segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Salão do livro esvaziou primeira semana do arraial da Conceição

Com uma programação diferenciada o II Salão do Livro do Oeste do Pará e sua data coincidiu com as festividades de Nossa Senhora da Conceição, o publico santareno, com pouco dinheiro no bolso, acabou por se dividir entre os dois eventos. A coordenação da festa minimiza a concorrência com a feira, alegando que as pregações litúrgicas estão sendo bem freqüentadas.

Já os barraqueiros têm outra posição em relação à sobreposição de datas. A insatisfação é geral, motivado pelo movimento fraco e a queda nas vendas em relação aos anos anteriores, mesmo com a grande maioria ainda não tendo sentido os prejuízos. Alguns dizem que a cidade não comporta dois eventos desse porte ao mesmo tempo, como que em uma concorrência por publico.

Dona Margarida Ferreira de França Santana, de Manaus, segundo ano trabalhando no arraial, diz que o movimento este ano está muito fraco em comparação com o ano passado, mas que suas expectativas estão voltadas para a próxima semana quando não houver outro evento na cidade "A nossa esperança é que Deus possa prover", diz a vendedora.

Francisco Sobrinho afirma ainda não ter tido prejuízos, por não trabalhar com materiais perecíveis. "A feira do Livro acabou com o arraial", ele diz que se tivesse ocorrido no mesmo local do ano anterior - Praça São Sebastião - talvez tivesse sido melhor, pela proximidade com a Praça da Matriz, mas a distância entre os dois eventos e a programação com os shows gratuitos só diminuiu o numero de freqüentadores da festividade já tradicional na cidade. Quem trabalha com alimentos já sente os prejuízos. Michela Débora de Araujo veio de Itaituba com o marido e está na esperança de um publico maior a partir desta próxima segunda-feira com o final do II Salão do Livro. Esta é a primeira vez que o casal participa do arraial e ainda não conseguiu suprir as suas expectativas, "As pessoas se dividem. Sobra muito material, estraga" reclama a barraqueira.

A maior expectativa de todos é para os três últimos dias de arraial, quando o movimento promete melhorar, como comentou Patrícia Moita. Ela espera cobrir os gastos de aluguel, tendo em vista que cada barraqueiro pagou o valor de R$700 pelo espaço da barraca.

As festividades de Nossa Senhora da Conceição, evento tradicional na cidade, que atrai todos os anos um grande numero de pessoas, tanto na programação religiosa quanto na programação social (arraial), por seu tamanho e por atrair pessoas de outros municípios faz parte do calendário oficial de eventos do Estado, pela PARATUR, órgão oficial de turismo do Pará.

Segundo Padre Ronaldo, pároco da matriz, não está havendo essa queda no numero de fieis nas programações. "As missas continuam atraindo uma grande quantidade de pessoas que lotam a igreja todas as noites, chegando a ficar muita gente do lado de fora como nos anos anteriores. O Salão do Livro é bom para população que tem oportunidade de poder participar de um evento desta categoria".

Nenhum comentário: