quinta-feira, 9 de julho de 2009

Atualizações somente a partir de amanhã, às 8h00

Lúcio Flávio Pinto: Contrabando

Já eram numerosas as apreensões em Belém de carros americanos contrabandeados quando uma reunião foi convocada, em abril de 1961, para uma deliberação a respeito, no quartel-general da 1ª Zona Aérea (atual Comando Aéreo Regional). Mas o encontro terminou pior do que começou. O advogado Paulo Meira, como patrono de um dos donos de carros apreendidos, se queixou de que a ordem de liberação expedida pelo juiz dos feitos da fazenda federal, Olavo Nunes (ainda não haja a justiça federal de 1º grau), não estava sendo cumprida pela alfândega, apesar de ser decisão final. O inspetor da fiscalização do imposto de consumo, Inácio Toscano, alegou razão técnica para não executar a sentença, razão negada pelo advogado.
O sub-procurador da república, Sílvio Fioravante, entrou na discussão para atacar o juiz, classificando-o de gângster, equiparável a Al Capone. O advogado achou que já era demais e se retirou. O representante do Ministério Público Federal foi ao comandante da 8ª Região Militar, general Augusto Magessi, para lhe pedir que mantivesse a apreensão do carro importado do deputado estadual Agenor Moreira, que tinha o benefício da decisão do juiz.
Foi um ba-fá-fá, como se dizia então.

Atualização precária - Curtíssimas

A internet vai de mal a pior, quase parando.
Por isso o Blog do Estado está temporariamente sem atualização.
Mas os leitores podem curtir os seguintes aperitivos, em notas curtas:
----------
Há rumores de preparação de uma nova rebelião em Cucurunã.
---------
Feira agropecuária terá local reserva para venda de verduras, frutas e legumes dos produtores ligados à Aprusan.
---------
Diretora do presído desmentiu, no ar, o promotor Adler Calderado. Ele disse que a diretora tinha sido afastada informalmente do cargo. Ele ligou para a emissora e disse que continua na direção da penitenciária.
--------
Marinha está preocupada com encalhe de navios na região Oeste do Pará.
--------
Sobra crédito para financiar produção. Banco do Brasil dispõe de 100 milhões de reais para emprestar pelo Pronaf. Mas clientes não aparecem para fechar negócio em Santarém.
-------
Historiador aponta falhas em catalógo sobre o patrimônio histórico de Santarém.
------
Pantera já pode contar com mais um reforço para o jogo contra o Tocantins, domingo, em Palmas.
----