sábado, 31 de outubro de 2009

Corpo de um dos desaparecidos no acidente com avião da FAB é encontrado


Seis sobreviventes de acidente aéreo no Amazonas voltam para casa. Foto: Divulgação.

Equipes de busca entraram na aeronave C-98 Caravan da FAB e encontraram o corpo do funcionário da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), João de Abreu Filho, nesta tarde. O avião está submerso no igarapé Jacurapá, no Amazonas. O suboficial Marcelo Santos Dias continua desaparecido. Por isso, as buscas permanecem.

Segundo a Aeronáutica, a aeronave foi encontrada a aproximadamente 6 metros de profundidade. Ela também está a 6 metros da margem do rio. A distância entre o local onde foram encontrados nove sobreviventes e a região em que a carcaça foi localizada é de 370 metros.

Agora, 15 militares da FAB, seis do Exército Brasileiro, dois da Marinha e dois bombeiros de Cruzeiro do Sul (AC) estão nas buscas. Índios da tribo Marubo ajudam nas operações, que continuam durante a noite. Helicópteros da FAB fazem o transporte de material e militares até a região onde foi aberta uma clareira.

Correnteza teria levado suboficial e técnico

De acordo com os sobreviventes do acidente aéreo do C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB) , no Rio Jacurapá, no Acre, o suboficial Marcelo dos Santos Dias foi arrastado pela correnteza, assim como o avião. O mecânico teria se cansado, depois de ter ajudado os sobreviventes, e teria sido levado pela água dentro da aeronave. O técnico da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), João Abreu Filho, teria reagido ao acidente tarde demais para sair do avião.

Sobreviventes vão para casa

Seis sobreviventes do acidente aéreo no Amazonas, funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), embarcaram, na manhã deste sábado, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino a Tabatinga. De lá, eles seguem para o município de Atalaia do Norte, onde moram.

Antes de embarcar, a sobrevivente Maria das Graças disse que o momento era de felicidade e de tristeza. "Ficamos felizes porque vamos encontrar nossos parentes, mas também ficamos tristes porque alguns familiares que não vão encontrar os deles". Ela afirmou ainda que mesmo após o acidente, continuará no trabalho de atendimento à saúde indígena na Amazônia.

Outra sobrevivente, Josiléia Vanessa, que está grávida, apenas agradeceu e disse que estava bem. "Estamos todos bem e precisamos de um tempo para a gente agora. Obrigada por todos que torceram pela gente", disse na saída do hospital em Cruzeiro do Sul (AC).

* Com informações da Agência Brasil e do Globo

Os tucanos desarvorados

Lúcio Flávio Pinto:

O PSDB do Pará, como na famosa peça teatral, é um drama à procura de autor. Mas pode ser também uma tragédia. Até alguns meses atrás, os pessedebistas que comandavam a máquina partidária tinham um enredo pronto e acabado: o candidato tucano seria o ex-governador Simão Jatene pt saudações. Feita a sagração prévia, seria possível trabalhar o nome de Jatene, projetando-o como uma opção técnica à incompetência do atual governo, à base da massificação subliminar do tipo “éramos felizes e não sabíamos”.

O problema é que essa utopia aguada só poderia ser adensada pela adesão do PMDB de Jader Barbalho, o partido com maior estrutura (e apetite) no Estado. Mesmo sem incompatibilidades profundas e rejeição grave, o nome de Jatene teria a leveza insustentável dos políticos com pretensão olímpica. Jader lhe daria realismo – e peso. Estaria então montada a equação melhor para os tucanos. O problema é que o também ex-governador (e mais ex-coisas do que Jatene foi) Almir Gabriel anatematizou a hipótese, pesada demais para sua capacidade de absorção. Seria a conjunção do ex-amigo que se tornou traidor com o ex-padrinho por si traído – e o doutor Almir abomina estender-se no divã psicanalítico, embora talvez a terapia não lhe fizesse de todo mal (o mal talvez ficasse para o terapeuta, sujeito às iras do profeta tucano, refratário a ouvir verdades).

