terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ultimato da operação 'Boi Pirata 2' acaba em Novo Progresso

No AMAZÔNIA:


Hoje termina o prazo dado pela operação Boi Pirata 2, do Ibama e Polícia Federal, para que 23 fazendas façam a retirada de 15 mil cabeças de gado de propriedades que ocupam ilegalmente a zona norte da Floresta Nacional do Jamaxim, em Novo Progresso, município às margens da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), e que fica a 1.639 km de Belém.
Esta é a maior operação já realizada pelo Ibama para desocupação de uma unidade nacional de conservação e apreensão de gado em áreas de proteção ambiental, segundo o coordenador da ação, o analista ambiental Leslie Tavares. Ele disse que a expectativa é de que 60 mil animais criados irregularmente nesse parque federal sejam transferidos espontaneamente pelos ocupantes ou confiscados para os projetos sociais da União.
Além do Ibama, 160 homens da Polícia Federal, do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Pará, Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal, Polícia Rodoviária Federal, dois helicópteros e um caminhão-tanque estão em Novo Progresso. O saldo da operação contabiliza até hoje 11 prisões, sete acampamentos de desmatamento estourados, 16 motoserras apreendidas junto com um trator de estreira, 11 revólveres e até duas motocicletas roubadas.
Pelo menos 20% da flona já foi desmatada em corte raso para pastagem, e 60% de toda a área ocupada e desmatada na flona está abandonada, de acordo com o coordenador. 'A área já está em regeneração. Isso demonstra que a criação de gado na região é problemática', completou.
Leslie Tavares informou que uma equipe formada por 30 agentes da Polícia Federal e do Ibama fizeram a ocupação estratégica da Fazenda Barroso para cumprir execução. O acesso à propriedade está bloqueado por meio de uma barreira policial, que faz o monitoramento de entrada e saída no local

Nenhum comentário: