domingo, 27 de setembro de 2009

Domingo de carimbar o passaporte para a terceira divisão

No AMAZÔNIA:

O São Raimundo, de Santarém, faz hoje a partida mais importante de seus 65 anos de história. Em 90 minutos de jogo contra o Cristal/AP, a partir das 17 horas, o Pantera decidirá sua permanência na Série D do Brasileiro e, ao mesmo tempo, seu futuro na temporada de 2010, quando poderá ser o terceiro representante do Pará - ao lado de Paysandu e Águia - na Terceirona do Nacional. O Alvinegro do Tapajós já entrará em campo, no estádio Colosso do Tapajós, classificado para as semifinais da competição. A vantagem do empate, sem gols, se deve ao 1 a 1 obtido pelo Alvinegro do Tapajós no jogo de ida em Macapá.
Ao Cristal, que terá contra si, além do adversário, o estádio lotado de torcedores alvinegros, só resta o empate a partir de dois gols ou a vitória por qualquer escore. Isso, no entanto, não asusta os alvirrubros, que têm um retrospecto positivo em jogos fora de casa. 'Já revertemos outras desvantagem e podemos chegar mais uma vez ao resultado que precisamos', alertou o atacante Max Jari, artilheiro do time.
Esta é a primeira vez que as equipes disputam o acesso à Série C, porém, o time santareno já disputou a Terceirona, em 2005. A vaga foi garantida em função da boa campanha da equipe no Parazão daquele ano. O Alvinegro do Tapajós encerrou sua participação na Terceirona daquele ano na 30ª colocação entre os 63 times disputantes. Até hoje o futebol do Pará já teve doze representantes na Série C: Remo, Paysandu, Tuna, Castanhal, Vênus, Izabelense, São Francisco, Tiradentes, Abaeté, Águia, Ananindeua e São Raimundo.
Mesmo tendo a vantagem do empate, o técnico do Pantera promete não jogar retrancado, partindo para cima do adversário. A alegação de Lúcio Santarém é de que 'time que joga para empatar costuma perder'. A equipe alvinegra será a mesma que empatou o jogo de ida, mas com orientação diferente, segundo Lúcio. 'Lá em Macapá falhamos na marcação do jogo aéreo deles. Aqui não podemos cometer o mesmo erro', diz.
Entre os jogadores alvinegros há muita confiança na classificação do time. 'O grupo está consciente de que não pode falhar', garante o volante Marcelo Pitbull. Durante a semana os jogadores Ceará, Hélcio, Michell e Déo Curuçá chegaram a figurar como dúvidas por causa de lesões. Contudo, eles recuperaram-se e estão à disposição do treinador. No Cristal a única mudança confirmada é no meio-campo, com a entrada de Ronaldão no lugar de Márcio Tinga, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O lateral-direito Roberto poderá ser substituído por Lamar.

Nenhum comentário: