sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Alunos do Alvaro Adolfo protestam por melhorias e denunciam que estudam debaixo de árvores

Da Redação

Na manhã do dia 18, alunos da escola Álvaro Adolfo da Silveira fizeram uma passeata saindo da escola passando pelas ruas do centro da cidade até o Ministério Público Estadual. O protesto foi contra as precárias condições do prédio da escola. O Grêmio Estudantil organizou o manifesto e montou uma comissão para falar com o Promotor de Justiça Dr. Hélio Rubens P. Pereira. Além dos representantes do Grêmio, a comissão contou a participação de duas professoras e da Técnica em Educação Joana Cunha Bernardo.
O promotor recebeu os manifestantes e ouviu novas reclamações do caso. Segundo o Dr. Hélio, esse é um fator inédito na história paraense - que ele tenha conhecimento -, alunos que tem a iniciativa de ir reivindicar por reformas na escola.
O promotor Hélio Rubens ajuizou Ação Civil Pública contra o Estado do Pará pedindo que a justiça determine no prazo máximo de noventa dias, a execução de obras nas escolas Plácido de Castro e Álvaro Adolfo da Silveira, que correm o risco de incêndio e desabamento. Ele afirmou que apesar de a publicação da Ação estar constando no dia 03 de junho, nesta data foi feita a publicação à imprensa. Para tornar-se oficialmente publicado o Estado precisa receber uma citação do Ministério via oficial de justiça para só então ser contada como data legal. Portanto, o governo estadual ainda está no prazo, pois só recebeu a citação semana passada.
Na ocasião foram acrescentadas novidades da situação do prédio da escola como o caso do pavilhão 2, com 7 salas dando um total 21 turmas só desse pavilhão não tem aulas pelo fato da fiação elétrica estar comprometida. "Nem as lâmpadas e nem os ventiladores são ligados, temos medo de pegar tudo fogo", confessa uma estudante.
Outra reclamação feita ao promotor foi a de que a cozinha da escola não estar apropriada para o acondicionamento devido da merenda escolar. "Desde maio a merenda foi disponibilizada para os alunos do Ensino Médio, mas por falta de estrutura da cozinha voltaram duas vezes da porta da escola", reclama Aya Cristina, professora da escola. Ela reforça dizendo que os alunos estão tendo aulas debaixo das árvores , pois não suportam o calor e têm medo do desabamento do telhado.
Uma aluna relatou também que, no dia 13, um ventilador caiu do telhado da sala, no momento da aula, passando há poucos centímetros de um aluno.
Sobre os kit's escolares, o representante do Grêmio Estudantil, da manhã, Rubens de Sousa disse que eles foram entregues separadamente. Primeiro, entregaram a agenda e a mochila no final do mês de abril, depois, em junho, entregaram o restante que são duas camisas. "A mochila não tem como usar, ao colocar um livro se soltam as alças", relata Rubens. Indagado se eles tinham recebido alguma justificativa sobre a demora da entrega dos kit's, ele contou que a explicação dada aos alunos era de que a escola abriu licitação para que as camisas fossem confeccionadas em Santarém.
Os casos relatados ao promotor serão adicionados à Ação. Com relação à outras escolas Hélio Rubens disse que sua intenção é de atender as reivindicações de todas as escolas de Santarém, não só as da área urbana, mas como as do interior também. Reforçou que está empenhado em ajudar as escolas necessitadas.

Iracy Gallo fala sobre kits escolares

Colícia Ferreira
Repórter

A secretária de Educação Iracy Gallo falou com exclusividade à reportagem de O Estado do Tapajós sobre o processo judicial aberto para apurar denúncia do Ministério Público Federal sobre superfaturamento na aquisição de kits escolares distribuídos pela Seduc aos alunos da rede pública estadual.

O Estado do Tapajós: O que a senhora diz sobre a reinauguração da escola Mª Uchôa?


Iracy Gallo: O governo do estado está muito feliz em entregar mais um espaço completamente revitalizado em Santarém e em outros 142municípios do Pará. Só neste mês de agosto, o estado está entregando 34 escolas revitalizadas para a comunidade. Isso faz parte do nosso compromisso de resgatar a dignidade e garantir um ensino público de qualidade.

O Estado do Tapajós: E com relação às eleições diretas dos diretores de escolas?

Iracy Gallo: Isso é um compromisso da governadora Ana Júlia, um compromisso de campanha. Uma luta histórica do movimento dos trabalhadores da educação são as eleições diretas. As escolas que têm conselho escolar, que estão adimplentes e que fizeram seu projeto político pedagógico atualizado 'tão' realizando as eleições.

O Estado do Tapajós: Com relação aos kit's escolares o que a senhora fala sobre a denúncia de superfaturamento, e no caso de Santarém, se eles foram comprados aqui e quando vão ser entregues?

Iracy Gallo: O kit escolar já foi entregue em Santarém e eu estou muito tranqüila. A ação foi dentro da lei. Nós já encaminhamos toda a documentação para a justiça e estamos aguardando o pronunciamento da justiça.

O Estado do Tapajós: O que a senhora tem a falar sobre o pronunciamento da deputada Regina Barata criticando sua gestão?

Iracy Gallo: Eu não me recordo da deputada Regina Barata contestar a minha gestão.

SESI realiza festival de música em Santarém

Sete trabalhadores das indústrias de Santarém terão a oportunidade de mostrar o seu talento e criatividade para arte musical. Neste próximo sábado, 22, a partir das 19h, a Orla de Santarém será o palco principal para as apresentações do Festival SESI Música 2009.
O evento é uma realização do Serviço Social da Indústria (SESI) Pará, que tem o objetivo de estimular as habilidades musicais do trabalhador, favorecendo seu desenvolvimento profissional e pessoal. Além deles, o público presente poderá assistir ao show do artista Sebastião Tapajós.
Os trabalhadores estão disputando o Festival em duas modalidades: “Interpretação não inédita” e “Composição e interpretação inédita”. O trabalhador da indústria pôde escolher qualquer estilo musical brasileiro para apresentar a interpretação ou a sua composição.
De acordo com o gerente de cultura, esporte e lazer do SESI, Éder Palheta, o festival é uma grande oportunidade para os trabalhadores das indústrias mostrarem o seu talento para a música. “O Festival é mais um palco para a descoberta de novos talentos. É uma oportunidade para os trabalhadores mostrarem seu potencial como músicos, compositores e intérpretes”, afirma Palheta.
Ainda de acordo com Palheta, o SESI trabalha para facilitar o acesso dos trabalhadores e da população aos bens e manifestações artísticas. “Com a realização deste Festival, pretendemos também, contribuir para a formação técnica dos participantes. Incentivando esta cultura, temos a certeza de estar promovendo a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria”, destaca.

TSE aprova plebiscito de Mojuí dos Campos

O Estado do Pará deve ter em breve eleições para um novo município, que está em fase final de sua criação: Mojuí dos Campos. A localidade, de mais de 30 mil habitantes, atualmente é distrito de Santarém, cidade-pólo do Oeste paraense.

Foi publicada nesta quinta-feira (19) a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que aprova um plebiscito realizado por duas vezes: em 1995 e 1999. Nas duas oportunidades, mais de 84% da população de Mojuí e de Santarém votaram a favor da emancipação.

As eleições não foram realizadas até hoje pois o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, não havia homologado os referendos. Apesar de criado, não poderia ser implantado. Porém, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará cumpriu a lei e enviou toda a documentação, inclusive dos plebiscitos realizados e aguardava apenas homologação do plebiscito.

Isso só poderia ser concretizado pelo TSE, o que ocorreu esta semana, de acordo com resultado de sessão de julgamento divulgada no site do Tribunal. “O Tribunal, por unanimidade, homologou o plebiscito no município de Santarém, objetivando a criação do município de Mojuí dos Campos. Votaram com o relator a Ministra Cármen Lúcia e os Ministros Félix Malcher, Aldir Passarinho Junior, Marcelo Ribeiro e Arnaldo Versiani”, diz a breve nota do Tribunal.

Acompanhando de perto o processo, o Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) explica que todo o trabalho recente foi motivado em função da aprovação da Emenda Constitucional 57/2008, que permite a criação de municípios cuja lei tenha sido publicada até 31 de dezembro de 2006. “Era exatamente o caso de Mojuí dos Campos. O deferimento pelo TSE garantiu que a lei foi cumprida em Mojuí e já deveria ter sido efetivamente criado o novo município”, disse Flexa Ribeiro.

O parlamentar paraense informa ainda que irá nos próximos dias ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará, juntamente com o ex-deputado federal Nicias Ribeiro, para debater a situação. “Agora a coisa é mais prática. O TRE será informado sobre todo o processo e irá definir a data de eleição, para que Mojuí tenha seu prefeito. O Pará passará em breve a ter 144 municípios”, declarou Flexa Ribeiro.

Mojuí dos Campos possui 32 mil habitantes distribuídos em pouco mais de 56 mil quilômetros quadrados. Em dois plebiscitos, realizados nos anos de 1995 e 1999, mais de 84% da população de Mojuí e de Santarém votaram a favor da emancipação. No dia 29 de maio deste ano, já havia indicativo de que o TSE iria aprovar o plebiscito. A Procuradoria-Geral Eleitoral emitiu parecer favorável, assinado vice-procurador geral eleitoral, Francisco Xavier Pinheiro Filho.

Hospital regional em greve

Suspensos exames, cirurgias no Hospital Regional. Médicos entram em greve por tempo indeterminado. Só funciona hemodiálise e quimioterapia.
A direção do hospital não pagou até ontem os salários de julho.

Valtinho não acerta e Carpegiani comanda Pantera domingo

Até este momento, os cartolas do São Raimundo não entraram em contato com o treinador Valter Lima, que está em Santarém.
Dessa forma, a possibilidade de Valtinho ser apresentado aos atletas ainda no treino de hoje à tarde são remotíssimas.
Mas há ainda quem acredite em milagre.

