segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Dança da sedução do boto Cor de Rosa tricampeão do Çairé

Foto: Ronaldo Ferreira

Cor de Rosa é tricampeão do festival dos botos

O Boto Cor-de-Rosa é o maior campeão do festival do Çairé, tendo sete vitórias: 2001, 2002, 2003, 2005, 2007, 2008 e 2009.
No festival deste ano, o Cor de Rosa ganhou por um ponto( 939 x 938). O Tucuxi continua com quatro vitórias em 11 anos de disputa.

Lúcio Flávio Pinto: Pecuária ecológica

No mês passado a governadora Ana Júlia Carepa foi à toca do lobo fazer uma declaração na qual nem o lobo deve ter pensado. Em solenidade promovida pela Associação Brasileira de Supermercados, em São Paulo, a governadora defendeu a venda de carne produzida no Pará aos clientes nacionais e internacionais. Garantiu: o Estado é o único com pecuária que respeita as normas ambientais em todo norte do país.

Para quem pudesse manifestar alguma surpresa ou estupefação, a governadora foi logo apresentando como prova da sua inesperada declaração o Termo de Ajuste de Conduta, que toda a cadeia produtiva da carne no Pará assinou com o Ministério Público Federal, autor da iniciativa para vetar o produto, por ser flagrantemente antiecológico. Com esse ajuste, o poder público fez uma limonada com os limões que tinha.

Traduzindo a metáfora: por ser um dos Estados onde a pecuária mais se expandiu à base de desmatamento e violação das normas legais sobre o meio ambiente, a situação chegou a tal ponto que obrigou o MPF a tomar uma atitude drástica, que iria inviabilizar a criação de gado.

Com isso, os fazendeiros trataram de aceitar seu enquadramento à letra da lei e se transformaram, por obra e graça de um papel com suas assinaturas, em guardiões da natureza.

Álvaro Moreyra, grande e esquecido escritor brasileiro, que nasceu e se acautelou no Paraná, onde a devastação foi intensa, sem guardar, entretanto, o mais remoto paralelo com o sucedido na Amazônia, dizia que as fábulas são das melhores leituras que se pode ter, exceto pela moral com a qual seus autores costumam arrematá-las. É melhor ler a narrativa e ignorar a moral. Álvaro podia dizer o mesmo do discurso da governadora sobre a pecuária ecológica do Pará.

Claro que, uma vez que a cesta está cheia dos problemáticos limões, não se pode ignorar que eles existem e simplesmente jogá-los fora. Mas deve-se ter a cautela de avisar aos clientes em potencial que a limonada não é boa. Nem todo açúcar do mundo eliminará seu paladar ruim.

O Pará estaria muito melhor se a maioria (esmagadora?) dessas fazendas jamais tivesse existido. Certamente seus proprietários e dependentes não concordarão, mas quando eles tiverem desaparecido, a história dirá que o efeito mais duradouro de suas ações foi a destruição da mais importante floresta do planeta. Este será seu legado à posteridade. Horrível.

Cor de Rosa é tricampeão do festival dos botos

Rinha de galo continua provocando polêmica

Leia os novos comentários sobre a postagem Em defesa das rinhas de galos.

Apuração do festival dos botos do Çairé começa as 17 horas

A apuração dos votos dos jurados do festival dos botos do Çairé começa daqui a pouco.
Tucuxi e Cor de Rosa disputam o 11º título.
Cor de Rosa leva vantagem com seis títulos, contra quatro do Tucuxi.

Plenária de Altamira dividida sobre Belo Monte

Uma média de quatro mil pessoas lotou o ginásio poliesportivo de Altamira, na tarde deste domingo (13), para participar da audiência pública de apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) sobre a usina de Belo Monte. As manifestações a favor e contra a implantação do projeto tiveram a mesma intensidade e foram expressas em faixas, bandeirolas, camisas, vaias e aplausos.

Plenária - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável pela audiência, fez uma apresentação didática de cerca de uma hora sobre o Eia/Rima e o processo de licenciamento ambiental. Na segunda parte da audiência, a plenária fez questionamentos diversos sobre os impactos previstos com a obra e também houve defesas do empreendimento. Sem restrição ao número de inscritos, a plenária entrou pela madrugada, com número reduzido a cerca de 300 participantes, mas ainda com fortes embates pró e contra a barragem.

Apesar da expectativa com a reação dos povos indígenas, os cerca de 150 índios fizeram suas tradicionais saudações e participaram pacificamente da audiência. Joaquim Curuaia, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, denuncia: "Quero contrariar muitas pessoas que estão usando os povos indígenas, dizendo que os povos são contra a barragem. Isso não é verdade. Nós somos contra todo e qualquer projeto que venha de encontro à integridade física, intelectual e cultural dos povos. Não estamos aqui para atrapalhar; estamos para construir, desde que nossos direitos e o nosso espaço seja respeitado".

Ele, no entanto, teceu algumas críticas ao processo: reclamou de não terem sido ouvidos nos estudos do empreendedor os povos Curuá e Xicrin, que somam aproximadamente 250 indigenas; e de não ter sido dadas as garantias de assistência aos povos atingidos. "Muitos indígenas, principalmente os mais velhos, temem essa barragem como se ela fosse um elemento de destruição total, um cavaleiro do apocalipse, destruindo tudo. Nós não fomos visitados", queixou-se. A Fundação Nacional do Índio (Funai) tem até o próximo dia 25 para apresentar seu parecer ao Ibama.

(Fonte: Agêncai Pará)

Leia mais aqui.

Leitores reagem à defesa de rinhas de galos


O post Em defesa das rinhas de galo provocou os seguintes comentários:

Anônimo disse...

Pensamento arcaico... por isso que as coisas custam uma eternidade a mudar no Brasil. São pensamentos como esses que deixam o povo brasileiro na miséria social e intelectual.


Absurdo!!Excluir

Anônimo Anônimo disse...

Fiquei pasma com essa defesa. Como pode ainda existir pessoas com esse pensar?! Caro senhor, a sociedade mudou e muitas coisas que faziam parte de nossa cultura e costumes, também mudaram. Mudaram porque viram que estavam erradas, que antigamente fazíamos as coisas sem questionar, como marionetes dos nossos pais. Graças a Deus crecemos em tudo, inclusive no pensar. O pior pecado não é cometê-lo, é descobrir que era errado e não se consertar, achar que está certo porque se faz a muito tempo e acabou. Já ouviu falar em politicamente correto? Então, descobriu-se que a rinha é incorreto e temos que acabar, por mais que se faça parte de uma cultura, cultura louca, que desrespeita os seres vivos. E não vamos nos esconder atrás dos grandes massacres, como o senhor citou, a mataça que se faz em prol da comida. Muitas pessoas lutam contra isso. Centenas. E não desistem. Pois um dia, acreditam que tudo será diferente. Temos que pensar em quanto erramos. Não devemos apenas brigar pelos assuntos mais sérios, mais todos os assuntos, pois assim estamos cortando pela raiz toda violência contra qualquer ser vivo. Visto que a rinha é também uma violência e tantas outras formas, como rodeios, touradas, brigas de pit buls, só pra citar. E as profissões das pessoas envolvidas me assustaram mais ainda, pois não importa se estudou, se formou e tem profissão, todos com níveis diferentes, mas com um mesmo pensar: a violência!

14 de Setembro de 2009 10:06

Diego disse...

Cultura?! Se for assim, então vamos matar os Botos pra tirar seus órgãos sexuais, ou melhor, façamos as touradas aqui no Brasil pra ver um monte de toureiros mortos.
Abater um animal para alimento é bem diferente de submete-lo ao um espetáculo violento para mero prazer de alguns seres humanos.
Quem for contra a proibição, que então vá para dentro de uma rinha, pegue uma faca e lute até a morte pra ver o quanto é legal.

14 de Setembro de 2009 10:21

Sefa vai rever antecipação do ICMS

A Secretaria da Fazenda (Sefa) vai anunciar na próxima semana as medidas tributárias relativas ao ICMS Antecipado Especial para o segmento optante do Simples Nacional, atendendo a reivindicação de diversas entidades empresariais. O Programa entrou em vigor em junho deste ano. E foi contestado pela Associação Comercial e Empresarial de Santarém(ACES).

De acordo com o secretário da Fazenda, José Raimundo Trindade, desde que a Sefa recebeu as primeiras manifestações dos empresários sobre os ajustes necessários no Programa Antecipado, foram iniciados os estudos para fazer adaptações. Até o final de semana a Secretaria vai concluir a proposta de alteração na legislação, de forma a atender as solicitações e corrigir as distorções que provocam impacto sobre o segmento de micro e pequenos.

"O maior atacadista da América Latina procurou o governo do Estado interessado em abrir uma filial no Pará, e o maior atacadista especializado em material de construção do país está abrindo filiais em Belém e Marabá. Esses investimentos se devem ao Programa do ICMS Antecipado, que dá igualdade de tributação nas compras internas tributadas com alíquota de 17% e interestaduais com alíquota de 7% ou 12%. Antes do Programa era mais interessante vender de fora do estado, sem instalar filiais aqui, agora estamos criando igualdade de condições, o que vem chamando a atenção de grandes redes localizadas fora do estado", informa Trindade.

Presidente da Alcoa fala que implantação projeto de Juruti foi democrática

Franklin Feder comentou na coletiva de imprensa o artigo "Mineração: 30 anos depois", de autoria de Lúcio Flávio Pinto e publicado pelo Blog do Estado.
Disse o presidente da Alcoa que a diferença entre o projeto de Juruti e os demais implantados na região Amazônica, durante a ditadura militar, é que a empresa fez um projeto integrado, inovador e com responsabilidade ambiental.
E que o futuro dos investimentos na região vai depender da oferta de energia firme de Belo Monte para a implantação de uma refinaria de alumina e uma indústria de aluminio, projetos que ainda estão em fase de avaliação.
Indagado se a Alcoa participaria do consórico construtor de Belo Monte, Feder foi enfático: -"Temos interesses, desde que o projeto tenha as mesmas premissas do nosso projeto de Juruti".

Calado do rio Amazonas impede carga máxima em navios que vão transportar bauxita de Juruti

Tiniti Matsumoto, gerente-geral de implantação do projeto da Alcoa, em Juruti, informa durante coletiva à imprensa, em Santarém, que o pier de 230 metros da empresa vai atracar navios tipo Panamax com capacidade de transportar 75 mil toneladas, mas que o embarque será de apenas 55 mil toneladas por causa do calado do rio Amazonas.

Licença da Alcoa foi concedida dia 4 de setembro


O presidente da Alcoa para a América Latina e Caribe Franklin Feder anunciou há pouco que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente expediu, dia 4 de setembro, licença de operação da mina de Juruti, cuja instalações serão inauguradas amanhã.

PMDB pró-Dilma pressiona Lula por definição do vice

No Blog do Josias

O pedaço do PMDB que pende para o apoio à candidatura presidencial de Dilma Rousseff está inquieto.
O alto comando pemedebê nota um descompasso entre o que Lula diz e o que ele faz.
O presidente dissera que agiria para apagar incêndios que ardem nos Estados.
São fogueiras que consomem as relações do PMDB com o PT em diversas províncias. Alimentadas, podem chamuscar a aliança nacional.
Lula informara que chamaria para um particular o ministro pemedebê Geddel Vieira Lima, às turras com o governador petista da Bahia Jaques Wagner. Não chamou.
O presidente assegurara que conversaria com o grão-pemedebê Jader Barbalho (na foto), em litígio com a governadora petista do Pará Ana Julia. Não conversou.
O fiador de Dilma garantira que convocaria para um tête-à-tête o governador André Puccinelli (PMDB), que torce o nariz para o petismo no Mato Grosso do Sul. E nada.
Combinada com a estagnação de Dilma nas pesquisas, a inação de Lula animou o PMDB governista a cobrar dele um gesto definitivo.
Deseja-se agora que o presidente torne oficial algo que, por ora, só existe no gogó: a acomodação do PMDB na chapa de Dilma, na condição de vice.
Alega-se que a protelação estimula a movimentação do pedaço do partido que flerta com a opção presidencial do PSDB –com José Serra ou Aécio Neves.
Hoje, o nome mais cotado para compor a chapa ao lado de Dilma é Michel Temer (PMDB-SP), presidente da Câmara. Lula se diz simpático à idéia. E fica nisso.
Em qualquer hipótese, o PMDB vai a 2010 dividido, uma parte com Lula, outra com a oposição. O que se discute é quem vai levar o tempo de TV do partido.
Para emprestar sua vitrine televisiva a um candidato, o PMDB precisa aprovar a aliança com o felizardo – ou felizarda — em sua convenção nacional.
Uma convenção composta por delegados que vem dos Estados. Daí a preocupação da ala pró-Dilma de cuidar dos incêndios estaduais ainda passíveis de extinção.
Há casos perdidos. Por exemplo: em Santa Catarina e e no Rio Grande do Sul, a aliança do PMDB com o PT é coisa que todos sabem impossível.
Há outros casos, como Bahia e Pará, em que ainda se tenta viabilizar a fórmula do palanque duplo. Algo que depende de uma anuência que Lula demora a dar.
Em privado, Geddel diz que nada o demoverá da idéia de disputar o governo da Bahia. Quer Dilma e Lula do seu lado. Porém...
Porém, afirma Geddel entre quatro paredes, se o PT não quiser o apoio dele, vai “cuidar da vida”.
O mesmo vale para os outros Estados em que as relações entre PT e PMDB já viraram ou estão prestes a virar cinzas.
Compartilham da tese de que Lula deveria antecipar a definição do candidato a vice nomes que tem peso na legenda.
Entre eles o próprio presidente Temer, o ministro Geddel e o líder peemedebista na Câmara Henrique Eduardo Alves (RN).

Pantera teve problemas no vôo para Macapá

O técnico Lúcio Santarém ressaltou os problemas que a delegação do São Raimundo enfrentou para chegar até a capital amapaense, onde foi derrotad apor 3x1 pelo Cristal.
O aeroporto de Macapá foi fechado a quando da chegada do vôo do time de Santarém, por isso a delegação tive que desembarcar em Monte Dourado.
Somente no domingo eles chegaram a Macapá.

Lula não irá a Juruti

O prsidente Lula será representado pelo ministro das Minas e Energia Edson Lobão na ainuaguração das instalações da mina da Alcoa, em Juruti, amanhã.