terça-feira, 23 de junho de 2009

Plano Safra: ministro diz que preocupação é recurso sair a tempo

Agência Estado

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou nesta terça-feira (23/6) que a principal preocupação dos produtores e do próprio ministério em relação ao Plano Safra 2009/2010 é fazer com que os recursos cheguem ao agricultor e ao pecuarista "no tempo certo". Ele fez a afirmação ao chegar para a audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na Câmara dos Deputados

Stephanes ouviu comentários de jornalistas, os quais disseram que os produtores aprovaram o plano, mas reclamaram da manutenção da taxa de juros em 6,75% ao ano, a mesma aplicada em 2008. "Os juros estão estabelecidos. A maior preocupação deles, e nossa, é de que os recursos cheguem ao agricultor no tempo certo", disse. Segundo ele, para que isso ocorra, é preciso que os bancos operacionalizem as transações. "Mais importante do que juro baixo é ter o dinheiro à disposição", avaliou. O Plano de Agricultura e Pecuária disponibiliza R$ 107,5 bilhões de recursos para financiamento do setor, quantia considerada suficiente pelo ministro

Stephanes ressaltou que o Banco do Brasil é o principal instrumento de chegada dos recursos ao agricultor e que age com o dinheiro à disposição. Já as outras instituições financeiras costumam dificultar um pouco mais o acesso, lembrou o ministro, por conta das características do setor, como alto endividamento, falta de garantias e risco elevado. "Alguns bancos ainda são um pouco reticentes", disse

O ministro comentou, ainda, que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem demorado "um pouco" para liberar os recursos, principalmente, aqueles voltados para investimento. Ainda sobre os juros, o ministro ressaltou que a taxa mais aplicada no plano de safra é apenas um pouco maior do que a inflação. Segundo ele, o que pode encarecer o custo do dinheiro para o produtor é a cesta de recursos acessada por ele, que chega a ser de até 15% ao ano. "Quando o agricultor busca dinheiro fora, é mais caro e isso é ruim", comparou. Stephanes acrescentou que já é possível constatar o retorno das tradings ao mercado. Elas haviam se afastado em função da crise financeira internacional. "Já estão retornando e retornando de forma forte", disse

Depois da ambulancha, vem aí a motolância


Santarém já tem mais motocicletas que automóveis.
Imaginem agora se o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência fosse reforçado, com a utilização de motolâncias, como vai acontecer em Manaus, hein? Em Santarém já funciona o sistema de ambulancha na região dos rios.
Na capital baré, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) aguarda a entrega de 14 motocicletas equipadas para prestar os primeiros atendimentos à vítima, antes da chegada da ambulância. De acordo com o secretário de saúde de Manaus, os veículos serão entregues à população no mês de julho.
(Com informações e foto do Portal Amazônia)

Governo diz que saldo negativo de empregos diminui

O Pará obteve um saldo negativo de 682 empregos, ou seja, uma queda relativa de 0,13%. Este é o melhor desempenho desde novembro de 2008, quando teve início a crise econômica mundial.

De acordo com informações do Caged/MTE, foram 19.271 admissões (3,36% a mais que em abril) e 19.953 demissões (4,01% menos que em abril). Uma recuperação de 1.461 postos de trabalho, entre os dois meses analisados.

(Fonte: Agência Pará)


Pará perde quase 15 mil empregos


Do site Pará Negócios,

"O balanço efetuado pelo Dieese/Pa, com base em dados do Ministério do Trabalho e Emprego sobre a trajetória do emprego formal no Estado do Pará mostra que nos cinco primeiros meses de 2009 (janeiro a maio) foram feitas em todo o Estado 93.840 admissões, ante 108.324 desligamentos, gerando um saldo negativo de 14.484 empregos com carteira assinada, com um decréscimo de 2,62% no numero de postos de trabalho. No mesmo período de 2008 foram feitas em todo o Pará 255.683 admissões e 229.957 desligamentos, gerando um saldo positivo de 25.726 empregos, com um crescimento de 5,26%." (www.paranegocios.com.br)

Balsa com madeiras ilegais apreendida pelo Ibama no rio Amazonas


Deflagrada na última sexta-feira (19), a Operação Bajara apreendeu nas primeiras horas da ação, uma balsa com cerca de mil metros cúbicos de madeiras nobres das essências ipê, maçaranduba e angelim, que estava sendo transportada sem nenhuma documentação na confluência dos rios Curuará e Amazonas. O responsável será autuado em cerca de R$ 300 mil pela infração.

De acordo com o Chefe da Fiscalização do Ibama em Santarém, Gustavo Podestá, a região do rio Curuá-Una/Curuatinga tem apresentado muitos problemas referentes à extração ilegal de madeira. "É uma área que tem sofrido com a intensa exploração ilegal de madeira nos últimos anos, por causa da facilidade de escoamento pelos rios, já que é repleta de ramais", explica Podestá.

A balsa com as madeiras já está sob os cuidados da Gerência do Ibama de Santarém e será encaminhada para doação. A Operação Bajara, que foi iniciada no dia 19 de junho, tem o objetivo de combater a extração, transporte fluvial e comercialização de madeira ilegal na
região do curuatinga. Ela permanecerá na área por tempo indeterminado.

(Fonte: Ascom/Ibama)

Seduc faz proposta de reposição de aulas

Até o final desta semana, dirigentes do Sintepp devem decidir se aceitam a proposta de reposição de aulas apresentada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O assunto foi discutido em reunião nesta terça (23), com a presença de representantes do movimento estudantil, na sede da Seduc. Os professores do estado paralisaram as atividades por 26 dias, entre os meses de maio e junho.

A proposta de reposição da Seduc inclui aulas aos sábados, com início a partir de agosto. Segundo os técnicos da Secretaria de Educação, se for utilizado um sábado de cada mês como dia letivo até janeiro de 2010, será possível repor os dias parados. Com esta proposta o início do semestre letivo de 2010 fica adiado para o dia 22 de março.

Em Santarém, os professores decidiram em assembléia que não aceitam a reposição de aulas aos sábados.

No mundo do barro


É assim que a prefeitura de Santarém está atuando para tapar os milhares de buracos que infestam as ruas da cidade.
Foto: Betinho Sá

Proibida plantação de soja de 1º de outubro a 30 de novembro em Santarém e Belterra

Começa com um rápido amarelecimento da planta, posterior queda das folhas e pode causar perdas de 30 a 75% da produção. A ferrugem asiática é uma praga que ataca a soja e pode causar terríveis prejuízos à plantação. Para combatê-la, o governo do Pará, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepara), e em conformidade com a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), instituiu o Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja.

O comitê foi criado no segundo semestre do ano passado e tem como principais atribuições planejar, executar e fiscalizar o vazio sanitário da soja no Estado - uma prática que impede o plantio de soja por determinados períodos, de acordo com as peculiaridades de cada microrregião paraense, no intuito de evitar a contaminação da ferrugem asiática nas plantações do território do Estado.

De 15 de julho a 15 de setembro, nas microrregiões de Conceição do Araguaia, Redenção, Itaituba, Marabá e Altamira, e de 1º de outubro a 30 de novembro, nas microrregiões de Santarém, Altamira, Paragominas, Bragança e Guamá, é proibido o plantio de soja e, obrigatório, a exterminação de plantas que tenham nascido voluntariamente - na queda dos grãos em terrenos durante o transporte.

A medida, que é amparada pelo Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), busca o fortalecimento do sistema da produção agrícola da soja no Estado do Pará e manutenção da arrecadação dos cofres públicos estaduais.

(Fonte: Secom/Pará)


Faro inaugura sua primeira biblioteca comunitária

O município de Faro ganhou seu primeiro espaço comunitário dedicado à leitura – a Biblioteca Padre João Adolfo. Inaugurada no último domingo, dia 21, a construção do prédio foi uma iniciativa da Igreja Católica de Faro e teve a parceria da Mineração Rio do Norte (MRN) e da prefeitura da cidade. “A biblioteca irá facilitar o acesso da população ao conhecimento. Nosso objetivo é estimular o hábito da leitura, especialmente entre as crianças e os jovens”, explica Raimundo Pinto, o padre Dico, responsável pela obra.

A MRN doou diversos livros para a biblioteca, entre eles duas coleções completas de enciclopédias. “Vamos continuar apoiando e doando livros. Ações que propiciam e estimulam a leitura são muito importantes. Torcemos para que o hábito de ler se acentue na população local”, ressalta o gerente de Relações Comunitárias da MRN, José Haroldo Paula.

“Esperamos que esse espaço esteja cada vez mais cheio de livros e pessoas para lê-los”, exalta padre Dico. Para Maria da Conceição Vidal, moradora de Faro, a abertura da biblioteca foi um passo muito importante para o município. “Além de Faro, as comunidades vizinhas, como Maracanã e Ubim, terão um lugar para fazer suas pesquisas e leituras”, avalia.

José Olivar- Portal 2009

O Senado aprovou a PEC nº 47/08, conhecida como PEC paralela dos Vereadores, que limita os gastos dos Municípios com as Câmaras de Vereadores. Pela Emenda aprovada, a Câmara de Santarém terá diminuído o seu repasse de 7% para 6%, considerando que estamos na faixa entre 100 e 300 mil habitantes, o que, pela nova Emenda – entrará em vigor a partir de 1º/01/2010 – altera as disposições do art. 29 –A, da Constituição Federal.

