quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Nélio Aguiar nega posse a Erlon Rocha

O vereador Nélio Aguiar, presidente em exercício do poder legislativo, vai revogar a portaria do 2º secretário da Câmara de Santarém, vereador Bruno Figueiredo, que deu prazo de 10 dias para o que primeiro suplente do PMDB Erlon Rocha assuma a vaga do verereador e prefeito José Maria Tapajós.
O juiz eleitoral Sílvio Maria, consultado por Nélio, deu parecer contrário à pretensão de Erlon.

Rocha declara 'guerra' a Helenilson no PMDB

O deputado estadual Antônio Rocha foi pro rádio, hoje de manhã, garantir que, se o PMDB tiver candidato, o nome do partido na disputa terá de 'passar por ele'.
Rocha adiantou que conversou com o deputado Jader Barbalho no último final de semana e que ouviu do chefe do PMDB paraense para que "não ligue para boatos e que em Santarém o partido tem nome", o dele, é claro.
Rocha ocupou o microfone da Rádio Rural para desmentir o que afirmara na véspera o advogado Helenilson Pontes que já se intitula o único candidato do PMDB à prefeito que tem condições de reunir todos os 12 partidos que estiveram coligados no pleito de 5 de outubro.

Site ultrapassa a barreira dos 90 mil acessos de IP único

Às 17h50 desta quarta-feira(21) este site alcançou a invejável marca de 90 mil acessos de IP único, isto é, o registro único de acesso por internauta no período de 24 horas. Isto quer dizer que, se um mesmo internauta acessa o site várias vezes ao dia, apenas a primeira conexação é contabilizada. Como a média de acessos é de 4 vezes por internauta, estima-se que o Blog do Estado já alcançou mais de 400 mil acessos em menos de um ano, desde fevereiro de 2008, quando entrou no ar neste endereço eletrônico.

Depois do temporal, Seminf atua por toda a cidade

Com o temporal que caiu sobre a cidade desde a noite de ontem, várias vias da cidade foram atingidas ocasionando transtornos e intrafegabilidade em alguns trechos.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Santarém, na Rua Cruzeiro do Norte, em particular as caixas que recebem as águas pluviais, conhecidas como bocas de lobo, foram entupidas por pedaços de madeira e galhos de árvores, provenientes de cortes feitos por moradores e deixados em via pública, como pedaços de açaizeiro que foram arrastados pela enxurrada obstruindo as caixas. Porém as equipes de limpeza e de obras estão no local executando a desobstrução da drenagem superficial e recuperando os danos causados pelas chuvas.
Outras equipes de limpeza também estão em pontos que foram afetados pelo temporal, sendo que o grande problema é o entupimento de galerias, bocas de lobo e canaletas por entulhos deixados em vias públicas, como na Travessa Luíz Barbosa, Agripino de Matos, Plácido de Castro, Magalhães Barata e Curuá-una.

Nove são condenados a mais de 40 anos de prisão por tráfico de droga em Monte Alegre

O juiz federal substituto José Airton de Aguiar Portela, da Subseção de Santarém, condenou (veja a íntegra da sentença) nove pessoas denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF). Os réus foram presos em flagrante, em 24 de novembro de 2007, com mais de 74 quilos de pasta base de cocaína, provenientes da Colômbia e apreendidos no município de Monte Alegre, região oeste do Pará. Somadas, as penas ultrapassam os 40 anos de reclusão e deverão ser cumpridas inicialmente em regime fechado.
Matias Laurente Tananta, Gabriel Mangabeira Lopes, Duberley Garibello Fernandez, Lucivaldo de Souza Oliveira, Gilberto Padilha da Silva, Benjamin Duran Meneses, Gustavo Ramires de Sá, José dos Santos e Pedro de Araújo Antunes foram condenados, cada um, a 4 anos de 10 meses de reclusão.
O magistrado absolveu todos os réus da acusação de associarem-se para a prática do crime, por não ter encontrado provas suficientes nos autos do processo. Se essa acusação fosse acolhida, as penas seriam ainda mais elevadas. Da sentença do juiz José Airton Portela cabe recurso para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília (DF).
A Polícia Federal, segundo a denúncia do MPF, já monitorava os réus algum tempo antes de prendê-los em flagrante e de apreender a droga. A cocaína estava acondicionada em 62 pacotes de balões e fita adesiva, divididos em três sacos e escondida no mato, próximo da embarcação que a trouxe. A entrega só não se consumou em virtude da interferência da Polícia Federal.
A acusação do Ministério Público narra que o entorpecente, proveniente da Colômbia, foi transportado por Matias, Gabriel e Duberley a partir da cidade de São Paulo de Oliveira (AM) até Monte Alegre, através de barco. Gustavo e José dos Santos contrataram Matias e Gabriel para que transportassem a droga e aguardavam em Monte Alegre o recebimento da mercadoria. Benjamim viajou com Gustavo e José para acompanhar a entrega da droga. Lucivaldo e Gilberto receberiam parte da droga transportada, o que não chegou a acontecer em virtude da atuação policial.
Na sentença, José Airton Portela destaca que as provas reunidas nos autos não deixam quaisquer dúvidas sobre a participação dos réus na ação criminosa. “A materialidade do tráfico sobrevém da apreensão de substância entorpecente - cocaína - escondida no mato, às margens de um rio, próximo da embarcação que a trouxe e resta incontroversa, conforme o laudo de constatação e de exame em substância”, afirma o juiz.
Portela rejeitou as alegações de que teria havido coação por parte dos policiais federais no momento do flagrante e posteriormente, por ocasião de sua lavratura. Acrescentou não haver dúvidas de que “os réus se houveram com a vontade livre e conscientemente dirigida ao transpor substância entorpecente de uso proscrito (cocaína) ou que a tiveram em sua guarda.”
Fonte: Justiça Federal - Seção Judiciária do Pará - Seção de Comunicação Social

Manchetes desta quarta-feira de O Estado do Tapajós

MAPA DO GREENPEACE FALSEIA DADOS SOBRE EFEITOS DA SOJA

ANA JÚLIA SANCIONA LEI DO ZONEAMENTO DA ÁREA DA BR-163

COMERCIÁRIOS RECLAMAM DE OMISSÃO NA FISCALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO

PREFEITO COMANDA CAMPANHA CONTRA A DENGUE

SOSÉ ANTÔNIO ROCHA ASSUME SEMSA AMANHÃ

PODER PÚBLICO CRITICADO NA POSSE DA DIRETORIA DA ACES

VIOLÊNCIA, UAM FERA SEM CONTROLE NO ESTADO DO PARÁ

MÍNIMO DE r$ 465 VIGORA A PARTIR DE FEVEREIRO

PATRULHA MECANIZADA SUCATEADA PREJUDICA AGRICULTORES DE BELTERRA

JURUTI GANHA ESCOLA DE SUSTENTABILIDADE COM APOIO DA ALCOA

ALTERAÇÕES PODEM AUMENTAR ADESÕES AO SIMPLES NACIONAL



Site volta a ser atualizado

Por causa das fortes chuvas que prejudicam a conexão de internet deste jornal desde a madrugada desta qarta-feira este site não pode ser atualizado até o presente momento.
Desculpe, leitor(a).