quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

1963

Mercado viciado

Uma portaria em vigor em 1964 estabelecia que os quarteiros e marreteiros que operavam no Mercado Municipal só podiam comprar a produção dos colonos ou dos canoeiros depois das 8 horas da manhã. Até esse horário, a compra e venda devia ser feita diretamente aos consumidores para evitar a ação dos atravessadores, que encareciam os preços.
Mas os comerciantes estavam adotando uma tática para burlar a vigilância da fiscalização e dispor de estoque para oferecer, a preço maior, aos que compravam depois das 8 horas, por isso mesmo os "mais abastados": acertavam com colonos e canoeiros, na véspera, para esconderem os seus produtos e só entregá-los depois do horário de venda livre.
Por esse motivo, enquanto no início da manhã faltavam produtos, depois os havia em abundância para os que pudessem pagar mais, prejudicando a "economia popular", em cuja defesa fora baixada a norma de comercialização. O pobre ficava sem comprar sua alimentação.

Hotel Uirapuru

Onde havia um morro de 20 metros de altura, coberto de barro vermelho, à margem da avenida Adriano Pimentel, surgiu, em 1964, o Hotel Uirapuru, num prédio de três andares mandado construir pelo advogado Ubirajara Bentes de Souza. Da janela, os hóspedes podiam ter "uma vista encantadora sobre o poético rio Tapajós" e ao fundo a "pitoresca" ilha de Caquetá, surgida do leito do rio Amazonas, "talvez por abalos sísmicos que se perderam nas noites dos tempos imemoriais", especulava Evangelista Damasceno, registrando o surgimento do maior hotel até então construído na cidade.

Saúde precária

Logo depois de assumir a direção da Casa de Saúde São Sebastião, o médico Aloysio Melo decidiu convidar médicos especializados para passar uma temporada em Santarém, suprindo a falta de assistência médica na cidade. A primeira experiência foi em setembro de 1964, com o otorrino-laringologista Alfredo Paes Barreto e o oculista Paulo Dias, que "praticou diversas intervenções cirúrgicas e consultou centenas de pacientes, prescrevendo medicações adequadas, inclusive óculos, para o que se fazia acompanhar de um optometrista, para facilidade de confecção de lentes".
Louvando a iniciativa, "digna de estímulo", O Jornal de Santarém verificou, contristado, "que esses benefícios ficaram circunscritos exclusivamente às classes de situação financeira privilegiada, visto que os destituídos de recursos pecuniários não estavam em condições de enfrentar os dispêndios, que, como é natural, nessas ocasiões são grandes".
O jornalista testemunhou "o doloroso drama de diversos sofredores, manifestando os seus anseios de consultar o citado oculista, mas 'com que roupa?' Desse modo, enquanto uns sentiam as alegrias naturais por estarem com suas pupilas desanuviadas, outros continuavam com as lágrimas de tristeza".

Maria leva bombom de cupuaçu a mulher do presidente Lula

A ex-prefeita Maria do Carmo foi vista por esses dias em companhia da secretaria de promoção social Ana Elvira efetuando a compra de uma centena de bombons de cupuaçu na casa de uma renomada doceita de Santarém.
Para justificar a encomenda de uma grande quantidade do produto, Maria explicou à doceira que os bombons seriam dados de presente à mulher do presidente Lula, dona Marisa, ainda esta semana, em Brasília.
Pelo visto, a ex-prefeita está querendo adoçar a boca da primeira dama, sabe lá com que objetivo.

Manchetes desta quarta-feira de O Estado do Tapajós

CONTA BANCÁRIA EMPERRA CAMPANHA ELEITORAL
MESMO DEPOIS DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL AUTORIZAR A ABERTURA DE CONTA BANCÁRIA UTILIZANDO APENAS O CPF DO CANDIDATO, OS PARTIDOS NÃO CONSEGUEM FAZER COM QUE O BANCO DO BRASIL CUMPRA A DETERMINAÇÃO DO TRE. Política, 3

CLIENTES DA AMAZÔNIA CONTINUAM NO PREJUÍZO
Os representas em Santarém da OI e Amazônica Celular ainda não chegaram a um acordo para informar com exatidão quanto tempo será necessário para restabelecer os serviços de telefonia celular que ficaram muito prejudicados a partir do período de migração de um sistema para outro, desde a semana passada. A mudança vem provocando transtornos e muitas reclamações dos assinantes . Cidades, 5