Direitos do Advogado

Sou daqueles pessimistas que não acreditam na eficácia do art. 6º do Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/04), que afirma não haver hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público. Nessa tríade, nós advogados – com raríssimas exceções – ficamos em desvantagens e os neófitos na profissão, são os que mais sofrem, ainda tateando seus direitos e deveres, às vezes até se acachapando. Há exceções de um lado e de outro, mas ainda falta muito. Cabe à OAB e a nós, conseguirmos a eficácia da norma e o respeito aos nossos direitos como indispensáveis à administração da Justiça.

Ganhando pontos:

(01) Os contribuintes municipais, pela remissão de juros e multas sobre os débitos fiscais em atraso, conforme autorização dada pela Lei Municipal nº 18.267, de 12 de junho de 2009. Pela lei, os juros e multas serão reduzidos de acordo com o parcelamento dos débitos e numa escala que vai de 50% a 80% de redução. (02) A programação da Prefeitura Municipal em homenagem aos 348 anos da cidade , onde se inclui a revitalização de algumas praças e limpeza de ruas que estão realmente precisando. Afora isso, a Prefeita não pode esquecer de tratar as erosões e os buracos que campeiam em toda zona urbana.

Perdendo pontos:

(01) A Prefeitura Municipal de Santarém, que até agora não iniciou – se iniciou ninguém viu – a operação tapa buracos, já que as ruas estão intrafegáveis e as oficinas de veículos faturando alto com as consequências da buraqueira. Espera-se que a ilustre Maria do Carmo comece logo a agir. (02) A estrada de Alter do Chão que a cada dia piora mais, embora a Governadora, que muito promete, até agora nada tenha feito, mesmo aproximando-se as férias de julho e o Festival do Borari, se é que vai haver. Eta Governadora boa!

Presente de grego


O Clube do Remo deu um verdadeiro presente de grego ao São Raimundo.
Liberou Edinho para o Pantera.
O jogador, de uma vida pregressa conturbada, aprontou no jogo contra o Nacional, no último sábado, amistoso realizado no Barbalhão.
Edinho atingiu com uma cabeçada um jogador do Nacional que foi parar no hospital.
O jogador violento já foi devolvido ao Clube do Remo.

Festival de Parintins


Começa sexta-feira o festival do boi de Parintins.

Garantido e Caprichoso entram no bumbódrom, amanhã, para os testes de luz e som.

OS velhos políticos de sempre

Antenor Pereira Giovannini


Sr Editor

Quando é que essa velharia toda irá resolver colocar o pijama e ficar em casa cuidando de plantas, de netos ou então se candidatarem a sindico de prédios ou ainda gerente de asilo.
Tal qual o resto do País na sua grande maioria não há renovação na política.
São os mesmos velhos de sempre. Sempre os mesmo nomes. Sempre as mesmas caras. Eta paisinho medíocre difícil de ter novos lideres políticos.
Está mais do que na hora darem lugar aos mais novos e irem para casa tomar sopinha e assistirem novelas.
Em qualquer mídia são sempre os mesmos nomes, as mesmas caras.
Desde octogenário Presidente do Senado que não abre mão do cargo, da política, das lambanças por debaixo do pano, passando pelos estados e obviamente indo parar nos municípios. A cola não desgruda da cadeira.
A situação no Pará não diverge. Abre e fecha jornal/blog/noticiário de tv são sempre os mesmos.
Poderiam ficar em casa que nem eu enchendo pelos blogs, mas pelo menos não estariam literalmente tomando lugar de gente nova com pensamentos novos e quem sabe uma política menos viciada e enrugada.

ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO - UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL.

Olavo das Neves

A luta pela criação de uma ALC - Área de Livre Comércio em nossa região é legítima.
Não podemos aceitar que o Pará seja o único Estado da Amazônia preterido deste modelo. Fora deste contexto nosso Estado tem perdido muito com a arrecadação em virtude da invasão de produtos oriundos das ALC´s de nosso entorno, especialmente Manaus e Macapá, que diariamente estão abastecendo nossa região com produtos que outrora eram adquiridos aqui.
Os produtos frutos de invasão são os mais diversos, desde sabão em pó até derivados do leite.
Importante ressaltar que a população será especialmente abraçada com a consolidação de uma ALC, pois sentirá no bolso seus benefícios com a redução de preços de inúmeros produtos.
Outro ponto de grande relevância é a redução da pressão sobre nossas florestas, onde a exemplo de outras áreas contempladas, surge uma nova alternativa econômica que contempla perfeitamente a máxima da sustentabilidade.
Importante que se diga que a ALC não é a única alternativa econômica para nossa região, pois diversos outros segmentos, como mineração, turismo, agricultura, pecuária, madeira, entre outros, precisam ser incentivados e devidamente enquadrados em políticas públicas que garantam sua harmonia com nosso ecossistema.
Para isso tudo acontecer esperamos contar com uma unidade política que desvencilhada de sentimentos menores estejam firmes em prol dos interesses comuns de nossa população.