segunda-feira, 15 de junho de 2009

Zoológico de Santarém abriga 400 animais


Suzana Pinto Repórter

O Zoológico da FIT (Faculdades Integradas do Tapajós) ajuda a recuperar animais que foram agredidos em cativeiros ou em criações domésticas. Além desses animais, o parque recebe animais recuperados de áreas de risco por bombeiros ou pelo Ibama. Hoje o parque abriga 400 animais sendo 56 aves de 22 espécies, 101 mamíferos de 40 espécies e 144 répteis de 28 espécies.
Os animais podem ser visitados de terça a domingo a partir das 8 horas. O gerente e biólogo do zoológico, Cidcley Matos comenta que crianças até dez anos não pagam pela entrada. A partir dessa idade, o ingresso custa 3,00 reais.

Atualmente o parque recebe uma média de 100 pessoas por mês, porém o público maior é de alunos que visitam com a caravana da escola.

São 26 funcionários que cuidam da saúde e criação dos animais. Uma das espécies que chama atenção é o gavião real por estar na zona de risco de ameaça de extinção, este animal é o símbolo do zoológico. Além desse, o gerente diz que outra espécie abrigada no centro está ameaçada de extinção que é o macaco aranha da testa branca. Muitos animais foram recuperados de criação doméstica ou de circos, onde geralmente são maltratados pelos criadores como é o caso dos macacos, um deles teve o pêlo pintado com produto químico e em outro os dedos foram atrofiados pela violência.

O gerente informa que 25% dos animais que chegam fragilizados ao zoológico pela criação em cativeiro não conseguem viver na floreta novamente.

Os visitantes podem observar outras espécies como as tartarugas, os jacarés que foram resgatados próximos às casas no período de enchente e posteriormente serão soltos no seu hábitat natural. Os papagaios são atrações que atraem principalmente as crianças que gostam de ouvir as frases repetidas pelas aves. Os periquitos, quatis, cutia, cobras, gaviões também chamam atenção de quem nunca pôde estar tão perto de animais.

Nenhum comentário: