terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Matemática frívola

Lúcio Flávio Pinto:

A data da conclusão das eclusas de Tucuruí foi transferida mais uma vez. Agora é prevista para março de 2010, em pleno período pré-eleitoral. Só neste ano a previsão é de que a obra abocanhe 500 milhões de reais, o que, em algum momento do passado, foi tido como o custo total da transposição do rio Tocantins, barrado há mais de três décadas pela represa da hidrelétrica de Tucuruí.

Tapajós troca secretário de saúde

O prefeito José Maria Tapajós vai empossar, quinta-feira, o novo secretario de saúde de Santarém. Será José Antônio Rocha, do PMDB, que vai substituir Emanoel Silva, que era indicado pelo PT.
Confirmando furo deste site, o médico Alverne Lopes, ex-secretário de saúde na gestão de Lira Maia será o diretor-geral da Semsa.

Prazo para TRE convocar eleições em Santarém termina dia 26 de janeiro

O Tribunal Regional Eleitoral tem até o dia 26 de janeiro - 40 dias após a publicação da decisão do TSE que anulou as eleições para prefeito de Santarém ao indeferir o registro da ex-prefeita Maria do Carmo- para convocar novas eleições no município.
Se não o fizer, o TRE vai ser provocado pela procuradoria regional eleitoral em Belém ou pelos advogados do partido Democratas junto ao TSE, em Brasília.

Erlon Rocha tenta assumir mandato

O primeiro suplente de vereador pelo PMDB Erlon Rocha se encontra neste momento na Câmara de Vereadores, acompanhado do advogado Geraldo Sirotheau, para tomar posse na vaga deixada pelo vereador José Maria Tapajós, prefeito municipal por conta da vacância do cargo em função do imbróglio Maria do Carmo no TSE.
Na semana passada, o presidente em exercício da Câmara, Bruno Figueiredo baixou portaria determinando que Erlon se afastasse definitivamente do cargo de gerente regional do Detran no prazo de 10 dias como condição para empossá-lo no cargo de vereador.
Mesmo afastado do Detran, Erlon - que é filho do deputado Antonio Rocha-, teve negado sua posse esta semana pelo vice-presidente da Câmara vereador Nélio Aguiar.

Henry Ford

Lúcio Flávio Pinto( Memória do Cotidiano)

Henry Ford II nunca foi ao Tapajós ver com seus próprios olhos o plantio de seringueiras formado por seu pai, o fundador da indústria automobilística que virou símbolo do capitalismo no mundo. Mas em 1944 o filho do magnata americano foi reconduzido à presidência da Companhia Ford Industrial do Brasil, juntamente com Kristian Orberg (diretor-gerente), Archibald Johnston, seu substituto nas ausências ou impedimentos, e HB J. Craig e R. I. Roberge, diretores. O único brasileiro que participava da diretoria era Edmar Jovita. Os outros brasileiros da cúpula da Ford, que tinha sua sede em Belém em um dos casarões da rua Gaspar Viana, estavam no conselho fiscal: Jovelino Coimbra, Rodrigo Lira de Azevedo, João Ribeiro da Silva e Luiz Dib-Doce, suplente. Foi o último ano de integral atuação da empresa no Pará. Em 1945 ela venderia sua propriedade de um milhão de hectares, em Fordlândia e Belterra, ao governo federal. E desistiria de vez de extrair borracha para suas necessidades na Amazônia, por ironia da natureza a terra nativa da Hévea Brasiliensis. Passou a suprir-se no Oriente, através de terceiros.

Reforço para a Emater

O escritório da Emater em Santarém ganhou este ano um reforço de 20 técnicos, entre agrônomos, engenheiros florestais e técnicos agrícolas.

Pantera joga amanhã em Parauapebas

O São Raimundo, que goleou o Remo no último domingo por 5 x1, joga amanhã à noite, em Paraupebas, contra o Àguia de Marabá.
A equipe do Pantera retorna a Belém na quinta-feira e de lá segue para uma mini-temporada de treinamento em Castanhal durante a realização do Fórum Social Mundial, que acontece em Belém de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, período em que o Parazão 2009 ficará suspenso.