quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Entidades empresariais discutem ICMS antecipado com secretário da Fazenda

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), o Sindicato Lojista de Santarém (Sindlojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santarém (CDL), se reuniram ontem, em Belém, com o secretário da Fazenda do Estado, Raimundo Trindade, para tratar da antecipação especial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Participaram também da reunião os deputados Estaduais Alexandre Von (PSDB), Carlos Martins (PT) e Antonio Rocha (PMDB), além do advgado tributarista Helenilson Pontes.
Na reunião, os representantes do setor produtivo e os parlamentares explicaram ao secretário que a antecipação especial de ICMS pelo Estado, feita através de decreto, vem causando grandes transtornos às empresas que estão enquadradas no Simples Nacional, que estão sendo prejudicadas com a antecipação.
O secretário explicou que cobrança tem base legal na Lei Complementar 123/06, na qual o legislador permitiu que os Estados pudessem legislar sobre ICMS antecipado Trindade demonstrou-se bastante sensível com a situação das pequenas empresas e se comprometeu a adaptar a legislação estadual em aproximadamente sessenta dias, no sentido de reduzir essa cobrança para as empresas que se enquadram no regime do Simples.
Foram dadas várias sugestões ao secretário, entre elas a redução do percentual de antecipação especial das empresas enquadradas no Simples, bem como a cobrança somente a partir de janeiro do ano que vem, devido a adaptações do próprio sistema da Secretaria da Fazenda (SEFA).

2 comentários:

Oculista disse...

A cobrança do icms por antecipação, além de ser medida arbitrária - inconstitucionalidade formal - por não possuir nenhum amparo legal, trará sem dúvida alguma um anacronismo irremediável as empresas domiciliadas no Estado do Pará.

Hanny Amoras disse...

Prezados!

Informo que ainda ontem (26) o senador Mário Couto encaminhou ofício ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público do Estado do Pará solicitando que analisem a legalidade dos decretos que alteraram a alíquota do ICMS para os micro e pequenos empresários paraenses, diante das denúncias de que há bitributação.
O senador espera ter uma resposta dos MPs até a próxima semana.
A notícia completa está no site do senador: www.senadormariocouto.com.br.

Cordialmente

Hanny Amoras (Jornalista - DRT/PA 1.294)
Assessora de Imprensa
Gab. Senador Mário Couto (PSDB-PA)