terça-feira, 7 de julho de 2009

Casa própria poderá ter inscrição pela internet


Na primeira edição da coluna que, a partir desta terça (7), publicará em 94 jornais do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo estudará a possibilidade de fazer pela internet o cadastramento para o programa Minha Casa, Minha Vida, de financiamento da casa própria para segmentos de baixa renda.

Questionado a esse respeito por uma pensionista de Cariacica (ES), Lula afirmou que a pergunta era "na verdade, uma ótima sugestão".

"As áreas específicas do governo serão acionadas para o estudo e a possível adoção dessa alternativa", afirmou na coluna, intitulada "O presidente responde".

Ele disse ainda que o desconto das prestações do programa poderá vir a ser feito na folha de pagamentos dos pensionistas do INSS e dos trabalhadores da ativa.

Lula também respondeu a outras duas perguntas de leitores dos jornais, uma sobre a qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e outra sobre os gastos públicos para a Copa de 2014.

“Sabemos que há problemas no SUS, como filas e dificuldades para se marcar um exame ou consulta, o que é um transtorno para as pessoas mais fragilizadas. Conhecemos essas deficiências e estamos permanentemente tentando eliminá-las. A questão é que temos o maior sistema de saúde pública do mundo. (...) O financiamento desse sistema é um desafio gigantesco”, respondeu, afirmando ainda que com o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), o governo perdeu recursos.

Respondendo a um leitor, o presidente negou que tenha ocorrido uma "sangria de dinheiro público" nas obras do Pan 2007 e afirmou que, para a Copa, o governo federal não arcará com compromissos dos estados e municípios.

"Vamos fazer um planejamento detalhado das obras e depois reunir representantes dos estados e dos municípios sedes para definir responsabilidades, dando transparência ao processo. O Ministério do Esporte vai monitorar as obras para que tudo esteja pronto antes de 2014", escreveu.

(G1)

Nenhum comentário: