sábado, 13 de junho de 2009

Astutos e covardes: Paulo Cidmil


Prezado Miguel Oliveira,


Em Santarém se faz necessário um movimento bem amplo, que envolva todo o sistema de ensino, do fundamental às universidades, toda a sociedade civil organizada, os meus culturais e sem duvida a imprensa, para discutir o valor e a importância da democracia, da diversidade cultural e do direito que todo cidadão tem de expressar seu pensamento.


A discussão politica em Santarem, longe de ser um instrumento para os avanços e conquistas da sociedade, virou um palco de “torcidas” onde os astutos e covardes manipulam os estupidos e de pouca compreensão, que agem como misseis teleguiados com o intuito de calar quem se manisfesta livremente.


Conte sempre comigo para divulgar e repudiar esse ato de opressão.


Um grande abraço e não dessista. Imprensa livre é sinônimo de Democracia.


Paulo Cidmil

Truculência e bandidagem: Dayan Serique

Me solidarizo a Miguel pela agressividade sofrida. Sei bem o que é isso, minha história em Itaituba foi marcada por intimidações e agressões covardes, mas nunca me curvei e tenha certeza Miguel, que repudio qualquer forma ou mecanismo de tentar silenciar aqueles que manifestam seu livre pensamento.

A liberdade do livre pensar e se manifestar jamais poderá se curvar diante da truculência e da bandidagem.


Dayan Serique

Barbárie: Paulo Bemerguy

Sobre o atentado sofrido pelo jornalista Miguel Olveira, editor-chefe de O Estado do Tapajós, o jornalista santareno Paulo Bemerguy escreveu em seu blog Espaço Aberto:

Jornalistas, todos nós, precisamos ter paz e segurança para trabalhar.
Jornalistas de Santarém, idem.
E todos os que se opõem ao que jornalistas informam têm todo o direito de resolver pendências – civilizadamente.
Fora disso, é a barbárie.
É o olho por olho.
É a volta do tempo das cavernas, enfim.
Queremos isso?

Ataque a jornalista em Santarém: Franssinete Florenzano

O Estado do Tapajós denuncia que os parabrisas de seu automóvel foram destruídos por dois desconhecidos, na noite da última quinta-feira, quando o veículo estava estacionado em frente à residência do jornalista Miguel Oliveira, editor-chefe do jornal, no bairro do Santíssimo, em Santarém. Dois homens apertaram o botão da campainha da casa. Ao serem atendidos, perguntaram se o jornalista se encontrava. Um deles o chamou para “lhe apresentar um amigo”. Como o convite não foi atendido, danificaram os vidros traseiro e dianteiro do carro. A direção do jornal registrou Boletim de Ocorrência na polícia e a perícia já foi executada ontem de manhã.
O blog deplora a ação e reforça os pedidos de providências. Não é possível que a imprensa continue sendo vítima da falta de garantias à livre manifestação do pensamento.
(http://www.uruatapera.com/blog/blog.asp)

Conduta criminosa: Sábatto Rossetti

O advogado Sábatto Rossetti encaminhou email ao Blog do Estado se solidarizando com os diretores do jornal O Estado do Tapajós diante do ataque covarde sofrido por seus diretores:


Miguel

Conte com a minha solidariedade e apoio no que for preciso para fazer com que a autoria seja comprovada.
Recentemente um blog foi alvo de medidas judiciais por conta de suas opiniões. e toda a blogsfera se solidarizou diante da medida.Agora foram mais longe.
Agora é um ato contra a vida, com típico cenário de crime de encomenda onde a vítima teve a serenidade de não sair de casa. Sabe Deus o que poderia ter acontecido.
A sua vida está em risco por conta do livre exercício profissional, que embora tenha garantia constitucional, vivemos uma fase de faz de conta, pois o que diz a Constituição Federal, não vale para os inquilinos do poder (municipal, Estadual e federal).
A conduta desses criminosos lembra os crimes praticados na época da ditadura quando se revidava com violência jornais e emissoras de rádio contrárias aos que se achavam dono de tudo, até dos governantes. O autoritarismo está de volta com o projeto de poder que todos estamos testemunhando.

É fato que isso prova que o crime organizado busca intimidar a imprensa e a informação para que o povo em geral, e no caso o local, não tenha acesso ao que os que se acham poderosos estão mandando e desmandando.

Com essa conduta desses elementos típica de assassinos de aluguel, sorte sua não ter saído de casa, naquele momento, As autoridades constituídas tem o dever de promover com rigor a apuração desses fatos, em respeito a sociedade paraense e ao livre exercício da profissão do jornalista.

Um crime dessa natureza, não é um simples atentado contra Miguel Oliveira, mas um crime contra a liberdade de imprensa, contra a liberdade odo cidadão comum, um crime contra todos nós, paraenses e brasileiros.

Sábato
Giovani Megale Rossetti

Manchetes deste sábado de O Estado do Tapajós

SEDUC NÃO DISPÕE DE PRÉDIOS PARA REMANEJAR CERCA DE 5 MIL ALUNOS

MARIA TOMA POSSE E LOTEIA SECRETARIADO

EX-PREFEITO, TAPAJÓS DIZ QUE COM ELE SANTARÉM VIVEU EM PAZ

O ESTADO DO TAPAJÓS NÃO SE INTIMIDARÁ

SÃO JOÃO ANIMADO E CARO EM SANTARÉM

Hélcio Amaral: O artesanato amazônico e o futebol

Lúcio Fávio Pinto: Pará: Para baixo

PROFESSORES CONDICIONAM VOLTA ÀS AULAS À DECISÃO DO COMANDO EM BELÉM

MP PEDE FECHAMENTO DE USINA DE ASFALTO