quarta-feira, 8 de julho de 2009

Lúcio Flávio Pinto: Jornal

Uma das maiores perdas à memória escrita do Pará aconteceu no dia 30 de agosto de 1952: um incêndio destruiu todo o arquivo da Folha do Norte, que tinha 60 anos de existência. Dessa vez, a destruição foi resultante de um acidente e não de algum ataque com motivação política, como em outras ocasiões. Todas as demais dependências da empresa permaneceram incólumes. “Identificado com o povo, de cujos interesses sempre foi sentinela indormida e heróica”, o jornal de Paulo Maranhão lançou “um apelo” para recompor a coleção dos exemplares antigos. A resposta foi imediata: no dia 4 de setembro jornais começaram a ser enviados por pessoas como Irawaldir Rocha, na época estudante do Colégio Estadual Paes de Carvalho, a família Conduru e dezenas de pessoas, que tinham seus nomes registrados todos os dias. Qual seria a resposta do público se uma tragédia dessas ocorresse hoje?

Líderes de rebelião em Cucurunã são transferidos para Belém

Doze detentos que cumpriam pena no Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura, em Santarém, oeste paraense, foram transferidos para Belém no final da tarde de terça-feira (7).

Por volta das 18h, um ônibus da Polícia Militar, escoltado por uma viatura, fez a transferência dos presos. De lá, o comboio seguiu direto para o Aeroporto de Santarém.

Os dois detentos apontados como líderes da rebelião do final de semana também foram transferidos. Eles estavam presos desde fevereiro na casa penal. A dupla responde pelos crimes de formação de quadrilha e assalto a banco nos estados de Tocantins, Amazonas e Pará.

Os outros dez detentos são acusados de participação no motim, que durou aproximadamente 24 horas. Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Susipe em Belém, a transferência faz parte da segurança do sistema e tem o objetivo de evitar que ocorram problemas envolvendo outros detentos.

Os presos embarcaram em um jato fretado. O embarque ocorreu na área de uma empresa particular.


Redação Portal ORM

Sebastião encanta paulistanos com as cordas do Tapajós

Paulo Cidmil:

Acompanhei o lançamento do CD “Cordas do Tapajós” de Sebastião Tapajós, em São Paulo.

Tive o prazer de assistir os shows no SESC Pompéia e SESC Santana na cidade de São Paulo e, no domingo, o do SESC Santos, na cidade de Santos.

Realizei o registro desses shows e das entrevistas que Sebastião concedeu para Radio Cultura, onde participou de diversos programas.

Foi realmente um acontecimento maravilhoso, que todos devemos nos orgulhar. Sebastião fez um trabalho dedicado a Santarém e lançou dois novos valores de nossa musica, Derek e Kaila, que surpreenderam o público COM TÉCNICA, VIRTUOSISMO E MUITA EMOÇÃO. Vindo de Sebastião Tapajós não poderíamos esperar menos.

É importante dizer que dos 5 espetáculos 3 foram com casas lotadas por um público quase que exclusivamente paulista e paulistano, que pediu bis e saiu dos teatros em estado de êxtase.

Envio os links para que os freqüentadores do blog possam constatar a performance de nossos artistas.

http://www.youtube.com/user/cidmil

http://www.youtube.com/watch?v=abNSYYz27ME

Bom lembrar que bons equipamentos e técnicos qualificados são fundamentais para esse excelente espetáculo.


Empresa do pai do secretário de meio ambiente aterra praia

Santarém é mesmo uma terra de ninguém.
O empresário Paulo Corrêa, pai do secretário de meio ambiente de Santarém, o também empresário Marcelo Corrêa, está aterrando a praia no final da travessa São Cristóvão, área tomada na marra do patrimônio público para servir de porto particular da empresa Marques & Pinto Navegação.
Os moradores da redondeza estão revoltados com a inércia do poder público.
Os prejudicados denunciaram as reiteradas agressões ao meio ambiente ao juiz da fazenda estadual, que remeteu o documento ao promotor Raimundo Brasil, que desde o dia 27 de junho ainda não tomou nehuma providência legal sobre o caso.
Ao lado da praia aterrada fica localizado o terreno onde a prefeita Maria do Carmo prometeu construir a praça Candura da Prainha.