Almir abstraiu estar no litoral de Bertioga para cuidar de suas orquídeas. Começou a telefonar e a convocar interlocutores. Não satisfeito, voltou a voar para Belém e a articular. Claro, não em causa própria: seu candidato era o senador Mário Couto, que, sem ter o que perder, montou nesse ninho e tratou de picar e cantar para tudo quanto é freguesia. Criou cizânia no PSDB, intimidou correligionários e fez tal alvoroço que o partido ainda não conseguiu definir quando definirá seu candidato governamental. Em entrevista ao sardônico e divertido Diário do Pará, o doutor Almir disse que poderá ser entre outubro e dezembro, mas talvez fique para janeiro, ou, quem sabe, em março, ou – dirão as estrelas – um pouco antes do prazo fatal, em abril. Na undécima hora, comme-il-faut.

Se for assim, do PSDB – e para o PSDB – restarão os ossos do barão, seja lá quem conseguir ser o nome para a corrida ao Palácio dos Despachos. Será a conseqüência da estratégia suicida posta em prática pelo médico Almir Gabriel, na sua busca obsessiva por um terceiro mandato como governador. E da imortalidade.

Governo marca leilão de Belo Monte para semana do Natal

No AMAZÔNIA:

O governo marcou para o dia 21 de dezembro, três dias antes do Natal, o leilão da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), segundo portaria publicada ontem no Diário Oficial da União.
O leilão depende ainda da emissão da licença ambiental prévia da usina para ser realizado. A obra também aguarda autorização do Tribunal de Contas da União sobre o projeto de viabilidade ambiental, mas, segundo o Ministério de Minas e Energia, o leilão será realizado apenas com a licença prévia do Ibama.
De acordo com a portaria do Ministério de Minas e Energia, a concessão terá duração de trinta anos e o início de suprimento de energia está previsto para 2014.
Deverá ser constituída, antes da outorga da concessão, uma Sociedade de Propósito Específico, preferencialmente sob a forma de Sociedade Anônima, no caso do vencedor da licitação ser consórcio, fundo de investimentos, empresa estrangeira ou entidade de previdência complementar, entre outros.
Assim como ocorreu nos leilões das hidrelétricas Santo Antonio e Jirau, no rio Madeira (RO), deverá ser constituída uma Sociedade de Propósito Especial (SPE) que obedeça um conjunto mínimo de padrões de governança corporativa exigidos no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo. O objetivo é deixar espaço para uma oferta de ações do projeto no futuro, informou o ministério.
A participação acionária direta conjunta de fornecedores e construtores não será superior a 40 por cento no consórcio participante do leilão e a 20 por cento na Sociedade de Propósito Específico.
Após o leilão, os vencedores poderão optar pela entrada de investidores estratégicos que podem incluir, entre outros, entidades de previdência complementar e empresas estatais na composição acionária da SPE, mediante prévia autorização da Aneel.
O percentual mínimo de energia hidrelétrica a ser destinada ao mercado regulado será de 90 por cento, caso não haja participação de autoprodutores na Sociedade de Propósito Específico (SPE), ou igual a 70 por cento, desde que haja participação de autoprodutores que adquiram, pelo menos, 10 por cento da energia elétrica da usina.
A usina de Belo Monte terá capacidade para gerar ao menos 11 mil megawatts. A usina é considerada o maior projeto hidrelétrico do Brasil, depois da binacional de Itaipu, uma parceria entre Brasil e Paraguai.

Manchetes da edição de sábado de O Estado do Tapajós



PRO-SAÚDE SUPERFATURA SERVIÇOS PRESTADOS AO HOSPITAL REGIONAL

ALVINEGROS EUFÓRICOS PARA A DECISÃO

GREENPEACE FABRICA ÍNDIOS

BASA DEIXA CLIENTES SEM ATENDIMENTOS

CORRIDA ELEITORAL É UMA INCÓGNITA NO PARÁ

PROBIÇÃO DE CELULAR NÃO VINGOU NAS ESCOLAS

AGRICULTORES TERÃO MAIS PRAZO PARA SE REGULARIZAR

SENTIDO DO DIA DE FINADOS DIVIDE EVANGÉLICOS E CATÓLICOS

CHUVAS PODEM PREJUDICAR OBRAS NA FERNANDO GUILHON

Memória de Santarém - ANTOLOGIA SANTARENA -NA TERRA DOS MOCORONGOS