segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Vazante dos rios pode ser a maior da década em Santarém

CILÍCIA FERREIRA

REPÓRTER

A vazante dos rios Amazonas e Tapajós pode superar o período de estiagem registrado, em 2005, no município de Santarém . Conforme dados Delegacia Fluvial de Santarém, o nível do rio Tapajós marcou 1 metro e 36 centímetros, na última quinta-feira, 3 de dezembro. De acordo com banco de dados de O Estado do Tapajós, em 2005, o nível mínimo dos rios chegou a 1 metro e 48 centímetros, mais precisamente em 25 de outubro daquele ano.

O delegado fluvial de Santarém, capitão Evandro Souza, alerta que "se a chuva não cair nos próximos quinze dias, a situação da navegação no Tapajós e no Amazonas pode ficar altamente comprometida".Ele salientou que no mesmo período do ano passado, as chuvas já haviam caído na região proporcionando o início da subida dos rios.

Os efeitos alarmantes da vazante acentuada já preocupam. Já pode ser notada, na orla fluvial da cidade, a descida brusca do nível do rio Tapajós. Na margem esquerda do rio Amazonas, é possível perceber o surgimento de 'barrancos' até em áreas localizadas abaixo do nível das águas.

O delegado fluvial da Marinha atenta para os cuidados na navegação nesse período crítico. Ele informa que as embarcações precisam navegar obrigatoriamente pelos canais seguindo diretrizes das cartas náuticas, pois, em um período de seca intensa, como a deste ano, a imprudência nos rios pode comprometer a segurança da embarcação, dos tripulantes e dos passageiros.

O delegado informa que a Marinha não registrou mais nenhum encalhe durante o verão. No entanto, ele ressalta que algumas localidades estão inavegáveis, como a cidade de Curuá. "as áreas se transformaram em verdadeiras estradas", comenta o capitão.

Nenhum comentário: