quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ordenamento da orla

Anisio Quincó deixou um comentário sobre a postagem "Ordenamento da orla de Santarém divide prefeitura":

Que bom que estão pensando nesse ordenamento. Quanto ao terminal, acho interessante utilizar o Tecejuta para cargas e passageiros. Aquela área já é degradada demais para ser utilizada somente para fins de carga. Além do mais, existe área suficiente para implantação de um programa de necessidades amplo, que contemple várias atividades, e com acesso facilitado (Av. Ubaldo Corrêa, a Altamira), com previsão de um terminal de ônibus urbano de passageiros.
Acho que a idéia de ainda usar o terminal Tiradentes é viável, por manter as atividades comerciais que hoje existem, sem perda de link social e linhas de ônibus existentes. Tudo isso não funcionará sem uma certa infra-estrutura, claro.
Enfim, o ordenamento deve visar a ocupação da orla por inteiro, com regras bem definidas. E devem fazer isso enquanto há tempo para tal.


Bancada santarena apresenta emendas conjuntas ao Orçamento do Estado

A bancada parlamentar do Município de Santarém na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, formada pelos deputados estaduais Alexandre Von (PSDB), Antonio Rocha (PMDB) e Carlos Martins (PT), apresentou emendas conjuntas ao Projeto de Lei Orçamentária do Estado do Pará, que encontra-se em análise na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária para posterior deliberação pelo plenário da ALEPA. As emendas, que somadas alcançam o valor de R$ 8.200.000,00 (oito milhões e duzentos mil reais), asseguram recursos orçamentários adicionais para as áreas de transporte, infra-estrutura, educação e cultura, com a seguinte distribuição:

  • Unidade Orçamentária: Secretaria de Estado de Transportes
    Programa: CAMINHOS DA PARCERIA
    Projeto/Atividade: Pavimentação e Restauração de Rodovias Estaduais
    Valor: R$ 2.000.000,00 (Dois milhões de reais)
    Objeto: Pavimentação de 10 km da Rodovia PA-431, no trecho Mojuí dos Campos à Rodovia Santarém-Curuá-Una, no Município de Santarém.

  • Unidade Orçamentária: Secretaria de Estado de Obras Públicas
    Programa: GESTÃO MOBILIÁRIA E IMOBILIÁRIA DO ESTADO
    Projeto/Atividade: Construção de Prédios Públicos
    Valor: R$ 1.200.000,00 (Um milhão e duzentos mil reais)
    Objeto: Construção dos prédios do Poder Executivo e do Poder Legislativo do futuro Município de Mojuí dos Campos.

  • Unidade Orçamentária: Secretaria de Estado de Educação
    Programa: QUALIFICAÇÃO DA INFRA-ESTRUTURA DA REDE ESCOLAR ESTADUAL
    Projeto/Atividade: Reforma de Unidades Escolares
    Valor: R$ 2.000.000,00 (Dois milhões de reais)
    Objeto: Reforma de unidades escolares estaduais, no Município de Santarém. Observa-se que, na proposta original enviada pelo Poder Executivo à ALEPA, já constam recursos na ordem de R$ 3.300.000,00 (Três milhões e trezentos mil reais) para esta atividade.

  • Unidade Orçamentária: Secretaria de Estado de Esporte e Lazer
    Programa: ESPORTE PARTICIPATIVO
    Projeto/Atividade: Construção de Espaços de Esporte e Lazer
    Valor: R$ 3.000.000,00 (Três milhões de reais)
    Objeto: Conclusão do Estádio Estadual localizado no Município de Santarém. Trata-se da contrapartida que o Governo do Estado do Pará necessitará disponibilizar para fazer face à emenda parlamentar ao Orçamento da União, apresentada por toda a bancada paraense no Congresso Nacional, no valor de R$ 30.000.000,00 (Trinta milhões de reais), destinada à conclusão das obras de construção do referido estádio.

A nova proposta orçamentária do Estado do Pará para o exercício de 2010 deverá ser votada até o próximo dia 20 de dezembro, quando a Casa entrará em recesso.

(Fonte: Assessoria parlamentar)

Santarém deve ganhar centro para cirurgias lábio-palatinas

O município de Santarém pode ganhar um centro para pacientes com fissuras lábio-palatinas.
Será o segundo no Pará, já que na capital existe um centro, mas com capacidade insuficiente para atender toda a demanda do Estado. O anúncio foi feito pelo diretor Executivo da Operação Sorriso, Clovis Brito.
A equipe da Operação Sorriso, que esteve em Santarém esta semana para a realização de 60 cirurgias, fará a capacitação dos profissionais enquanto o governo municipal providenciará a estrutura física e os equipamentos.

