quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

ICMBio solta quelônios para comemorar aniversário de Flona e Rebio


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) comemora nesta sexta (10) os aniversários de 20 e 30 anos da Flona Saracá-Taquera e da Rebio do rio Trombetas. Para marcar a data, o ICMBio realizará a soltura de cerca de quatro mil quelônios na base do lago Erepecu, próximo à Porto Trombetas. “Contaremos com a participação de conselheiros da Flona e da Rebio, lideranças e moradores das comunidades locais”, explica o analista ambiental do ICMBio, Mauro Braga.

Através de um convênio financeiro, o ICMBio conta com o apoio da Mineração Rio do Norte (MRN) para administrar as duas unidades de conservação federais. É com esse subsídio que o ICMBio desenvolve, por exemplo, o trabalho de fiscalização e manejo dos quelônios da Amazônia durante o período de reprodução das espécies, que vai de setembro a dezembro. Com foco na preservação das populações dessas espécies, o trabalho consiste, inicialmente, na identificação dos ninhos e no acompanhamento do nascimento dos filhotes. Após a eclosão, os filhotes são encaminhados para um tanque-berçário, onde permanecem por uma semana. Depois, eles são devolvidos à natureza.

O trabalho, que conta com voluntários da comunidade Último Quilombo do Erepecu, não se restringe às épocas de reprodução. Durante o ano inteiro, são realizadas pesquisas sobre quelônios presentes na região. A educação ambiental também faz parte das ações implementadas pelo ICMBio. Na temporada de reprodução, são desenvolvidas atividades com as escolas, reuniões e excursões com a comunidade, professores e alunos.

(Fonte:MRN)

Nenhum comentário: