terça-feira, 17 de novembro de 2009

Livro reúne editoriais de Edilberto Sena

CRE aprova convite à Dilma e Lobão para explicar apagão


A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), do Senado Federal, acaba de aprovar, na tarde desta terça-feira (17), a realização de uma audiência pública com presença da ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, e do Ministro Edison Lobão, de Minas e Energia. Apenas as duas autoridades foram listadas no requerimento já aprovado.

O requerimento para a realização da audiência pública é de autoria do Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Os dois Ministros foram chamados para dar explicações aos Senadores acerca do apagão que ocorreu na última terça-feira (10) e deixou 18 Estados do país sem energia, além de também interromper o fornecimento de energia elétrica no Paraguai.

Pela manhã, a oposição tentou aprovar requerimento semelhante, também de autoria do Senador Flexa Ribeiro, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), mas a base governista – maioria no momento na comissão – rejeitou a proposta.

Na CAE, foi aprovado, no entanto, um requerimento que já havia sido apreciado na CI (Comissão de Infraestrutura), apresentado pelo Senador Fernando Collor (PTB-AL), onde cerca de vinte autoridades estão listadas para a audiência conjunta da CI e CAE.

Para Flexa Ribeiro, a audiência na CRE será uma oportunidade para que o Governo possa explicar aos brasileiros as causas, efeitos e se há risco de um novo apagão. "O assunto não foi encerrado. Se o presidente Lula diz que somente Deus pode livrar o país de um novo apagão, é porque então nada foi explicado. É preciso esclarecer ao máximo, para evitar que problemas desse porte venham a se repetir”, afirma Flexa Ribeiro.

Segundo o parlamentar, é imprescindível a presença o quanto antes da ministra Dilma e do ministro Edison Lobão. "A Ministra Dilma foi Ministra de Minas e Energia e a responsável por alterações profundas no sistema brasileiro de energia. Um trabalho que teve continuidade com o Ministro Lobão. Portanto, apenas os dois poderão responder questões que ainda não foram explicadas pelo Governo", completa Flexa Ribeiro.

Ibama ainda não liberou licenças para Belo Monte

O Ibama não cumpriu o prazo anunciado de conceder, hoje, as licenças ambientais para a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu.

A previsão dos técnicos do órgão ambiental federal é que os documentos sejam emitidos ate o dia 20, sexta-feira.

Festa de Ricardo Geller foi no bar Mascote

Ricardo Geller e membros da chapa vitoriosa na eleição da OAB/Santarém escolheram o bar Mascote para comemorar, ontem à noite.

Antes de participar do brinde dos vencedores, um dos presentes, o advogado Miguel Borghezan, fez um desabafo: "Livramos a Ordem da interferência partidária".

José Ronaldo Campos também comemorou o resultado. " Eu já sabia que o Geller seria vitorioso", brincou.

Ricardo fez questão de agradecer ao irmão, Rodolfo, o apoio recebido durante a campanha.

A atual presidente da OAB, Ana Calderaro, não apareceu na festa.

Ainda bem.

Muitos dos convivas atribuiam a ela a pequena diferença de votos entre Geller e Sirotheau.

Dinheiro enterrado

O custo de duas obras que vão ficar enterradas em sua maior parte chama atenção de quem lê as placas afixadas pela prefeitura de Santarém.

Mais de 600 mil para recuperar um pequeno trecho do cais de arrimo, na área do Mascotinho e quase 100 para drenagem de uma área próxima ao mercadinho da Prainha.

Tá parecendo muito dinheiro para pouca obra.

Seria bom se a população conhecesse a fundo o detalhamento desses orçamentos.

Seria.