quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Novas secretarias não serão implantadas

As récem-criadas secretarias municipais não serão implantadas pelo prefeito José Maria Tapajós.
Foram empossados apenas os titulares das secretarias e coordenadorias existentes antes da aprovação da reforma administrativa pela Cãmara Municipal.
O primeiro ato do prefeito foi decretar ponto facultativo nas repartições públicas municipais amanhã, dia 2 de janeiro.

Proteção a floresta do Jamaxim pode ser suspensa

José Maria Tomazela
O Estado de São Paulo

Quatro das 65 florestas nacionais podem perder a condição de áreas rigorosamente protegidas por lei. Um grupo de trabalho criado pelo Ministério do Meio Ambiente propõe o "rebaixamento" das Florestas Nacionais (Flonas) de Ipanema (SP), de Restinga do Cabedelo (PB), de Caçador (SC) e do Jamanxim (PA) por não atenderem requisitos como o da autossustentabilidade.
A Flona do Jamanxim (PA), criada em 2006, é uma das unidades de conservação mais desmatadas da Amazônia. Com mais de 1,3 milhão de hectares, criada para barrar o desmatamento no eixo da BR-163 (Cuiabá-Santarém), já perdeu 9,2 mil hectares com a abertura de estradas clandestinas, retirada ilegal de madeira e incêndios.
Sobre a Flona de Jamaxim, existe um Termo de Ajustamento de Conduta sendo discutido com os ocupantes da área, e o ICMBio entende que houve um erro técnico na definição dos limites da UC. O grupo de trabalho formulará uma proposta que será encaminhada ao Ministério do Meio Ambiente e depois ao Congresso Nacional. A proposta é rever os limites de modo a não se perder a área da unidade.

José Maria Tapajós muda apenas secretaria de Transportes

Sandro Lopes foi nomeado pelo prefeito José Maria Tapajós para a secretaria municipal de Transportes em substituição a Joaquim Aquino de Azevedo.
Esta foi a única mudança que o novo prefeito fez na equipe da ex-prefeita Maria do Carmo.

Traficante é preso ao desembarcar em Itaituba

Uma equipe de policiais civis de Itaituba apreendeu 500 gramas de pasta-base de cocaína, nesta quarta-feira, dia 31. A droga estava em poder de Antonio Batista Dias, de apelido "Neto". Ele foi preso no porto da cidade no momento em que chegava de viagem em um barco-motor que partiu de Santarém, mesma região.
Conforme as investigações, o acusado recebeu as drogas de outro traficante, em Santarém, e pretendia distribuí-las durante as festas de fim de ano, em Itaituba. Odelegado afirma que não foi a primeira vez que ele faz transporte de drogas via fluvial. O acusado foi preso em flagrante e autuado no artigo 33, da lei 11.343/06, por tráfico de entorpecentes.
(Fonte: Polícia Civil)

Câmara de Alenquer elege seu presidente

O vereador Sílvio Curicaca, da base de sustentação do prefeito João Piloto, é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Alenquer.

Prefeito vai mudar secretários

Genildo Junior, repórter da Rádio Rural, divulgou há instantes que o prefeito José Maria Tapajós vai fazer alterações no secretariado municipal, tão logo receba o cargo em solenidade marcada para as 17 horas no Palácio Jarbas Passarinho.
Segundo o rádio-repórter, pelo menos três secretários da ex-prefeita Maria do Carmo serão substituídos por nomes do PMDB, partido de José Maria.
Será?

Tapajós preside nova mesa da Câmara de Santarém

Acaba de ser divulgado o resultado da eleição para a mesa da Câmara de Santarém:
Presidente: José Maria Tapajós(PMDB)
Vice-presidente: Nélio aguiar(PMN)
1º secretário: Emir Aguiar(PR)
2º secretário: Bruno Pará(PDT)
3º secretário: Carlos Jaime(PT)
4º secretário: Gerlande Castro(PP)
Os vereadores Henderson Pinto, Erasmo Maia, Chico da Ciframa, do Democratas, e Jaílson(PSDB) votaram em branco.

Vereadores santarenos são empossados

Terminou há pouco a solenidade de posse dos 14 vereadores da Câmara Municipal de Santarém.
A sessão foi suspensa por 15 minutos para a formação de chapas que vão concorrer à mesa diretora.
Mas apenas uma chapa será inscrita, a que é encabeçada pelo vereador José Maria Tapajós(PMDB).

Oposição elege presidente da Câmara de Belterra

Reginaldo Lobo, do PP, é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Belterra.
Regis, como é conhecido, foi eleito graças a uma manobra do PMDB que, apesar de contar com 4 dos 9 vereadores, retirou-se da disputa pela presidência e descarregou seus votos no vereador pepista.
O prefeito Geraldo Pastana fez uma inusitada coligação com o Democratas e tentou emplacar a vereadora Malú, que acabou derrotada por Regis pelo escore de 5x4.

Rocha veta nome do PDT na vice de Tapajós

O deputado Antônio Rocha foi curto e grosso na conversa que teve com Everaldo Martins, dia 31 à tarde, quando foi procurado para tratar da composição da chapa encabeçada pelo vereador José Maria Tapajós:
- Não quero ninguém do PDT na vice na chapa do Zé Maria. Esse pessoal do Osmando é inconfiável, disparou.
- Mas o PDT tem dois vereadores, rebateu Everaldo.
- Não importa, prefiro o Nélio na vice, replicou Rocha.