Atleta deve beber cerveja todo dia

Além de matar a sede e relaxar, a cerveja ajuda na recuperação após a prática esportiva. A afirmação é do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, que apresentou um estudo defendendo o consumo moderado da cerveja para os atletas como fonte de hidratação diária. O estudo “Idoneidade da cerveja na recuperação do metabolismo dos desportistas”, apresentado nesta terça-feira, foi baseado em relatórios e pesquisas de especialistas em medicina, fisiologia e nutrição da Universidade de Granada com o aval do CSIC.

Segundo o documento, os componentes da cerveja ajudam na recuperação do metabolismo hormonal e imunológico depois da prática desportiva de alto rendimento e também favorece a prevenção de dores musculares. A tese é defendida pelo cardiologista e ex- jogador de basquete da seleção espanhola, Juan Antonio Corbalán, medalha de prata nas Olimpíadas de Los Angeles (1984). O estudo foi realizado em dois anos e recomenda o consumo de três tulipas de 200 ml de cerveja (ou de 20g a 24g de álcool) para homens e duas para mulheres (10g a 12g) por dia; volume que os autores do relatório definem como moderada.

Cerveja ou suco de laranja

De acordo com os pesquisadores, a cerveja contém 95% de água e é a bebida alcoólica com menor gradação (5% em média). Uma tulipa de 200 ml possui 90 calorias, o mesmo que um copo de suco de laranja. Para chegar a essa conclusão de consumo na dieta de desportistas, os cientistas fizeram pesquisas com 16 atletas universitários com idades entre 20 e 30 anos, em boa forma física e que alcançavam uma velocidade aeróbica máxima (VAM) de 14 km/h. Além disso, todos deveriam ser consumidores habituais e moderados de cerveja, manter uma dieta mediterrânea, não ter hábitos tóxicos nem antecedentes familiares de alcoolismo.

Os testes foram feitos durante três semanas em baterias diárias de uma hora de corrida, sob calor de 35º, 60% de umidade relativa e duas horas de pausa para hidratação. Nesse intervalo os atletas bebiam água ou cerveja (máximo de 660 ml), alternando as bebidas em cada pausa de hidratação para comparar resultados.

”Tão boa quanto água” – A conclusão foi que a cerveja permitia recuperar as perdas hídricas e as alterações do metabolismo tão bem quanto a água. Os cientistas usaram parâmetros indicativos como: composição corporal, inflamatórios, imunológicos, endócrino-metabólicos e psico-cognitivos (coordenação, atenção, campo visual, tempos de percepção-reação, entre outros) para comprovar que o álcool não afetava a atividade de hidratação.

O estudo destaca ainda que a cerveja contém substratos metabólicos que substituem algumas substâncias perdidas durante o exercício físico como aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes. Mas apesar desta defesa do consumo da cerveja, os pesquisadores espanhóis afirmam que o consumo nunca deve passar da moderação, porque o excesso de álcool não se metaboliza e, por isso, afeta o sistema nervoso central. No caso dos desportistas a recomendação do relatório é beber durante as refeições. Nunca momentos antes de praticar exercícios nem logo depois. O intervalo indicado para a cervejinha da hidratação é de duas horas antes ou depois de suar.

(Da BBC Brasil)

Desembargador Milton Nobre aprovado pela Senado para o CNJ

O plenário do Senado aprovou, na noite de terça-feira (7), os nomes dos novos conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Depois de quase um mês sem 11 de seus membros, o CNJ poderá voltar a funcionar a partir desta semana.

Na sessão plenária desta terça, todos os 11 indicados e aprovados após sabatina da Comissão de Constituição e Justiça da Casa tiveram suas as indicações referendadas pelos senadores.

Os novos conselheiros são o ministro Ives Gandra Martins, os desembargadores Leomar Barros Amorim de Souza e Milton Augusto de Brito Nobre, os juízes Paulo de Tarso Tamburini Souza, Morgana de Almeida Richa, Nelson Tomaz Braga e Walter Nunes da Silva Júnior, além do procurador José Adônis Callou de Araújo Sá, do promotor Felipe Locke Cavalcanti e dos advogados Jorge Hélio Chaves de Oliveira e Jefferson Luis Kraychychyn.

Publicada lei que obriga proteção a eixo de motor de barcos

O governo federal publicou ontem, no Diário Oficial da União, a Lei 11.970, que obriga os donos de embarcações a usar a proteção no motor, eixo e partes móveis de seus veículos. A nova legislação, sancionada pelo vice-presidente José Alencar, altera a Lei 9.537, de 1997, a qual dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário em águas sob jurisdição nacional, porém sem atentar a acidentes, como o escalpelamento e o desenluvamento, decorrentes da falta de proteção do equipamento.