Campeonato paraense:Tuna encosta no líder Independente

No Blog do Gerson Nogueira:

Quatro jogos finalizaram nesta quarta-feira a 4ª rodada da primeira fase do Campeonato Paraense 2010. No Souza, a Tuna assumiu a vice-liderança (9 pontos) ao vencer o Vila Rica, por 1 a 0, gol de Jóbson no rebote de um pênalti cobrado por ele mesmo, aos 27 do primeiro tempo. Em Santa Izabel, o Ananindeua recebeu o Independente em jogo que terminou empatado em 1 a 1. Pelo time de Tucuruí marcou o atacante Cristiano Tiririca, aos 32 minutos do 1º tempo. Max Melo empatou para o Ananindeua, aos 18 da etapa final.

Em Castanhal, empate de 0 a 0 entre Santa Rosa e Cametá. No estádio Zinho Oliveira, em Marabá, na noite desta quarta-feira, o Time Negra derrotou o Sport Belém por 1 a 0, gol de Waitwai, aos 11 minutos do 1º tempo. Na terça-feira, o Castanhal derrotou o Bragantino, por 3 a 0, no estádio Maximino Porpino. (Com informações da Rádio Clube)

Classificação:
1º – Independente = 10 pontos
2º – Tuna= 9 pontos
3º – Cametá= 8
4º – Ananindeua= 7 (saldo= 0 /4 gols pró)
5º – Time Negra= 7 (saldo= 0 /3 gols pró)
6º – Castanhal= 6
7º – Santa Rosa= 5
8º – Sport Belém=4
9º – Bragantino= 0 (saldo= -9)
10º – Vila Rica = 0 (saldo= -10)

Ordenamento da orla de Santarém divide prefeitura



CILÍCIA FERREIRA

REPÓRTER


Não só a orla da cidade é desorganizada. A recém-criada secretaria municipal de organização portuária trilha pelo mesmo caminho. È surpreendente que o titular da pasta, o ex-deputado Hilário Coimbra, embora esteja disposto a encaminhar as soluções dos graves problemas da orla da cidade, não sabia, por exemplo, que destino terá o píer que a construtora Mello de Azevedo está erguendo na área do novo trecho urbanizado da orla de Santarém. Essa falta de informação pode revelar, também, um descompasso entre as propostas do secretário Hilário e as da cúpula da prefeitura.

O secretário indica algumas propostas para melhorar a área portuária de Santarém, dentre elas destacam-se, a classificação das embarcações por porte - pequeno médio e grande - para que, segundo ele, haja um ordenamento no fluxo dessas embarcações, separando também as embarcações por rotas. Organizar os barcos que tem linhas intermunicipais e intra-municipal, os barcos das comunidades de Santarém.

Outra proposta é a criação de terminais de passageiros separados dos terminais de cargas. Hilário sugere que os terminais de passageiros fiquem em frente à orla da cidade, na chamada área de uso paisagístico-recreativo, sem que isso prejudique a finalidade da área. "O que atrapalha são os caminhões e as cargas que ocupam o mesmo espaço do passageiro", comenta. Hilário é favorável à proposta cujos passageiros devem receber um tratamento especial e diferenciado separado da confusão do embarque e desembarque de cargas. "Penso em um local mais tranqüilo, exclusivo para o passageiro, onde ele não se depare com a agitação de carregadores e cargas", comenta.

Caberiam, segundo o secretário, pelo menos, três terminais no trecho: um na Tiradentes, para aproveitar o aterro que já existe; outro em frente ao Mercado Municipal, que já está em construção; e outro na antiga usina da Celpa ou próximo a Marques Pinto. Hilário diz que "isso ainda está sendo analisado, não está nada decidido".

Em relação ao porto provisório da Tiradentes, ele explica que a área pode ser totalmente aproveitada para a construção do terminal exclusivo de passageiros, uma vez que "o tumulto fica por conta dos caminhões que estacionam no porto e do fluxo de carregadores de cargas misturados aos passageiros". O secretário também expõe a disputa de espaço que os barcos travam para atracarem no local. A transferência desses barcos para outro local, conforme propostas de Hilário, obedeceria a uma classificação por porte de embarcação, mas que ainda não está definida.

