terça-feira, 4 de agosto de 2009

Coordenador da Operação Boi Pirata é preso no Pará

Agência Brasil:

O coordenador da Operação Boi Pirata 2, Leslie Tavares, foi preso nesta terça-feira (4) em Novo Progresso, no sudoeste do Pará, durante ação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para retirar gado criado ilegalmente na Flona (Floresta Nacional) do Jamanxim. A operação, deflagrada no último fim de semana, foi suspensa na segunda-feira (3) por uma liminar da Justiça estadual. Nesta madrugada, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRF-1), Jirair Megueriam, determinou a retomada da ação do Ibama.

No entanto, a decisão da Justiça Federal não foi cumprida, e o juiz local determinou a prisão de Tavares. O coordenador geral de fiscalização do Ibama, Bruno Barbosa, disse que o órgão está acionando a Advocacia-Geral da União para tomar medidas urgentes em relação à prisão do coordenador. “Parece que o juiz está descumprindo a decisão do TRF. Se isso aconteceu, o juiz pode até ser preso pela Polícia Federal”, disse.

A Operação Boi Pirata 2 foi deflagrada em uma fazenda localizada dentro da Flona Jamanxim, com 2.548 cabeças de gado criadas ilegalmente na unidade de conservação. O Ibama aplicou dez autos de infração, num total de R$ 15 milhões em multas. Novo Progresso é o município campeão de desmatamento no país e está localizado na região da BR-163, que liga Cuiabá (MT) a Santarém (PA), uma das grandes fronteiras de avanço da devastação da Amazônia.

A expectativa do Ibama é retirar os animais até a próxima quinta-feira (6). Além das cerca de 2,5 mil cabeças retiradas na ação, o Ibama espera que outros produtores da região desloquem os animais para fora da unidade de conservação. Na Operação Boi Pirata 1, em 2008 na Terra do Meio, os agentes apreenderam 3,5 mil cabeças de gado e outras 100 mil foram retiradas pelos próprios fazendeiros, que ocupavam a área irregularmente.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, acredita que não haverá problema para vender os bois apreendidos em Novo Progresso, como ocorreu com os “bois piratas” da Terra do Meio, que só foram leiloados após cinco tentativas.

“Daquela vez houve um boicote. Mas, independentemente da venda, o objetivo de tirar os bois de áreas de conservação já está sendo cumprido”, disse Minc.

Prefeituras têm cotas de FPM reduzidas em agosto

O senador Cícero Lucena(PSDB-PB) reclama da tribuna do Senado Federal a queda dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios(FPM) neste mês de agosto.
Se antes desse quadro a prefeita Maria do Carmo diz que não tem dinheiro para tapar buracos das ruas, imagine agora?

Saúde, teu nome é doença!

Não há médico no posto de saúde do Livramento.
O ortotopedista que atendia como clínico geral do PS, tomou doril.
Mas a dor da população, não.

Faixas de pedestres estão apagadas

Da Redação

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMT) já está com uma programação que deverá ser iniciada na próxima semana que é a pintura das faixas de pedestres a começar nas que estão em frente às escolas da cidade. Num segundo momento, serão pintadas as faixas das principais esquinas que se encontram praticamente apagadas em decorrência do tempo.
Segundo o secretário Sandro Lopes, durante o período chuvoso foi muito difícil trabalhar, agora com a chagada do verão, os trabalhos serão retomados e como as aulas já serão reiniciadas na próxima semana, será dado prioridade para aquelas ruas em frente às escolas. Ele ressalta que em alguns pontos será necessário o melhoramento do asfalto e para isso já manteve contato com a Secretária de Infra-estrutura para que os pontos críticos sejam recuperados para que a SMT possa efetuar seu trabalho.
Sandro garante que, no máximo em 15 dias, todas as faixas já existentes serão pintadas e outras serão colocadas em pontos estratégicos da cidade, uma vez que ele reconhece que é necessário a sinalização horizontal em outros pontos. Ele espera que o convênio celebrado entre a SMT e o DETRAN possa ser retomado e assim iniciar a pintura de novas faixas.
O titular da SMT reconhece que existem vários pedidos, principalmente de diretores de escolas solicitando junto a secretaria a colocação de faixas de pedestre em frente essas escolas e a secretaria espera atender ainda este ano o maior número possível desses pedidos.