Segundo o presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Sarapó, o médico Cláudio Brito, desde a década de 1970, só no Pará, são registrados pelo menos dois casos por mês. “Se fizermos um cálculo, hoje devem haver cerca de 2 mil vítimas desse acidente”, comenta.

Para o médico, a norma soma-se a outra já existente no Pará, resultante de uma luta antiga por causa dos inúmeros casos registrados no Estado, cujas vítimas principais são mulheres e crianças.

Agora, a luta das organizações é para que de fato a legislação seja respeitada e o quanto antes sejam instalados os equipamentos de proteção dos motores nas embarcações. Segundo o presidente da ONG Sarapó, por meio de uma parceria com a Marinha do Brasil este mês, entre 24 e 26 de junho, serão entregues nas regiões ribeirinhas 200 equipamentos de proteção para proprietários de embarcações registradas no órgão. “Esse é só o primeiro momento e esperamos ultrapassar essas 200 embarcações, fazendo novos cadastros e sempre com o apoio da Marinha, que também é nossa parceira junto aos empresários”, declara.

Prefeitura de Óbidos é acusada de invasão e furto a emissora de televisão

As instalações da Rádio e TV Atalaia, no município de Óbidos, foi invadida por desconhecidos que romperam o cercado do terreno e furtaram os chamados “radiais” da torre de transmissão, que consistem em mais de 120 fios de cobre, com mais de 90 metros de extensão.

A diretoria da Rádio e TV Atalaia denuncia que as pessoas responsáveis pelos atos acima estariam ligadas ao prefeito de Óbidos, Jaime Silva (PTB), reeleito no último pleito municipal. Tal relação foi feita por conta da divulgação de acusações por parte da prefeitura, através de alto-falantes pela cidade, de que a emissora estaria inadimplente com o município e que não possuía escritura do terreno onde se encontram as instalações da torre. A própria direção da rádio apresentou cópia autenticada da escritura do terreno, registrada em cartório e autenticada.

VINGANÇA

Ainda segundo a direção da empresa, toda esta situação foi gerada pelo fato de, no ano passado, tanto a Rádio quanto a TV Atalaia terem divulgado o flagrante realizado pela Justiça Eleitoral, onde o prefeito Jaime Silva comprava votos da população, distribuindo combustível.

O prefeito de Óbidos, Jaime Silva, nega qualquer relação com a invasão do terreno e subseqüente furto de material. Ainda segundo o prefeito, outras duas áreas particulares do município foram invadidas no mesmo período.

Ele acredita que estes episódios tenham ocorrido pelo aumento do contingente populacional de Óbidos, em decorrência dos alagamentos das cidades vizinhas, o que teria propiciado o aumento do índice de furtos e invasão de áreas ociosas.

Quanto à inadimplência e dívidas referentes a impostos e outras taxas por conta da Rádio e TV Atalaia, Jaime Silva confirma a existência, mas nega que o assunto tenha sido exposto em altos-falantes ou qualquer outro meio.
(Diário do Pará)

Círio de Nazaré há 107 anos

Lúcio Flávio Pinto

Belém - Havia seis bandas de música no cortejo da procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em 1902. E numerosas embarcações, que traduziam a importância dos rios para os participantes da manifestação. A descrição dos componentes do ato revela uma ligação mais forte com a realidade do fiel de então. O cortejo obedecia com rigor à seguinte ordem: carro precursor, corpo de cavalaria da Brigada Militar (com vários clarins), banda de música da mesma brigada, anjo São João Batista, diversas filas de marujos, banda de música do 47º Batalhão de Caçadores, escaler São João Batista (conduzido por vários marujos), banda de música União Operária, navio Floriano (com marujos), canoa Chiquinha (com pequenos marujos), canoa Esperança, canoa Rainha das Flores, canoa Santo Antonio, barco Arara, vapor Armando, Dom Fuas Roupinho, carro dos milagres, banda de música da Sociedade do Tiro Brasileiro, carro dos milagres (puxado por duas juntas de bois), banda de música Senador Antonio Lemos e banda de música do Corpo de Bombeiros (sob a regência do maestro Cincinato Sousa).

Alegrai-vos, sonegadores

O posto de fiscalização da Sefa em Itaituba está fechado.
Ação fiscalizadora nas empresas da cidade pepita só mesmo quando a regional da secretaria em Santarém destaca algum fiscal para lá.
A denúncia é do Sindtaf.