Já sobre a obra do cais de arrimo e trapiche flutuante que começou a ser construído na direção do Mercado Municipal, o secretário informa que a obra é da Prefeitura e o projeto é da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), e não tem informações precisas sobre a obra, apenas que será um cais. Mas diz que poderá naturalmente aproveitar a estrutura para um dos terminais de passageiros.

As divergências

A cúpula da administração municipal pretende transferir para o terminal da Tecejuta todas as operações que hoje estão sendo executadas no terminal improvisado da praça Tiradentes, mas Hilário defende que para lá apenas sejam transferidas as operações de carga. Já que a área tem uma característica própria de cargas, em virtude de disponibilidade de um espaço bem mais amplo para caminhões e carretas. Segundo ainda o secretário, a Vila Arigó seria aproveitada como porto por pertencer à área portuária.

Foi sugerida, também, a organização dos donos de embarcações, em forma de associação para representar a categoria e juntamente com a secretaria ter mais peso para o setor. Além da implantação de campanhas educativas constantes voltadas para os donos de embarcações, os passageiros, os turistas, e todos aqueles que de alguma forma utilizam os portos, seja como meio de renda ou meio de lazer.

O secretário informa que a secretaria será auto-sustentável, pois vai gerar receita para o município. No entanto, a cobrança de taxas só terá validade depois da municipalização da zona portuária de Santarém. "Organizar para que se possa cobrar", declara. Ele explica que não pode cobrar das empresas pelo uso do porto antes da transferência da gestão dos portos. "Não há uma organização nem regulamentação para isso". "Muitas empresas carregam e descarregam no local onde não tem fiscalização".

Hilário diz que as propostas da secretaria são altamente técnicas, estudadas prevendo o desenvolvimento da cidade com o asfaltamento da BR163, onde as grandes transportadoras, que fazem o trajeto pela Belém-Brasília, se deslocarão para a Santarém-Cuiabá e, conseqüentemente, precisarão de uma estrutura portuária bem consolidada.

Bancários inauguram subsede em Santarém

Nesta sexta-feira, 04 de dezembro, será naugurada a subsede do Sindicato dos Bancários na região Oeste do Pará. O espaço, situado à Travessa 15 de Agosto, Ed. Augusto Coimbra nº 19-B, sala 01, será um ponto de apoio para atendimento e reuniões da categoria na região.

Além disso, nesse mesmo dia, os bancários comemoram mais uma campanha salarial vitoriosa com a Festa do Reajuste 2009, que marcará a confraternização de fim de ano dos bancários em Santarém.

O presidente do Sindicato, Alberto Cunha, está na cidade visitando as agências e dialogando com os bancários, com o objetivo de avaliar a Campanha Salarial 2009 e debater sobre os rumos da categoria para 2010.

Policia investiga uso do Navega Pará com fins comerciais

O acesso à internet via Navega Pará em Santarém tem sido comprometido por problemas de conexão do servidor e por denúncias de que provedores estão utilizando o sinal para pacotes comerciais.

Jorge Souza, da Diretoria de Clientes e Mercado (DCM) da Empresa de Processamento de Dados do Pará (PRODEPA), explica que são cerca de 100 pontos conectados, na rede do NAVEGAPARÁ, entre escolas, unidades de segurança pública, saúde, administrativas e de justiça e cidadania. Dois pontos de livre acesso (Orla/Igreja Matriz e mirante) e 10 infocentros. O link principal de chegada em Santarém tem a capacidade de transmissão de 6,25 Gbps e cada ponto conectado pode atingir até 6 Mbps.

Sobre as ocorrências de comercialização do sinal do 'Navega Pará', Jorge admitiu que o PRODEPA tem conhecimento da captação do sinal por outras antenas próximo aos pontos de acesso aberto, mas diz que nãopode comentar o assunto. "Pelo fato de estar sob investigação, não podemos divulgar", despistou.

Jorge alerta que a captação ilícita do sinaldo Navega Pará tem a mesma tipificação do crime de furto disposto no artigo 155 do Código Penal, pelo qual, desde que juridicamente comprovado o crime através de processo judicial com todas as garantias constitucionais previstas, a pena é de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Por este motivo, já existe um equipe de policiais complementada com peritos, investigando os supostos autores do desvio de sinal para posterior apuração de responsabilidades. Adicionalmente, estão sendo instalados servidores "proxy", no intuito de manter um maior controle sobre os acessos nos pontos públicos.

