quinta-feira, 30 de abril de 2009

Enchente ameaça subestação de energia e fiação de rede de dados do prédio da Receita Federal


A subida do rio Tapajós preocupa os servidores da Receita Federal do Brasil.
A água está cada dia mais próxima de dois locais delicados na sede do órgão: o transformador de energia da sub-estação que abastece o prédio e a fiação do Centro de Processamento de Dados.
O delegado interino Álvaro Lima tem tomado as providências necessárias no sentido de comunicar os órgãos competentes que dão o suporte neste tipo de situação (como o corpo de Bombeiros) mas alerta que se o nível das águas continuar a subir, pode ser necessária uma paralisação temporária nas atividades internas da Receita Federal em Santarém e da seccional da Procuradoria da Fazenda (que funciona no mesmo prédio), até que o problema seja normalizado.

Revelação

Lila Bemerguy:

Tive o privilégio de ser uma das espectadoras, no último dia 29, quarta-feira, das apresentações teatrais das turmas do primeiro semestre de Jornalismo e Publicidade da FIT. Os trabalhos foram solicitados aos alunos pelo professor Miguel Oliveira, que chamou alguns profissionais da área para lá estarem. Eu, simples iniciante da fotografia, pude estar lado a lado com profissionais experientes, como Edson Queiroz, Afonso Jimenez, Carlos Matos, e o cineasta Emanuel Loureiro. A fotografia é, realmente, uma matéria apaixonante. Sua história, ali vivenciada com grande esforço dos alunos, nos faz crer que tal arte permanece e permanecerá viva ao longo dos tempos.

A turma de publicidade fez uma apresentação mais subjetiva com relação ao aspecto histórico, ressaltando as diversas possibilidades e utilizações da fotografia. Ficou evidente o uso da fotografia como registro de acontecimentos familiares, responsável pela grande popularização da atividade. A filósofa Susan Sontag, em sua obra “Sobre a Fotografia”, ao discorrer sobre a nova invenção, faz um paralelo com o mito da caverna, de Platão. Afirma que a humanidade permanece na caverna, “regozijando, segundo seu costume ancestral, com meras imagens da verdade”. Para a autora, quando o mundo passou a ser fotografado, a partir de 1839, as condições de confinamento foram alteradas pela “insaciabilidade do olho que fotografa”. As fotografias vêm para modificar nossas escolhas do que queremos ver. Por fim, diz Sontag, “o resultado mais extraordinário da atividade fotográfica é nos dar a sensação de que podemos reter o mundo inteiro em nossa cabeça - como uma antologia de imagens”.




Esse registro do mundo, dos acontecimentos familiares, foi o que pude observar na apresentação da turma de publicidade, que também levantou a discussão sobre as novas tecnologias da fotografia, com o advento da fotografia digital. Esse é um tema que renderia outra crônica, por isso, prefiro somente “convocar” os alunos que se interessarem, a discutir a questão, mas não com preconceito contra qualquer modo de obtenção da imagem, mas sim tendo como foco que o mundo atual pode perfeitamente abrigar qualquer tipo de atividade artística, seja convencional, seja digital. É salutar conhecer o movimento mundial dos adeptos da fotografia “Pinhole”, feita com latas e caixinhas adaptadas com um papel fotográfico, e com as quais se obtém imagens surpreendentes. Em Belém, essa atividade é fomentada pela Associação Fotoativa (aquela que fazia os foto-varais na década de 80, e os faz até hoje, como foi lembrado por Emanuel Loureiro). Maiores informações sobre o tema, vocês podem obter nos sites http://www.eba.ufmg.br/cfalieri/cfalierinova/index.html; http://www.pinholeday.org/ ; http://www.fotoativa.blogger.com.br/ .