CPC não pode mais emitir laudo para mudança de característica de veículo

Josevaldo Pereira
Free Lancer


Por determinação da justiça, o Centro de Perícia Científica Renato Chaves (CPC) não poderá mais realizar perícias em veículos que vão fazer mudança de característica e isso tem causando um sério problema para os proprietários e para os despachantes de veículos de Santarém e da região Oeste do Pará. Uma empresa foi contratada pelo DETRAN para fazer essa vistoria, mas a mesma é instalada em Belém e não possui nenhuma filial na região, obrigando que sejam levados até a capital os veículos que necessitem passar por vistoria.
A direção do CPC em Santarém informou que apenas está cumprindo uma decisão judicial e não está mais emitindo o laudo para a mudança de característica de veículos, embora ainda esteja sendo bastante procurado pelos proprietários interessados em fazer esse tipo de mudança.
Um documento já foi enviado pelo órgão à gerência do DETRAN em Santarém comunicando essa determinação da justiça. A gerência local do DETRAN também confirmou a contratação de uma empresa particular para emitir esse laudo e que esta foi uma decisão de Belém e que também recebeu comunicado do CPC sobre a decisão da justiça de não permitir mais que o órgão faça a vistoria para mudança de característica de veículos.
Segundo Jocôndio Gonçalves, presidente do Sindicato dos Despachantes de Veículos do Oeste do Pará, vários processos já estão em andamento e à espera de que alguma solução seja tomada para resolver os problemas que iniciaram após o Governo do Estado ter autorizado uma empresa particular de Belém a fazer esse licenciamento. Hoje para o proprietário fazer a remarcação do chassi e mudança de característica de carroceria do seu veículo, ele terá que levar o mesmo até Belém.
Jocôndio explicou que, para se fazer esse tipo de serviço, é necessário um laudo que antes era emitido pelo CPC, apesar de que isso deveria ser feito pelo INMETRO. Com essa resolução, ficou difícil para os donos de veículos, pois quando o laudo era emitido pelo CPC, o referido órgão atendia todos os municípios do Oeste do Pará. "O que nós não podemos é levar o carro até Belém para fazer esta vistoria e trazer o laudo para poder mudar a característica do veículo que é a carroceria e outros tipos de características. O que nós estamos fazendo é solicitando uma resposta do governo", disse Jocôndio.
Para o presidente, o certo seria que essa firma contratada mandasse uma equipe para Santarém ou abrisse uma filial para atender a demanda da região. Há três meses os despachantes estão com processos sem poder dar entrada na Ciretran por falta desse laudo pericial. Devido a esse impasse, alguns carros estão rodando de forma ilegal perante o órgão de trânsito e se algum dele for pego em uma fiscalização, o veículo pode ser retido, o dono pode até ser preso, além da multa e da perda de pontos na CNH.

Morte misteriosa na linha fluvial Santarém-Itaituba

Quem conta é o Blog do Jubal.

Edílson Moura é o mais cotado para o lugar de Iracy Gallo

É o que noticia o santareno Paulo Bemerguy, em seu blog Espaço Aberto.
Aqui.

Filipino morre ao fazer compras no mercado

Corpo de filipino, tripulante de navio atracado no porto da Cargill, ainda esta no IML.
O marítimo morreu sábado, de mal súbito, enquanto fazia compras no mercadão 2.000.
A embaixada das Filipinas, em Brasília, acompanha o caso.

----
Atualização as 15h35:
O filipino sentiu-se mal de saúde e faleceu no trajeto do navio, que estava ancorado no leito do rio Tapajós, para o porto (uma balsa) do Mercadão 2000.
As informações são do EPC Hitamar Santos.

Proposta reduz horário da sessão da Câmara de Santarém

Inacreditável.
Não contentes com a gazeta que já reina na Câmara -ontem, só 8 dos 14 vereadores estiveram em plenário-, alguns vereadores defendem a redução do tempo das sessões, que seria diminuído em uma hora.
É que alguns de nossos edis acham tarde demais começar a sessão as 9 horas.
Querem que o plenário funcione somente a partir de 10 horas, mas se encerre impreterivelmente as 11h30, como acontece hoje.

UFOPA

A estrutura física da futura univiversidade federal do oeste do Pará vai contar com o apoio da prefeitura de Santarém.
Pelo menos essa é mais uma promessa da prefeita Maria do Carmo. Embora, atualmente, a PMS não tenha dinheiro nem para tapar os buracos das ruas.
A pedra fundamental do campus universitário poderá ser lançada em outubro, talvez com a presença do ministro da educação Fernando Hadad.