quinta-feira, 25 de junho de 2009

Deputado pede ação da Adepará para evitar febre suína clássica no Marajó

O deputado estadual José Megale(PSDB) criticou o governo do estado por não ter ordenado à Adepará que enviasse uma equipe de técnicos para detectar ou não a incidência de febre suina clássica, na ilha do Marajó.

Segundo Megale, “no Globo Rural essa semana apareceu uma matéria no Amapá, divisa com o Pará, um foco do vírus da febre suína clássica. É uma doença altamente contagiosa, que afeta suínos de todas as idades. Tem um início repentino com alta morbidade e mortalidade. Pode afetar o corpo inteiro ou quaisquer de suas partes, excessivamente contagiosa em suínos. Até hoje a Adepará que é um órgão competente não foi fazer a fiscalização. O governo não mandou nenhuma equipe. Não estão tratando com seriedade esse assunto", criticou o parlamentar.

De acordo com Megale, "se o foco estiver aqui (Ilha do Marajó), tem que ser exterminado. Isso é muita irresponsabilidade do governo. A doença merece atenção porque pode trazer prejuízos à economia, já que impede a comercialização e a exportação da carne de porco. Estão esperando o que para agir, o momento necessário?".

"O Governo precisa tomar uma atitude junto ao governo do Amapá. A sociedade espera por uma providência”, ressalta Megale.

Nenhum comentário: