quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Ibope divulga pesquisa para o governo do estado

O Democratas encomendou ao Ibope uma pesquisa sobre a sucessão estadual.
Os resultados estão no Blog do Vic.
Mas a análise dos cenários testados na pesquisa você confere no twitter do Blog do Estado.

Casas do PAC no Uruará: número ao quadrado

O jornal O Estado do Tapajós vai ter medir com fita métrica o tamanho real das casas que a prefeitura de Santarém está construindo com dinheiro do PAC no Uruará.
Tudo porque a notícia do jornal, que mencionou 28 metros quadrados - o tamanho das casas - está sendo contestado pela Seminf como se fosse muito maior o tamanho apontado pela Secretaria de Infra-estrutura - 48 metros quadrados.
Na versão do jornal, para apenas uma casa ( são duas conjugadas) o tamanho é de 28.
Para a Seminf é de 48.
Mas, trocando em miúdos, 4 metros x 7 metros dão 28 metros quadrados.
Assim também como 6 metros x 8 metros dão 48 metros quadrados.
Tanto um quanto o outro, o tamanho é pequeno demais para abrigar as numerosas famílias daquele bairro.

São Raimundo e Cristal podem combinar resultados para classificar os dois times

Gerson Nogueira

Por uma dessas coisas que só acontecem no Brasil – como a “máfia do apito” ser inocentada porque a patifaria não é tipificada em lei – os clubes disputantes do Brasileiro da Série D foram informados ontem, com o torneio em andamento, que o desempate para classificação na reta final levará em conta a classificação geral e não apenas os jogos do mata-mata.

Nada que surpreenda num campeonato que já nasceu sob o signo da inutilidade, aparentando ter sido criado exclusivamente para alimentar a vaidade sem limites dos donos do futebol brasileiro. Basta um rápido exercício de lógica para perceber que a Quarta Divisão é uma excrescência. É do conhecimento até do reino mineral que não existem no país 80 clubes com estrutura e em condições financeiras para justificar a criação de tantas divisões. O mais irônico é que justamente as duas divisões mais deficitárias e maltrapilhas são as menos aquinhoadas pela CBF.

Coadjuvantes no banquete do futebol nacional, as séries C e D, que reúnem 60 disputantes, são deficitárias e tecnicamente nulas. Os jogos são disputados em estádios improvisados, sem qualquer segurança ou conforto. A D registrou um índice constrangedor de desistências. O grupo, que era encabeçado pelo Nacional-AM, ficou reduzido a três participantes, desequilibrando a disputa.

O critério de escolha dos participantes deu carta branca às federações, levando a situações esquisitas, como a registrada no Pará, onde o Remo acabou alijado por ter cumprido um péssimo campeonato estadual. No entanto, a entidade máxima havia aberto a janela para que o campeão da temporada anterior fosse escolhido automaticamente. Além de uma questão de direito esportivo: como foi rebaixado de divisão (da Série C), o clube deveria ter lugar assegurado na divisão imediatamente inferior.
Mas o pior de tudo é que a notícia
divulgada ontem pelo diretor técnico de competições da CBF, Virgílio Elísio, praticamente força S. Raimundo e Cristal a celebrarem um arranjo de compadres, que permitirá a classificação de ambos à próxima fase.Para isso, cada um dos times precisa derrotar o outro por 1 a 0 ou 2 a 1. Dessa maneira, um se classifica por mérito e o outro por índice técnico. Se a marmelada não for acordada, um deles será eliminado da competição. Nem precisa ser pitonisa para imaginar o que vai ocorrer.

-----------

Leia mais aqui.

Odair vai pressionar o MPF

Já foi o tempo em que o R-70 tinha o flair play de Rômulo Maiorana, seu fundador.
Na parte de cima da coluna de hoje, o vice-governador Odair Corrêa manda avisar que vai ao MPF de Santarém interceder pelos irmão Almada, fabricantes de turbinas para mini-usinas, denunciados à Justiça Federal pela Procuradoria da República de Santarém.
Crime: Improbidade administrativa.
A nota dá a impressão de que Odair pode usar de sua prerrogativa de vice-governador para pressionar o MPF.
Não pode, não deve e nem deveria assumir compromisso que não poderia cumprir.
Tomara que lá as procuradoras batam com a porta na cara de Odair.

Entidades empresariais discutem ICMS antecipado com secretário da Fazenda

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), o Sindicato Lojista de Santarém (Sindlojas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Santarém (CDL), se reuniram ontem, em Belém, com o secretário da Fazenda do Estado, Raimundo Trindade, para tratar da antecipação especial do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Participaram também da reunião os deputados Estaduais Alexandre Von (PSDB), Carlos Martins (PT) e Antonio Rocha (PMDB), além do advgado tributarista Helenilson Pontes.
Na reunião, os representantes do setor produtivo e os parlamentares explicaram ao secretário que a antecipação especial de ICMS pelo Estado, feita através de decreto, vem causando grandes transtornos às empresas que estão enquadradas no Simples Nacional, que estão sendo prejudicadas com a antecipação.
O secretário explicou que cobrança tem base legal na Lei Complementar 123/06, na qual o legislador permitiu que os Estados pudessem legislar sobre ICMS antecipado Trindade demonstrou-se bastante sensível com a situação das pequenas empresas e se comprometeu a adaptar a legislação estadual em aproximadamente sessenta dias, no sentido de reduzir essa cobrança para as empresas que se enquadram no regime do Simples.
Foram dadas várias sugestões ao secretário, entre elas a redução do percentual de antecipação especial das empresas enquadradas no Simples, bem como a cobrança somente a partir de janeiro do ano que vem, devido a adaptações do próprio sistema da Secretaria da Fazenda (SEFA).

Agenda de Ana Júlia no sudeste do país

Ana Júlia agiu rápido. Demitiu o diretor do hospital que permitia a um estagiário a atender em nome dele.
Será que agora a Billa Gallo cai?

Ana Júlia ordenou a demissão quando estava reunida com dirigentes da ASPAS, em São Paulo, no final da tarde segunda-feira.

Antes, Cláudio Putty ligou para Juvenil e avisou que o diretor do hospital seria demitido. O cargo era indicado pelo PMDB. Será que a crise vai se ampliar?

****
A governadora Ana Júlia foi recebida hoje em visita pela diretoria do jornal Folha de São Paulo

****

Hoje a governadora está no Rio de Janeiro e amanhã em Brasília.

Jatene e Mário Couto selam acordo de boa convivência

A notícia está no twitter do Brazuca e no Blog do Vic.

Novo blogueiro na praça

Antenor Giovanninni caiu na rede.
Acesse aqui.

Lúcio comanda treinamento

Lúcio Santarém, apresentado ontem à noite como novo treinador do São Raimundo, comanda hoje de manhã, o treinamento do Pantera, no estádio Barbalhão.

Argentina libera uso de maconha

A Suprema Corte de Justiça da Argentina declarou ontem inconstitucional a punição de maiores de idade pela posse de quantidades pequenas de maconha para consumo pessoal, em condições que não representem dano à saúde de nenhuma outra pessoa além do usuário. A sentença, unânime, estabelece que se deve “proteger a privacidade das pessoas adultas para decidir sobre sua conduta” em relação ao consumo do psicotrópico.

A Corte se pronunciou sobre o caso de cinco jovens condenados por posse de maconha. Os traficantes que venderam a droga para eles tiveram mantida sua condenação. O tribunal alega ter se baseado na Constituição, segundo a qual “as ações privadas que não ofendam de nenhum modo a ordem e a moral pública, nem prejudiquem um terceiro, estão reservadas a (julgamento de) Deus e isentas da autoridades dos magistrados”.

A decisão de ontem, no entanto, adverte que “nenhuma permissão legal para consumir (maconha) indiscriminadamente foi outorgada”. A sentença marca uma inflexão na legislação vigente. Desde 1990, a Justiça argentina pune os consumidores de todas as drogas, mesmo quando são detidos com quantidades consideradas pequenas. Nos últimos anos, no entanto, várias sentenças judiciais optaram por submeter a tratamento médico, em vez de condenar à prisão, os acusados de porte de maconha ou cocaína para uso pessoal.

Aposentados podem ter ganho real em 2010

O governo fechou ontem com líderes de centrais sindicais um acordo destinado a beneficiar aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O acerto, que depende de aprovação de medidas no Congresso, prevê um aumento real dos benefícios acima de um salário mínimo pagos pelo INSS.

A bondade será paga em duas parcelas. Em janeiro de 2010, a correção levará em conta a inflação de 2009 mais 50% do crescimento do PIB registrado em 2008. Ou seja, algo entre 6% e 7%.

O número não está definido porque os dois indicadores ainda não foram fechados. Em janeiro de 2011, o reajuste usará a inflação de 2010 e a metade da expansão econômica em 2009. A medida beneficiará 8 milhões de aposentados e pensionistas que recebem mais um salário mínimo por mês.

Prefeitura entrega sementes

A Secretaria Municipal de Produção Familiar (SEMPF) iniciou ontem a distribuição de sementes de milho e de feijão para moradores de 37 comunidades localizadas nas regiões do Tapará, Ituqui, Aritapera e Urucurituba.
Cerca de 3 toneladas de sementes serão entregues a aproximadamente 1.200 famílias dessas comunidades da várzea de Santarém.

Novos concursos vão oeferecer 1.221 vagas no Estado do Pará

O Governo do Pará prepara mais dez editais de concurso público para serem publicados até o final deste ano, quando mais 1.221 vagas serão abertas na administração pública, que se somarão às 950 vagas dos quatro concursos em andamento.

Até o final do ano, o Governo do Pará preencherá, portanto, 2.171 vagas no serviço público do Estado. No período entre 2007 e 2009, já foram realizados 29 concursos públicos, ofertando 24.547 vagas, um total de mais de oito mil vagas preenchidas a cada ano de governo.

Os 2.164 servidores temporários ainda vinculados à administração direta foram admitidos até 31 de dezembro de 2007, quando o Executivo assumiu a gestão dos contratos, segundo informações da Câmara Setorial de Gestão, vinculada à Secretaria de Estado de Governo (Segov). Esses servidores, que, em alguns casos, trabalham há mais de 15 anos em órgãos estaduais, serão mantidos até janeiro de 2010.

Resultado do júri de PM's de Eldorado de Carajás é mantido

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recursos dos policiais militares condenados pela morte de 19 trabalhadores sem-terra em 1996, ocorridas em Eldorado dos Carajás (PA).
A defesa pedia a anulação do julgamento, ocorrido em 2002, mas os ministros da Quinta Turma, por unanimidade, consideraram regular a formulação dos quesitos (perguntas sobre o crime) apresentados ao Júri