terça-feira, 13 de outubro de 2009

ACES intensifica cobranças contra a Celpa

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) intensificou as ações contra a Rede Celpa, que tem piorado o serviço de fornecimento de energia elétrica em Santarém, Oeste do Pará. Nesta quinta-feira, 8, a ACES realizou reunião com a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), pedindo uma fiscalização nos serviços prestados pela Celpa e cobrando uma solução definitiva para os graves problemas na distribuição de energia na cidade.

A reunião foi marcada por fortes depoimentos de empresários que sofreram grandes prejuízos por causa das constantes interrupções no fornecimento de energia e das oscilações na tensão elétrica. O empresário Ivair Chaves, que possui cerca de 20 pontos de consumo de energia na cidade, demonstrou grande insatisfação com o fornecimento de energia elétrica, revelando que o serviço de atendimento da Celpa, o 0800, não funciona e que já teve que esperar mais de uma hora e ainda assim não foi atendido.

A empresária Nádia Berreta disse que sua empresa está tendo grandes prejuízos por causa dos problemas de energia. Ela possui um laboratório com equipamentos de alta tecnologia e sensíveis às oscilações. A empresária informou que equipamentos caríssimos estão sendo danificados constantemente, obrigando à paralisação dos serviços, o que causa não só prejuízo à empresa, mas também risco à vida dos pacientes atendidos no laboratório. "Será que para conseguir trabalhar eu terei que ir embora de Santarém?", questionou.

O ex-presidente da ACES, Marcelo Moura, disse que a Celpa tem a concessão de um serviço público e têm a obrigação de fornecer energia de qualidade em todo o Pará. O empresário disse que sua empresa sofre com as constantes interrupções no fornecimento de energia e reclamou que não há a quem recorrer, já que a Celpa transferiu o atendimento para Belém. Segundo Marcelo Moura, existe uma ditadura econômica imposta pela empresa, que tem o monopólio da prestação do serviço e não tem concorrentes.

O presidente do CDL, Laélio Walfredo, destacou que todos os dias recebe reclamações sobre problemas no fornecimento de energia elétrica em Santarém. O empresário relatou que há uma semana houve um problema e o comércio ficou uma manhã toda sem energia, causando um grande prejuízo aos comerciantes. Segundo o empresário, isso acontece por causa da falta de manutenção na rede de energia. Para Rubson Santana, diretor da ACES, o problema tem uma dimensão muito grande e a sociedade santarena vive um caos no que diz respeito ao fornecimento de energia elétrica.

O presidente da ACES, Olavo das Neves, lembrou da reunião realizada ano passado com a Rede Celpa, Arcon e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir o assunto, reunião que resultou em um compromisso para minimizar os problemas verificados naquela época. Olavo disse que a partir de setembro do ano passado, quando a empresa começou os ajustes, houve uma pequena melhoria, no entanto nos últimos meses houve uma intensificação dos problemas. "Todos perceberam uma intensificação nos problemas de energia, os nossos associados passaram a cobrar da entidade uma posição mais incisiva, motivando esta nova reunião", disse o presidente.

O coordenador do Grupo Técnico de Energia da Arcon, Alfredo Barros, disse que a agência já sabia que a qualidade da energia estava ruim, mas diante dos relatos percebeu que a situação é muito mais grave do que se pensava. Alfredo informou que a Arcon está realizando uma fiscalização na cidade e que os consumidores podem e devem entrar em contato com a Agência, para terem o problema resolvido. Sobre indenização por danos elétricos, ele disse que o órgão tem atuado para que sejam feitas as indenizações devidas e que os prejudicados também podem acionar a Arcon.

Alfredo reconheceu que mesmo com todas as ações, não está havendo o resultado esperado e que o próprio governo já entrou em contato com a Aneel para ver o que pode ser feito. Ele disse que se existe a incidência de problemas, o caminho é a intervenção administrativa, afirmando que se está caminhando para isso. "A Celpa vem demonstrando boa vontade, apresentou o programa de investimentos, mas isso chegou tarde", disse.

Atendimento - O diretor regional da Celpa, Alexandro Freitas, informou que está há pouco tempo no Centro Regional de Serviços de Santarém, mesmo assim procurou conhecer a realidade, abrir as vias de comunicação, para que pudesse localizar os problemas. Ele reconheceu que existem muitas situaçoes a serem corrigidas e destacou que a direção da empresa vem mantendo contato individual com os consumidores para acompanhar a situação e resolver os problemas. Alexandro se colocou à disposição para visitar os empresários prejudicados.

A ACES vai entrar em contato com a Aneel para solicitar uma visita da agência a Santarém, para verificar as denúncias contra a péssima qualidade do fornecimento de energia na cidade. Uma nova reunião deve ser realizada com a Aneel, para que se solicite medidas que obrigem a Celpa a oferecer um serviço de melhor qualidade à sociedade santarena.

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