segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Caso confirmado de gripe suína não deve alarmar população, diz médico

Cilícia Ferreira
Da Redação


Foi confirmado o primeiro caso da gripe influenza A(H1N1) em Santarém.
Na semana passada, uma paciente deu entrada no Hospital Regional com suspeita de estar infectada com a nova gripe, ficou internada em isolamento, fez todos os exames e hoje foi confirmada a doença.
Mas por a paciente responder bem ao tratamento e não apresentar mais sintomas da doença, ela recebeu alta no sábado e passa bem.
A moça está sendo acompanhada pelos órgãos de saúde responsáveis, seguindo todo o protocolo indicado pelo Ministério da Saúde, explica o diretor da DIVISA, Jorge Eymar.
“Não há motivos para alarde, esse vírus chegaria a Santarém mais cedo ou mais tarde, e Santarém já estava preparada para enfrentá-lo”, afirma o médico Paulo Abati.
Ainda, segundo o médico, os casos indicados a procurarem o médico são pessoas que apresentarem os seguintes sintomas: febre acima de 38° associada a cansaço (falta de ar) e tosse. Somente aqueles que apresentarem estes sintomas devem procurar uma unidade de saúde, seja pública ou particular, que será devidamente encaminhado ao Pronto Socorro Municipal e; se for constatado que não é um caso de gripe comum, será feito todo procedimento indicado para os casos suspeitos: recolhimento de material a ser analisado em Belém, no Instituto Evandro Chagas, referência no Brasil.
A confirmação do primeiro caso de gripe suína em Santarém foi feita durante entrevista coletiva dada a imprensa, nesta segunda-feira, no Hospital Regional, com a presença do secretário municipal de saúde José Antônio Rocha, do diretor da Divisão de Vigilância Sanitária (DIVISA) Jorge Eymar e dos médicos Dr.Paulo Abati(infectologista) e Dr.Ana Beatriz(diretora técnica do Hospital Regional).

Por do sol com música na orla

Retomada do Projeto Pôr do Sol, coordenado pela Secretaria de Turismo (SEMTUR), na Orla da cidade, na última sexta-feira.
Foto: Rozinaldo Garcia.

Churrasco e cerveja no festival da tapioca

Um atento observador da cena cultural tapajoara teve o desprazer de visitar o festival de farinha tapioca, no último final de semana, na comunidade de Boa Esperança.
E quase nada encontrou de produtos feitos à base de mandioca.
Só muito churrasco e cerveja.
E muitos bêbados, para variar.
Tá feito o registro.

Péssimo serviço de som estraga show 'Trilogia'

O show 'Trilogia' de Nilson Chaves, Lucinha Bastos e Marco Monteiro, apresentado na última sexta-feira, no Atlético Cearense, vai entrar para a história de como um belo espetáculo pode ser reduzido às cinzas por causa do péssimo serviço de som prestado por Paulinho Produções.

Fórum de Santarém ganha vara do tribunal do júri

Décima Vara Criminal será implantada este semestre em Santarém para cuidar do tribunal do júri e entorpercentes, por distribuição.
Quem informa é Jota Ninos em seu twitter.

Não se faz mais pastores como antigamente, diz evangélica

Em réplica a comentário sobre o pastor Firmino Gouveia, evangélica que se chama Maria, critica a formação atual dos pastores evangélicos:

Primeiramente como Pr.respeite a ausencia do Pr. Firmino Gouveia neste comentário, principalmente pq. ele é respeitado nacional e internacionalmente. Não há ninguem que possa apontar qualquer falha durante os seus quase 30 anos de Ministério frente a Assembléia de Deus. Homem honesto, e Fiel servo de Deus. Não admito que o Sr. como Pastor que prega o que é correto para os outros seja anti- ético, tecendo comentários de seu colega de Ministério.