PM evita invasão e linchamento

A prisão dos 10 homens aconteceu ontem (20/08) por volta das 14 horas em dois bairros da cidade eles foram presos em flagrante pelos crimes de ameaça, invasão de domicilio e formação de quadrilha. Os cidadãos Marcos Vinicios das Chagas, Alexandre Branches de Sousa, Nonato Adriano Corrêa Jati, Darlison da Silva Gonçalves, Samuel Vieira da Silva, Antonio Carlos Silva dos Santos, Elielson Costa dos Reis, Endresson Aragão Leal, Márcio Anderson Sousa e Leandro Azevedo Castro estariam em busca de um homem acusado de ter furtado uma motocicleta e por esse motivo tentaram invadir a residência das senhoras Francisca Rosinete Silva Corrêa na Rua Edvaldo Leite nº. 244 no bairro Santo André, mãe da pessoa que procuravam e de Iolene Santos Andrade na Rua Tucano nº. 88 no bairro São Francisco que seria a companheira do mesmo.

Os presos negaram que tivessem invadido as residências e provocado algum dos outros crimes que são acusados, mas as informações repassadas pelo comandante da guarnição que prendeu o bando, sargento Anacleto Silvano Imbiriba Lima grande parte dos presos já é reincidente em crimes principalmente de desordem, “Nos estamos diariamente na rua e sabemos que constantemente alguns componentes de grupos como “pizeiro” e “playboy” que se intitulam mototaxistas estão constantemente envolvidos em crimes como confrontos em via pública e outros do tipo que está sendo apresentado agora. A intenção deles era fazer justiça com as próprias mãos”, afirmou o sargento Anacleto da polícia militar que também apreendeu as 10 motocicletas que estavam com os homens e encaminhou para o quartel do 3º Batalhão de Policia Militar.

O delegado responsável pelo inquérito Jamil Casseb lavrou o flagrante de todos e reafirmou que a maioria já tem passagem pela polícia, “No grupo existem alguns que já foram presos com droga recentemente além de outros crimes contra a ordem pública”, afirmou o delegado. Todos os 10 homem estão presos no setor de triagem da delegacia da polícia civil.

No sentido de continuar promovendo o policiamento ostensivo e garantindo a paz na cidade será realizado neste fim de semana em Santarém a operação “Paz na madrugada”.

(Fonte: Ascom PM/STM)

É ameaçando que se recebe

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM

SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRA-ESTRUTURA - SEMINF

EXTRATO DO CONTRATO Nº 026/2009- SEMINF

Origem: Concorrência Pública 001/2009- SEMINF, Contratante: PMS/ Secretaria Municipal de Infra Estrutura, Contratado: R C G Tolentino - Objeto: Prestação de Serviços de Drenagem Superficial com Assentamento de meio fio e calçadas, Valor R$ 2.280.000,00 (dois milhões duzentos e oitenta mil reais) Recurso Financeiro: OGU/ESTADO/ PMS/ SEMINF. Prazo de Execução 12 (doze) meses a contar da emissão da ordem de serviço.

Arqtª Alba Valeria Jorge Lima

Séc. Municipal de Infra Estrutura

--------------------------------------------

Nota do Blog do Estado:
Para um bom entendedor, basta apenas esta publicação no Diário Oficial.

Seduc suspende concurso interno

A secretaria de estado de educação suspendeu ontem a realização de uma seleção interna para a contratação de professores para os módulos de educação especial.

Leia mais aqui

Democratas encomenda pequisa sobre sucessão estadual

Está saindo do forno a mais nova pesquisa eleitoral sobre sucessão estadual no Pará em 2010.
Os números ainda não foram fechados e estão deixando na expectativa os potenciais candidatos ao governo e senado.
Será que o resultado da pesquisa será divulgado?

Novela continua

O técnico Valter Lima ficou de desembarcar esta madrugada em Santarém.
Hoje de manhã teria acertado uma reunião com os cartolas do São Raimundo.
Se fechar negócio, Valtinho será apresentado no treino-apronto de hoje à tarde.
Mas tem gente que acha que Valtinho vai recuar...
Será?

Manchetes desta sexta-feira de O Estado do Tapajós

TAMANHO DAS CASAS DO PAC REVOLTA REMANEJADOS DO BAIRRO DO URUARÁ

PANTERA PEGA GÊNUS SEM TÉCNICO DEFINIDO

EXPLORAÇÃO DA POBREZA RENDE BOM DINHEIRO

OS GRANDES PROJETOS NA AMAZÔNIA FAZEM 30 ANOS

SEDUC REINAUGURA ESCOLA MARIA UCHOA MARTINS

ALUNOS DO ALVARO ADOLFO PROTESTAM POR MELHORIAS NA ESCOLA

TRE MANTÉM MANDATO DE VEREADOR VALDIR MATIAS JR.

PRÉ-LANÇAMENTO DO ÇAIRÉ TERÁ SHOW DE GIL E BANDA DIA 5 DE SETEMBRO

PORTO DA MARQUES & PINTO É EMBARGADO PELO IBAMA

RECADASTRAMENTO DO BOLSA-FAMÍLIA VAI ATÉ 31 DE AGOSTO