quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Coluna do Estado (Expressas)

O aniversário dos 64 anos anos do deputado federal Jader Fontenele Barbalho, no dia 27, teve uma forma nova de comemoração. Nesse dia, seu jornal, o Diário do Pará, encartou um caderno de quatro páginas para apregoar a condição de “maior líder político do Pará” do dono. Como a ânfase das fotos e textos era na ação executiva do homenageado, o leitor podia achar que a publicação atestava o que corre na central de boatos: Jader será novamente candidato ao governo. Estaria disposto a enfrentar todos os riscos dessa decisão em função do que ela representa: tornar-se o primeiro político paraense a conquistar três vezes o governo através de eleição direta. Almir Gabriel tentou esse troféu, mas não conseguiu. Jader conseguiria? Pelos critérios objetivos de hoje, é quase impossível. Mas em dia de aniversário, cabe sonhar. Ou fantasiar. *** O professor Plínio Carmago, do Projeto LBA em Santarém, revelou com exclusividade a O Estado do Tapajós que medições na estação da Flona revelam que houve uma alternância de caracterísitica, no período de 6 anos, dos índices de emissão e absorção de carbono nas florestas de Santarém. *** Segundo Camargo, em 2003 e 2004 houve mais absorção do que emissão de carbono pela floresta, o que já não aconteceu em 2005, quando a emissão de gás carbono superou a absorção. Em 2006, segundo dados do LBA, houve um equilíbrio entre emissão e absorção. No último ano de medição, em 2007, foi registrado maior abosrção do que emissão de carbono nas florestas da região. *** Exclusivo: ainda vai demorar um mês para o Instituto Buantan concluir os ensaios clínicos da vacina contra gripe suína, cujo antídodoto está sendo produzido a partir do ovo de galinha. *** Segundo Otávio Mercadante, diretor do Butantan, a etapa atual de produção se concentra no teste de um novo adjuvante( susbstância que aumenta a eficácia da vacina)patenteado pelo próprio laboratório brasileiro. *** A previsão da vacina contra a gripe suína produzida pelo Butantan estar disponível para a população é a partir do primeiro trimestre de 2010. *** Na sessão da Câmara que dicutiu a crise do Hospital Regional com a presença da secretária de saúde Silvia Comaru o assessor de imprensa da Pro-Saúde em Santarém ouviu de um médico que é preferível ser surdo do que escutar as besteiras que ele anuncia em nome do hospital. *** Ainda no assunto. O único momento descontraído da sesão foi quando a titular da Sespa disse queseu sobrenome é de uma madeira muito cheirosa, porém muito firme. *** 12 técnicos da CGU passaram a semana em Santarém investigando as obras do PAC.

Um comentário:

daniel nunes disse...

Caro Miguel,

Gostaria de vos informar sobre a aprovação da lei das sacolas oxi-biodegradável.

Foi aprovada nesta quarta-feira (04/11) na Câmara de Vereadores de Santarém a lei de autoria do vereador Valdir Matias Jr. (PV) denominada Lei das Sacolas Oxi-biodegradáveis.


O processo de degradação do plástico oxi-biodegradável utiliza aditivos para acelerar a degradação, contando com auxilio do oxigênio, da temperatura e de processos mecânicos, como vento, chuva, etc. Este plástico aditivado não precisa de um ambiente biologicamente ativo. Mesmo estando em cima de uma árvore, este plástico irá se degradar.

A proposta de lei visa substituir as sacolas plásticas de supermercados, comércio e similares, pela uso das sacolas oxi-biodegradáveis como forma de proteger o meio ambiente.

“Todos devemos pensar em responsabilidade ambiental e iniciar a mudança, alterar os padrões de produção e consumo para padrões sustentáveis ou nossos descendentes serão penalizados pelo nosso estilo de vida”, falou Valdir Matias Jr. Sua iniciativa foi elogiada por todos os vereadores e aprovado por unanimidade.


Assessoria de comunicação
Daniel Nunes