Sou membro da Assembléia de Deus há 43 anos. Acompanho desde o periodo de transição do Pr. Alcebiades Vasconcelos/Firmino Gouveia até os dias atuais. Sempre trabalhei na Igreja, em convenções e todos os departamentos que existem na Igreja. Membro atuante até hoje.
...NAO É DE UMA PESSOA EQUILIBRADA".
Quanto a esta sua frase informo-lhe que meu nome é Maria. Sou Professora, Economista, faço Teologia, colaboro na Secretaria de Missões,canto no Coral e já fiz parte muitas vezes do Conselho Fiscal da minha Igreja. Como o Sr. pode observar sou uma pessoa super equilibrada. Nada do que comentei deixou de ser verdadeiro. Tenho um perfil de pastores. E hoje não se faz mais pastores como antigamente. Existia uma hierarquia para se chegar a ser pastor. Esses que passavam no teste hierarquico eram consagrados a Pastor. Hoje as coisas mudaram. Se faz pastor por atacado. Basta que tenha recurso financeiro,posição na sociedade ou por interesse em votos é consagrado pastor. Ai temos essa massa de pastores despreparados e manipulados pelos mais espertos.
Vamos pregar, ensinar mas é preciso viver o que se prega. Não vale apenas mandar os outros fazerem. Temos que fazer.

Coletiva vai confirmar caso de gripe suína

O secretário de saúde José Antônio Rocha, o sanitarista Jorge Eymar, chefe da Divisa e o infectologista Paulo Abade, vão falar, as 14h30, sobre o resultado positivo do exame de gripe suína da paciente que está internada no Hospital Regiobal Waldemar Penna.

Sigam o caminho do dinheiro...

Os procuradores da república em Santarém bem que poderiam, se já não o fazem, acompanhar o cronograma financeiro da construção das miniusinas, cuja ausência de licitação levou o MPF propor ação por improbidade administrativa contra a prefeita Maria do Carmo.
Até porque corre à boca pequena que um dos Almada ainda espera o pagamento de cerca de R$ 600 mil pelo trabalho realizado.
O dinheiro do convênio foi liberado ou não em sua totalidade?
Se o foi, porque a conta não foi quitada com os Almada?

Arthur deixa o Pantera

O técnico Arthur Oliveira ficou em Belém e não retornou com a delegação do Pantera que jogou em São Luiz.
Carpegiane fica no comando da equipe até que a diretoria contrate um novo técnico para a equipe.
O goleiro reserva Jackson é outra baixa para as semifinais da série D do Brasileirão.

Presidente da Câmara tem pressa

Mal sabe o presidente da Câmara, vereador José Maria Tapajós, que vai demorar pelo menos um ano a análise de suas contas do período em que assumiu a prefeitura, pelo Tribunal de Contas dos Municípios.
É que o TCM precisa do balanço geral do município de 2009, que só fica pronto em março de 2010.
Até lá, mesmo que parcial, a prestação de contas do ex-prefeito vai ficar em compasso de espera.

Labilá pede dispensa

O goleiro Labilá pediu dispensa do São Raimundo.
Emerson Bala, também.
Dois desfalques do Pantera para o jogo de domingo, contra o Gênus, de Rondônia.

Queda de Dilma

Por Lauro Jardim

O Ibope fez recentemente algumas pesquisas regionais que revelam uma queda de Dilma Rousseff nas intenções de voto para 2010. Paraná e Mato Grosso do Sul, são dois exemplos. Pela análise do Ibope, a razão é a diminuição da exposição pública de Dilma nas últimas semanas.


Amucan garante que não bancou jantar para Puty

Do Espaço Aberto:

O prefeito Jaime Silva (PTB), presidente da Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan), garante que a entidade não despendeu um tostão sequer para oferecer o jantar em homenagem ao aniversário de Cláudio Puty, chefe da Casa Civil e pré-candidato a deputado federal, com o apoio da Democracia Socialista (DS), tendência do PT a que pertence, entre outros, a governadora Ana Júlia.
O jantar em homenagem a Puty ocorreu na última quinta-feira, na churrascaria Rodeiro, e reuniu vários prefeitos. Além de Jaime Silva, na condição de presidente da Amucan, assinou o convite o prefeito petista de Xinguara, Davi Passos, como presidente da Associação dos Municípios do Araguaia-Tocantins (Amat).
O prefeito de Óbidos garantiu ao blog que a iniciativa de organizar a homenagem decorreu de seu bom trânsito, de suas boas relações com os petistas e com vários segmentos do governo Ana Júlia, entre os quais a Casa Civil. Lembrou, inclusive, que seu próprio vice, Rudimar Cardoso, é filiado ao PT.
Segundo Jaime Silva, os que aceitaram participar do jantar se cotizaram. E o valor arrecadado ficou a cargo de uma comissão – composta, entre outros, por representantes da própria Amucan – que se encarregou de organizar a homenagem.
O blog tentou falar com o presidente da Amat, David Passos, mas não conseguiu.