece que só interessa aos empresários, neste caso.

OLAVO DAS NEVES (PRESIDENTE DA ACES) disse...

Caro Jubal,
A criação de uma ALC além de incentivar o surgimento de novas empresas e empregos especialmente no setor terciário de nossa economia, ainda contribuirá com a manutenção daqueles já existentes.
Ressalto que a ALC contribuirá também com a industrialização, pois estes gozarão de incentivos diversos como a própria aquisição de matéria prima, e como consequencia mais empregos.
Vale ressaltar que nossa cidade possui no comércio a maior geração de empregos entre todos os setores econômicos, onde qualquer benefício ali gerado terá reflexos imediatos na qualidade de vida de todos os envolvidos, inclusive nós.