sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Empresário que denunciou licitação da prefeitura feita às escondidas recebe ameaça

NOTA DE ESCLARECIMENTO I

Em atenção a Nota Técnica da Semplan, Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Santarém distribuída para todos os meios de comunicação da cidade e depoimentos da Prefeita Municipal de Santarém Dra. Maria do Carmo, vimos nos reportar:
Em nenhum momento acusamos a Prefeita Dra. Maria do Carmo de participar diretamente na questão do certame, e sim pela mesma ter sido questionada a quem reitero minha admiração a apreço pessoal, sempre de forma muito sincera. O que estamos fazendo é até em forma de contribuir, pois vejo como forma de “cegueira política”, onde até o presidente Lula é vítima desse tipo de situação.
Quatro páginas de termos técnicos de explicações do injustificável, onde chama a Empresa Maicá Diesel de irresponsável e incompetente. O que nem levamos em consideração, pois vendo a atual situação da nossa cidade, infelizmente são palavras que não estão na rotina da Secretaria mencionada, talvez tenham perdido a percepção do significado de tais palavras. Na própria entrevista a estimada Prefeita relata que em pleno verão não se tem condições para recuperação da cidade, sucateada, algo já previsível. E se não tinha verba, para que se criaram mais secretarias?? Para que serve mesmo a Semplan?. Nada pessoal com ninguém, mas gostaria das explicações e transparências tão citadas nos discursos de campanha eleitoral, afinal tudo é dinheiro suado, fruto do trabalho da população e legitimamente nosso, do povo.
Ainda lembrar Dr. Éder Coelho, quem assina a Nota Técnica que nossa empresa venceu “todas” as licitações que participou em 2009, inclusive uma da própria Prefeitura na SEMAB e provavelmente venceria essa também se tivesse a publicidade legal exigida.O Edital do certame foi sim consultado pela empresa, mas após a licitação, quando fomos sabedores por meio de pessoa que se dizia ser da própria Prefeitura, informando a ocorrência da mesma.
Não tivemos na Nota a explicação ou a defesa do parágrafo 2.3 do edital: “ As licitantes interessadas no presente certame, somente poderão ofertar, os objetos deste processo licitatório as marcas que tenham serviços de assistência técnica autorizada pela fábrica na cidade de Santarém/PA”. Como também a explicação do licitante que assinou o Termo do Compromisso de obedecer todos os itens do Edital. Bem mais importantes do que ficar explicando o que é uma micro empresa.
E para finalizar, reporto aqui o que no auge dos meus 70 anos de labuta com honestidade e paz na consciência me questionei: Porque recebi tanto apoio? Porque tantos desabafos com essa situação degradante da nossa cidade, do descaso com nossa região e com atos dessa natureza. Obrigando muitos para sobrevivência e sem opção pela realidade local e até regional, a receberem em forma de favor, salários da própria Prefeitura tendo que se calar ou engolir, mas não concordando com a situação e atos dessa natureza.
Alguns também me dizem: - isso não leva a nada, se cale pelo bem até da sua saúde. Mas se eu me calar estarei indo de encontro com a maior razão da minha vida: meu legado como cristão, como cidadão do bem e trabalhador que pensa num futuro digno para próximas gerações(isso sim é sustentabilidade!) onde um dia justificarei meus atos a Deus, por isso O temo. Pois a justiça humana pode falhar, mas a Divina jamais!

NOTA DE ESCLARECIMENTO II

Ao cair do dia de hoje, 14 de agosto de 2009, após escrever a Nota acima, fui surpreendido com uma AMEAÇA por telefone. Eram 6:30 da manhã e o telefone da minha residência ( 35222605) tocou, a voz do outro lado me disse: - Estou falando em nome dos 4 poderes, o senhor tem que se calar pois não vai dar em nada, ou vai ser prejudicado tanto no seu ramo comercial, como sua família e o no seu emocional. Fiquei calado e a pessoa desligou.
Estou com viagem marcada há tempos e ficarei alguns dias fora de Santarém. Se não fossem motivos de trabalho e saúde, se não envolvesse minha esposa e meu filho, ficaria. Como disse na Nota acima, só temo a Deus.
O que venho a deixar essa questão nas mãos de bons advogados, pois vamos recorrer em todas as instâncias e respaldando meus filhos Alexandre e Clei Chaves a responderem por alguma informação que se fizerem necessárias.

Santarém, 14 de agosto de 2009.
Manoel Ivair Chaves
Empresário, empreendedor e produtor rural
Contribuinte há mais de 04 décadas na região
ivair@maica.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Sr Editor

As demonstrações de sandice que se chegou em nossa cidade está atingindo um patamar insustentável.
A todo instante pensamentos divergentes são ameaçados de alguma forma. Nossas autoridades parecem esperar que realmente tais ameaças cheguem a um fim trágico para que possam agir ,desmascarar e identificar não sómente essa ameaça, mas todas as anteriores. Atos que flagrantemente tentam cercear o direito de reclamar, de expôr suas idéias, seus pensamentos numa democracia que custou sangue, suor e lágrimas para ser obtida.
Com a palavra nossas autoridades policiais, bem como o MPF.
Ao sr Ivair Chaves o respeito, todo apoio e solidariedade para um alguém sério e ilibado que está apenas reivindicando os seus direitos que ele entende lhes foram cerceados. Isso é pecado??
Parece que Santarém o é.

Antenor Giovannini