Os órgãos públicos que recebem o sinal do navega Pará têm os serviços atrasados por causa do sistema. A Superintendência Regional de Polícia Civil os serviços são afetados diretamente. Francinara de Almeida, assistente administrativo da superintendência, informa que o sistema oscila freqüentemente, comprometendo o atendimento. "O sistema fica fora do ar e as pessoas pensam que nós não queremos atender", comenta a assistente. Francinara informa que quando o sinal do Navega Pará normaliza os serviços são agilizados, mas que na semana passada o sistema passou a maior parte com problemas. "Não ficava sempre fora do ar, mas o servidor sempre 'caía'", comenta.

No departamento de identificação da Polícia Civil, o problema é o mesmo. Os usuários que vão para tirar seu documento de identidade têm que esperar horas, se quiser sair com a carteira de identidade nas mãos no mesmo dia.
Os funcionários contam que o serviço atrasa, mas a fila só não é maior por causa da descentralização dos serviços de expedição de carteiras identidades.

Já no Mirante, onde existe uma antena do Navega Pará com sinal aberto, os internautas que se utilizam do espaço para navegar na rede, também apontam os mesmos problemas.
Andréia Reis, moradora do bairro do Maracanã, disse que vai todos os domingos ao Mirante para acessar. Ela conta que a conexão à rede, geralmente, é mais rápida aos domingos. Mas que ultimamente tem sido mais difícil.

UFOPA nasce como referência amazônica, diz vice-reitora

Segundo a professora Raimunda Monteiro, vice-reitora da recém-criada Universidade Federal do Oeste do Pará(UFOPA) a nova universidade irá produzir conhecimento de excelência sobre a Amazônia. "A UFOPA, já nasce como referencia dentro do sistema que esta aperfeiçoando o ensino no Brasil, dentre as demais novas universidades criadas esta é a única que propõe trabalhar com o sistema de ciclos constituídos sobre eixos temáticos: Sociedade.Natureza e Desenvolvimento: Relações Sociais, locais e globais; A produção do conhecimento: Ciência e não ciência; e, Lógica, Informática e Comunicação".
Segundo a vice-reitora, "na Ufopa estará em foco o conhecimento amazônico, os quais serão trabalhados nos dois primeiros períodos de vida acadêmica, gerando um certificado de Extensão Universitária em Estudos da Amazônia, com o total de 800h aula. O semestre seguinte direciona o aluno ao instituto especifico, o qual direcionará o mesmo ao curso escolhido, o encaminhamento se dará através de uma avaliação desempenho interno", explicou.
Raimunda alerta que "é importante que os vestibulandos saibam que a partir de 2011 a seleção pra ingresso da UFOPA será feita através do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, diferentemente dos vestibulares atuais".

Cargill arrenda armazéns no planalto para evitar congestionamento de caminhões na área da CDP

Até que enfim uma boa noticia da Cargill, muito embora esta não mereça a atenção da 'assessora de imprensa' da multinacional em Santarém: em 2010, os silos da Matogrosso Cerais, na comunidade do Cipoal, servirão de entreposto da produção regional de soja que será exportada via porto de Santarém.

Com a medida, a Cargill espera evitar que se formem imensas filas de caminhões na avenida Cuiabá, como aconteceu este ano, atrapalhando o trânsito nas imediações do porto da CDP.

Mesmo os caminhões abastecidos que ficarem no pátio da Matogrosso só entrarão na zona urbana da cidade quando receberem permissão da empresa para se deslocar até o porto sem necessidade de esperar em fila, do lado de fora do terminal, na avenida Cuiabá.

Diretoria do Leão pune atletas por derrota diante do Pantera

Inacreditável.
Os jogadores do São Francisco perderam o direito de ir aos treinos a bordo de ônibus confortável após a derrota para o São Raimundo, por 2 x0, na última terça-feira.
Ontem, os atletas do leão tiveram que se espremer no interior de uma van para chegar até o campo de treinamento.
Nenhum diretor apareceu para incentivar os jogadores. O técnico Arapixuna teve que se virar sozinho para incentivar a equipe.
Os jogadores azulinos são acusados pela diretoria de fazer corpo mole em campo, apesar de todo o apoio que lhes é dado, incluindo, aí, gratificações por vitórias.