Já os alunos do curso de Jornalismo optaram por contar a história da fotografia cronologicamente, tendo com personagens principais os precursores e inventores da atividade, Niepce, Daguerre, e o injustiçado Florence, que introduziu a arte no Brasil, e foi o criador do termo “fotografia”, o que não lhe foi creditado historicamente. É importante saber as informações históricas sobre temas que desejamos conhecer, a fim de entendermos o contexto sobre os quais foram inventados. Sem essas informações, de como surgiu, do esforço para fixar a imagem, de como evoluiu, não há como compreender o processo fotográfico. Nos equipamentos de hoje, como sabiamente lembrou o fotógrafo Edson Queiroz, é muito fácil fotografar. É só apertar o botão. Se a imagem não ficar “boa”, acione o delete. Simples assim. Mas a paixão se dá pelo conhecimento. Por isso, não adianta ter o mais moderno equipamento fotográfico, se não soubermos como tudo começou. Por isso a importância das informações retratadas pelos estudantes de jornalismo.

Para finalizar, imploro aos caríssimos alunos: leiam! A leitura melhora o pensamento lógico, o texto (o que é importantíssimo para nossa profissão). Enfim, é o exercício para não atrofiar o cérebro. Indico aos interessados e curiosos em obter maiores conhecimentos não somente sobre a história, mas também sobre os aspectos filosóficos que giram em torno da arte fotográfica, os livros “A Câmara Clara”, de Roland Barthes; “O Ato Fotográfico”, de Philippe Dubois (São Paulo: Papirus, 2007); as duas obras de Boris Kossoy: Fotografia & História” e “Realidades e Ficções na Trama Fotográfica”, e de Susan Sontag, “Sobre Fotografia” (Companhia das Letras, 2004). Caso seja difícil o acesso aos livros, a internet também é uma ótima fonte de pesquisa.

Parabéns a todos!


Fotos: Edson Queiroz

Me engana que eu gosto

Supera a desfaçatez o jogo de cena travado por caciques do PMDB e petistas que comandam o governo do Pará.
Volta à cena, com frequência, a notícia de que as relações políticas entre os dois aliados estariam tensas, a beira do rompimento. Mas a conversa não é bem assim.
Quem pensar que o deputado Parsifal Pontes, líder da bancada na Assembléia Legislativa, fala por si está enganado.
Parsifal fala em nome de Jader Barbalho, o cacique maior, apesar deste dizer que não foi avisado previamente que seu liderado ia desfilar um rosário de queixas esta semana na Assembléia.
Quem pensar que as críticas dos peemedebistas ao secretariado de Ana Júlia são igonoradas pela chefe do executivo estadual também está enganado.
Jader manda recado por seu pupilo apenas para barganhar.
Ana Júlia ouve e entende o recado, mas finge que não é com ela.
E assim o enredo continua: Jader finge que vai romper, Ana Júlia finge que não quer rompimento.
Mas a verdade é que Jader não tem coragem de abrir mãos dos cargos que têm no governo e Ana Júlia finge que pode oferecer migalhas ao PMDB, mas o que dá como uma das mãos tira com a outra.
E assim caminha a política paraense.

Órgãos do setor energético não comparecem a debate sobre hidreletricas no rio Tapajós

Nenhum órgão governamental das esferas estadual e federal mandaram representantes para o debate que está ocorrendo neste momento, em Itaituba, sobre a viabilidade ou não da construção de hidrelétricas no rio Tapajós.
Na arena do debate estão somente as entidades da sociedade civil e organizações não-governamentais.

Mãe de menor morto por motoqueiro condenado por crime de trânsito diz que sentença serve de exemplo

A senhora Heloiza Helena, mãe do menor Rodolfo Rithelly, de onze anos, atropelado e morto, em junho de 2005, por Erlan Rego quando este dirigia embriagado uma motocicleta em alta velocidade, na av. Fernando Guilhon, deixou um novo comentário sobre a postagem "Pela primeira vez, júri condena réu por crime de t...":

" Primeiramente agradecer a Deus que tem me dado forças para continuar, e tambem a toda imprensa escrita e televisiva. Justiça seja feita, meu filho não volta mais à vida depois disso, mas meu coração se conforta em saber que o culpado esta atras das grades.
Que sirva de exemplo para outras famílias essa luta ."

Onde está o dinheiro?

O secretário de planejamento de Santarém Everaldinho Martins vai embaixo, vai em cima, para frente e pra trás, pula, esperneia, desconversa, tangencia... mas não consegue explicar aonde foi parar a verba federal destinada em 2005 pelo governo federal para a construção do restaurante popular.