INDENIZAÇÃO GERA IMPASSE ENTRE ALCOA E COMUNITÁRIOS DE JURUTI
Além do repasse de 1,5% do lucro líquido da Alcoa referente a extração de bauxita, os moradores de Juruti, que foram considerados como membros da "comunidade tradicional" agora reivindicam cerca de R$ 50 milhões como indenização pelas agressões sofridas pelo município após a instalação da Alcoa em Juruti. Desde segunda-feira, em um hotel de Santarém, a Alcoa e a entidade que congrega os moradores de Juruti Velho, tentam por fim ao impasse, mas não há consenso e as negociações podem ser interrompidas a qualquer momento. Regional, 6

PLANTAS NATIVAS USADAS PARA O COMBATE DE PRAGAS
Duas plantas nativas da Amazônia — o timbó (Deguelia utilis) e a pimenta longa (Piper hispidinervum) — podem se constituir muito em breve em arma infalível no combate à vaquinha-do-feijoeiro (Cerotoma tingomarianus), uma das pragas que mais causam danos às plantações feijão no Acre. Essa praga provoca o desfolhamento e reduz a capacidade de fotossíntese da planta. O uso do extrato do timbó associado ao óleo da pimenta longa será possível graças à cooperação técnica firmada entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Acre (Embrapa) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Regional, 8

MARINHA DIZ QUE CASOS DE ESCALPELAMENTOS DIMUNUEM
Dentro dos vinte e um municípios que a delegacia fluvial de Santarém atende, no ano passado foram registradas apenas duas ocorrências de escalpelamento, sendo, uma criança de seis anos na cidade de Oriximiná e outra, uma mulher vitimada neste tipo de sinistro ocorrido na cidade de Óbidos.Agora em 2009, apenas um caso foi registrado na cidade de Curralinho, também com uma criança, de 11 anos. Cidades, 4

PREFEITO JOSÉ MARIA INAUGURA NOVOS PRÉDIOS ESCOLARES

As comunidades de Cabeceira do Amorim e Anumã, na região do Tapajós e São Pedro, Aningalzinho e Tucumã, no Arapiuns, receberam a comitiva do prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, que durante dois dias, entregou novos prédios escolares para serem utilizados no período letivo de 2009.
As novas obras foram construídas pela Prefeitura de Santarém em substituição aos antigos prédios, inadequados para a prática do ensino. “Nossa reivindicação era antiga e chegamos até a duvidar que ela pudesse ser realizada”, falou Edno Lopes, presidente da comunidade de Cabeceira do Amorim, ao falar sobre a expectativa dos moradores até que a Escola Luiz Antônio Almeida ficasse pronta. Política, 3

NÚMERO DE INCLUSÕES NO SPC AUMENTA 5% EM JANEIRO

Neste início de ano o SPC, em Santarém, registrou um aumento de 5% no número de pessoas incluídas no sistema de proteção ao crédito, em comparação com as inclusões feitas em janeiro de 2008, que eram de 101.740 e no primeiro mês de 2009 chega a 106.425 dentro do universo de consumidores que estão no cadastro de 1 a 5 anos de débitos não quitados. Cidades, 5

Sindicato de pelegos

Mais uma vez o sindicato dos professores municipais 'decreta' greve antes do início do ano letivo nas escolas públicas de Santarém.
Nos últimos quatro anos, esse mesmo sindicato decretou inúmeras greves, mas na hora H, como a maioria de seus membros possuia ligações orgânicas com o o PT, o movimento era imediatamente esvaziado.
Ontem, o Sinprosan resolveu fazer mais uma graça, justamente agora que o município vive uma interinidade na prefeitura.
Quando era para fazer greve essa turma não o fez. Quer fazer agora, fora de hora.

Ele é o cara

O ministro Marcelo Ribeiro, cujo voto de relator jogou pelo ralo a candidatura à reeleição da ex-prefeita Maria do Carmo não tolera advocacia adminsitrativa no Tribunal Superior Eleitoral(TSE).

Burrice dos inocentes

Esperar que o pleno do TSE julgue um mandado de segurança é não conhecer os mais elementares trâmites daquela corte eleitoral.
Quem julga mandado de segurança, para denegar ou não a ordem, é um magistrado, monocraticamente.
Viu, profeta do caos!