segunda-feira, 9 de março de 2009

Prédio histórico tem fachada alterada para abrigar restaurante


No mês em que foi lançado o projeto de produção de réplicas e catalogação dos prédios históricos de Santarém, uma alteração do patrimônio arquitetônico do município foi feita no prédio situado na rua Floriano Peixoto, onde funcionou a casa de fazenda do Barão de São Nicolau e anos depois veio a se transformar na pensão de Madame Odete e ainda abrigou a escola Carequinha. O móvel em breve abrigará um restaurante e as obras de reforma mudaram o estilo da fachada que compunha o conjunto para ganhar centrais de ar condicionado em seu interior.
A obra ainda não havia sido registrada na prefeitura até o início desta semana, está mudando também o interior prédio, com pisos novos e outras adequações necessárias para a instalação do empreendimento, mas que acabam agredindo a estética e o estilo do prédio antigo. A SEMINF, que é responsável por liberar as autorizações para as obras em Santarém informou que, notificou o responsável pelo projeto, no dia 27 de fevereiro, ficando o mesmo obrigado a apresentar toda a documentação da obra no prazo máximo de sete dias, a partir da sua notificação, porém, este processo na verdade deveria ter sido feito antes do início da atividade, considerando, que mesmo que seja agora autorizada ou reprovada a mudança já foi feita e o prejuízo para o acervo histórico do município já foi causado.
O responsável pela execução da obra atual, Naldo Santos, alega que o espaço teve que sofrer algumas adequações para comportar a estrutura necessária para do empreendimento: "Nós temos consciência de que o azulejo e os arcos não poderiam ser modificados, por isso, fizemos total esforço para preservar estes itens, porém, no interior do prédio tivemos realmente que trocar todo o piso que estava quebrado por um novo e isto de fato mudou um pouco a sua característica, mas estamos trabalhando para não afetar o prédio, que é histórico", explica Naldo Santos.
O proprietário do futuro restaurante, Saulo Jennings não foi encontrado para falar sobre as mudanças no prédio, que são criticadas inclusive, pela professora Terezinha Amorim, que está catalogando todos os prédios históricos que fazem parte do conjunto arquitetônico do centro comercial de Santarém.
"Infelizmente em Santarém nenhum prédio é tombado pelo patrimônio histórico, apenas a catedral, o museu e o solar do Barão de Santarém estão em fase de tombamento, mas ainda não são oficialmente protegidas pelo benefício desta lei, nos demais prédios as autoridades competentes devem fazer sua parte, que é fiscalizar as obras irregulares e criar as leis que protejam este acervo cultural", destacou a professora Terezinha Amorim.

Retrospecto em casa preocupa São Raimundo

Neste campeonato paraense, o time do São Raimundo até agora venceu mais partidas fora de casa do que jogando no Barbalhão.
É visível que alguns atletas não se sentem à vontade em jogar sob o calor da torcida.

Cautelar de Maria no STF espera despacho

Não houve movimentação do dia 4 até hoje de manhã da ação cautelar AC 2294 interposta pela ex-prefeita Maria do Carmo.
A ministra Ellen Gracie, relatora, ao que parece, não teve pressa para decidir o caso antes do final de semana.
Mas a partir de hoje o caso Maria entra em contagem regressiva.

Buzinaço de motos perturba missa em São Sebastião

Domingo à noite, a missa noturna na igreja de São Sebastião teve um incidente prá lá de desagradável.
Motociclistas com bandeiras dos candidatos Inácio Corrêa e Alexandre Von promoveram por diversas vezes um buzinaço na orla da cidade.
Mas o trajeto incluía praça Barão de Santarém, onde fica a igreja.
Daí que na hora da missa das 19 horas os fiéis não sabiam se ficavam com o olhar atento no que pregava o padre ou ouvido ligado na buzina das motocicletas.

Governo e oposição, desunidos, armam-se para 2010

Ronaldo Brasiliense:

Governo e oposição armam suas estratégias para as eleições de 2010 com o mesmo problema: a divisão interna. Tanto o PT, da governadora Ana Júlia Carepa, como o principal partido de oposição, o PSDB - do ex-governador Simão Jatene e dos senadores Mário Couto e Fernando Flexa Ribeiro -, enfrentam problemas internos.
Os tucanos ex-governador Simão Jatene e o senador Mario Couto – que pleiteiam disputar o governo do estado ano que vem, mas que nos bastidores andam se bicando - para o público externo, porém, mostram discurso afinado. “Quem apostar que o PSDB chegará desunido em 2010 vai perder”, aposta Couto. “Em 2010, o PSDB marchará unido”, endossa Jatene.
Falta consenso nos principais partidos com representação no estado sobre as candidaturas ao governo do estado e ao Senado. Se no PT há consenso de que Ana Júlia será candidata à reeleição, ao governo, há controvérsias sobre quem será o candidato do partido ao Senado.
O deputado federal Paulo Rocha (PT) trabalha 24 horas por dia para ser o candidato ä Câmara Alta, mas enfrenta resistências internas: o deputado Zé Geraldo teria a preferência da governadora Ana Júlia e a ex-prefeita de Santarém, Maria do Carmo Martins Lima, desempregada depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o registro de sua candidatura, impedindo sua reeleição, também quer o Senado.
Paulo Rocha teria o caminho livre para se candidatar ao Senado por dominar a máquina do PT no Diretório Regional, apesar de a governadora Ana Júlia comandar outra tendência no partido, a Democracia Socialista, minoritária no estado. Ana Julia seria favorável; à candidatura de Zé Geraldo, mas o grupo de Paulo Rocha afirma que isso não passa de intriga da oposição.
Para que o quadro eleitoral de 2010 clareie há a necessidade de se saber que caminho tomarão duas peças fundamentais nesse tabuleiro eleitoral: o deputado federal Jader Barbalho (PMDB), hoje aliado do governo estadual, com cargos nas secretarias de Saúde e Obras, Detran, Junta Comercial do Pará, Adepará, Cosanpa e outros penduricalhos, mas sempre negociando com todas as partes.
“No final ano, Jader vai se aliar à reeleição da Ana Júlia com duas condições: o atual prefeito de Ananindeua, Helder Barbalho, sai candidato a vice e ele, Jader, será candidato ao Senado”, prevê o deputado federal Vic Pires Franco, presidente regional do partido Democratas (DEM), que será candidato à reeleição à Câmara. Vic, porém, antecipa: sua mulher, Valéria Pires Franco, candidata derrotada à Prefeitura de Belém, deve se lançar candidata ao Senado.
Outro candidato que mantém silêncio sobre o destino a adotar em 2010 é o prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB). Apesar de já ter declarado de público que ficará no comando da prefeitura de Belém até o final de seu mandato, muitos de seus principais assessores defendem que Duciomar deixe o comando da PMB em 2010 para disputar o governo do estado o Senado, abrindo caminho para que seu aliado de primeira hora, o vice-prefeito Anivaldo Valle, assuma o comando da prefeitura.
As opções são muitas, mas o jogo de xadrez da campanha de 2010 já começou a ser jogado, agora.