Projeto de lei obriga plantio de árvore em habitações financiadas com recursos publicos

A primeira proposta de lei apresentada pelo Vereador Valdir Matias Jr. em seu segundo mandato, propõe que seja plantado, uma árvore em todas as unidades imobiliárias residenciais e demais prédios públicos que forem edificados utilizando recursos do Tesouro Municipal ou sob responsabilidade deste.
Tal proposta de lei se justifica baseando-se no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que recomenda para uma cidade pelo menos 12 metros quadrados de área verde por habitante.

Essa medida vem pleitear um ambicioso projeto de plantar um bilhão de árvores ao redor do mundo. Com essa proposta de lei Santarém passa a entrar no Projeto “Plante para o Planeta” que incentiva todos os setores da sociedade a dar um passo prático para combater o aquecimento global. O engajamento do Governo Municipal, nessa que é uma das grandes preocupações do mundo, só trará benefícios para todos. Santarém dará um passo a frente no combate ao aquecimento global.
“Com certeza, o plantio de uma árvore, juntando-se à manutenção de milhares de árvores nativas, terá um impacto na neutralização ou mesmo redução de gás carbônico” assim afirmou Valdir Matias Jr.
(Fonte: Assessoria parlamentar)

Crise? Que crise?

Ronaldo Brasiliense

Da série Olha a maroilinha aí, gente:

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou estudo que indica que 80% dos empresários já adotaram medidas contra a crise, sendo que 54% deles optaram por realizar demissões. A pesquisa também revelou que 53% das empresas suspenderam novas contratações e 32% decretaram férias coletivas. As conclusões foram tomadas com base em entrevistas junto a 431 empresas. Foram ouvidos empresários de 30 setores industriais em 24 estados do país.

Enchente atinge lojas da Lameira Bitencourt

Não só as lojas da avenida Tapajós foram atingidas pelas águas da enchente do rio Tapajós, em Santarém.
Como a infiltração se dá pelos tubos de esgoto, algumas lojas da Lameira Bitencourt já estão com a água no batente e em outras a enchente já atingiu o piso do salão de vendas.

Cabeça a prêmio

Valdir Ganzer, secretário estadual de transportes, desembarca hoje em Santarém com o pescoço na guilhotina.
PMDB quer a cabeça dele a qualquer custo.
Ganzer é acusado de esnobar a bancada estadual do partido.
Nem telefone ele atende, quanto mais receber os deputados do PMDB em audiência.

Escola de Santarém entre as 5 piores do Pará

A Escola Estadual Frei Othmar, de Santarém, está incluída entre as 5 piores escolas do Pará com base nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), divulgado na terça-feira, 28.
(Fonte: Blog do Ercio)

MRN promove 7ª edição do Torneio de Integração entre municípios do Oeste

Oriximiná será a sede da 7º Torneio de Integração Regional de Futebol de Campo, promovido pela Mineração Rio do Norte (MRN) nos dias 1 e 2 de maio. As seleções de Porto Trombetas, Oriximiná, Terra Santa e Faro entrarão em campo no estádio municipal Doutor Picanço Diniz, a partir das 16h.
Tradicionalmente realizado em Trombetas, a intenção é que a partir dessa edição o torneio seja itinerante. “Vamos avaliar a possibilidade de realizar o evento a cada ano em uma das cidades. Acreditamos que assim a integração seja ainda maior”, explica o gerente de Relações Comunitárias da MRN, José Haroldo Chaves Paula. O torneio é uma realização da secretaria de Cultura, Desporto e Lazer de Oriximiná e do Mineração Esporte Clube (MEC), com patrocínio da MRN.

Major PM acusado de comprar terreno superfaturado em Santarém é promovido

Do Espaço Aberto:

Sindicância mandada instaurar pelo comandante-geral da Polícia Militar, Luiz Dário da Silva Teixeira, concluiu que o tenente-coronel Luiz Fernando Gomes Furtado cometeu irregularidades à frente do Centro Social da Policia Militar do Pará (Ceso-PMPA). Mesmo assim o acusado foi promovido a tenente-coronel “por merecimento”.
O militar foi afastado do cargo e agora deverá ser alvo de um processo administrativo disciplinar (PAD), a ser instaurado pela Corregedoria Geral da PM. Procedimento mais rigoroso que a sindicância, o PAD poderá resultar em dura punição ao oficial da PM. Os autos também foram remetido à Justiça Militar Estadual, “para conhecimento e
Providências”.
A sindicância, homologada através da portaria nº 178/2008, de 24 de março passado, foi presidida pelo coronel Vladisney Reis da Graça e concluiu que Furtado adquiriu em Santarém um terreno com valor superfaturado com base em laudo de avaliação irregular, “causando prejuízos aos associados do Ceso-PMPA”.
A apuração também considerou procedentes as denúncias de que Furtado pagou serviços de engenharia sem comprovação de execução da obra, contratou serviços de conservação e limpeza com sobrepreço, procedeu à contratação direta de prestadores de serviços e autorizou a concessão de empréstimos em desacordo com o Estatuto do Centro Social da Policia Militar do Pará.
Mesmo diante dessa tormenta de acusações – todas confirmadas, segundo a sindicância -, Luiz Fernando Gomes Furtado foi promovido de major a tenente-coronel, “por merecimento”, conforme ato da governadora Ana Júlia Carepa de 21 de abril passado.
O que é que se pode alegar num caso desses? É que prepondera o princípio da presunção de inocência, porque Furtado ainda nem está sendo julgado pela Justiça Militar. Responde apenas a investigações no âmbito administrativo.
É fato.
Mas é fato também que o ato de promoção – e ainda mais “por merecimento” - poderia aguardar, não poderia?
Para o governo do Estado, não.
E tanto é assim que um mês depois de concluída a sindicância, o militar foi promovido.
Por quê?
Somente o governo do Estado poderia explicar.
Mas não explicará, obviamente.

São Raimundo adia para sábado viagem a Belém

Mudanças nos planos da comissão técnica do São Raimundo com relação à viagem para Belém. A vinda da delegação estava prevista para sexta-feira, mas foi transferida para sábado a pedido do técnico Válter Lima, que pretende ainda trabalhar com o elenco no Mangueirão, caso ele seja liberado. O coletivo do alvinegro será no Colosso do Tapajós na sexta-feira à tarde, quando o time será definido para o primeiro jogo contra o Paysandu.
O Pantera vem com todo gás para cima dos bicolores para ter a vantagem no segundo jogo da decisão. ‘’Está tudo igual. É como começar do zero. Quem vencer este jogo está com a mão na taça. Espero que a vitória seja nossa’’, conta Luiz Carlos Trindade, o jogador mais experiente da equipe alvinegra, considerado o maestro da equipe.
Com rendimentro físico num bom patamar, apesar de estar encarando gramados pesados, o fisicultor Roni Lameira vem efetuando trabalhos de acordo com a necessidade do plantel e sua preocupação é com a lesão que pode tirar jogador na reta final do campeonato. Até o treino desta quarta-feira ninguém havia procurado o deparamento médico se queixando de problemas. O médico Alberto Tolentino vai para Belterra toda tarde para controle clínico dos jogadores.
O lateral Hugo Deleon não está quieto como reserva de Erick, vem treinando como ‘’leão’’ para recuperar a posição que perdeu para o meio-campista. Erick jogou improvisado contra o Águia. Foi aprovado pelo treinador e virou titular. Há dois anos no São Raimundo, Hugo Deleon vê o sonho de ser campeão paraense mais próximo. Ele já viveu esta emoção com o time sub20 do Paysandu há cinco anos.
Reforços - O foco principal é o Parazão, mas a diretoria da Pantera já está no ‘’mercado’’ em busca de reforços para o campeonato brasileiro da Série D. Existem vários nomes agendados, só depois de serem negociados terão suas identidades reveladas. O volante Beto, do Remo, segundo um diretor, é muito caro, mesmo assim não está descartada sua contratação. Um goleiro para revesar com Labilá também faz parte dos interesses dos santarenos. O goleiro Adriano, que está nos planos do Águia, deve ser procurado pelos dirigentes.
(Fonte: Amazônia)

Trecho do cais de arrimo é interditado

A prefeitura de Santarém interditou o trecho do cais de arrimo situado entre as travessas Sete de Setembro e Visconde do Rio Branco.
Mas as embarcações poderão atracar em outro trecho do cais, às proximidades do porto improvisado da praça Tiradentes.