quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Aftosa: Multa para quem não vacinar rebanho

A campanha para vacinação contra febre aftosa que teve inicio no dia 1º de novembro prossegue até dia 30 e está ocorrendo na região Oeste do Pará conforme o esperado pela Agencia de Defesa Agropecuária do Estado do Pará( ADEPARÁ), de acordo com as informações repassadas por Lorena Lobato, veterinária do órgão em Santarém. A ADEPARÁ espera superar nesta segunda etapa de vacinação a primeira etapa ocorrida no mês de maio com 97% do rebanho de Santarém vacinado. O município tem hoje o total de cento de dezesseis mil cabeças de bovídeos.
A campanha tem como objetivo radicar o ocorrência da doença na Área 3, a qual fazem parte trinta e três municípios que estão classificados como alto risco, os quais o órgão pretende conseguir a mudança para médio risco.

Os pecuaristas têm ate o final do mês para fazer a vacinação de seu rebanho, prazo que não tem previsão para ser prorrogado. Após a vacinação é necessário que estes compareçam na sede da unidade da Adepará, em Santarém, munidos dos documentos necessários a comprovação da vacinação até o dia quinze de dezembro, caso não ocorra a vacinação ou comparecimento para constatação, nos prazos estabelecidos pelo órgão, o pecuarista está sujeito a multa. As multas variam de R$ 145,00 para quem não vacinou no prazo e de R$ 135,29 por não comparecimento para comprovação até quinze de dezembro. Após estas datas o pecuarista deve continuar a vacinação de seu rebanho, o que não o isenta da multa por não cumprimento dos prazos estipulados.

Leia a matéria completa aqui.

Nenhum comentário: