terça-feira, 21 de julho de 2009

Ibama/PA apreende artesanato de animais silvestres

Uma equipe de fiscalização da Gerex Ibama/PA apreendeu, ontem, em Santarém, artesanato com penas e partes de animais silvestres nativos do Brasil, o que constitui crime contra o meio ambiente.

No calçadão da cidade, vários artesãos foram flagrados vendendo adornos e acessórios femininos feitos a partir de material proibido. A ação envolveu fiscais do Ibama, que apreenderam todo o material, inclusive uma iguana que estava amarrada e exposta, seguramente para ser vendida a turistas.

Foram apreendidos e incinerados 68 brincos, 18 prendedores, um colar, uma cabeça de macaco adulto e uma mandíbula pequena, de filhote, o que leva a crer que sejam mãe e filho, uma pata de jacaré, além de couro de cobra e de gato maracajá.

Essa prática cresce a cada dia, indígenas e “artesãos” matam indiscriminadamente animais da fauna brasileira para transformá-los em matéria-prima ou material beneficiado, que são vendidos nas ruas e em feiras.

Segundo Gustavo Podestà, chefe da Divisão de Controle e Fiscalização da Gerex do Ibama em Santarém, serão promovidas fiscalizações sistemáticas em toda a área de responsabilidade da gerência, sobre tudo em locais turísticos, visando coibir essa prática criminosa.

(Fonte: Ibama)

Nenhum comentário: