quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Concurso da UFOPA: provas para professores serão em Belém por causa das bancas examinadoras

O apelo feito ao MEC, ontem, pelo deputado Lira Maia para a realização de provas dos concursos para professores e servidores da UFOPA será atendido apenas parcialmente.

Mas provas para vagas de servidores serão realizadadas não só em Santarém, mas também em algumas cidades da região Oeste do Pará onde a UFOPA terá campi.

Quando às provas para professor, a vice-reitora Raimunda Monteiro explicou que a realização da seleção em Belém foi o motivada pelo fato das bancas examindoras terem que ser formadas obrigatoriamente por doutores que estão estabelecidos na capital do estado.

Serão 415 examinadores que comporão as bancas do concurso para professor da UFOPA.

Consun da UFOPA será instalado em janeiro de 2010


Raimunda Monteiro, vice-reitora, diz que elaboração do regimento interno e estatuto da UFOPA terá o acompanhento de um conselho consultivo.

Monteiro informou na audiência pública que está sendo promovida pelo MPF, que o Conselho Universitário(Consun) será instalado em janeiro de 2010, de nomeação pró-têmpore, obedecendo o modelo do existente na UFPA, com a participação de servidores, alunos e professores.

A vice-reitora observou na audiência que o Conselho Universitário é quem vai elaborar o estatuto da UFOPA
.

Àrea do campus da UFOPA não tem sítio arqueológico

A professora Denise Schan, arqueóloga, diz que não existe sítio arqueológico na área onde será construído o campus básico da UFOPA, no bairro do Laguinho.

A revelação foi feita durante a audiência pública que o MPF promove no auditório da Uepa.

Museu Goeldi e Butantan participarão da UFOPA


Um dos resultados do seminário
“A Nova Universidade e o Desenvolvimento Regional”, realizado na semana passada, em Santarém, foi um trabalho de cooperação técnica com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que fomentará a construção do Programa Piloto Agenda Cidadã. O trabalho será desenvolvido em conjunto com pesquisadores e docentes da instituição fluminense e toda a equipe da UFOPA. O programa envolve um projeto de diagnóstico socioambiental feito por 800 jovens do ensino fundamental e médio e cerca de 80 professores. O projeto será ampliado a outras escolas de Santarém, sendo estendido a outros municípios.

Além disso foi definida a ampliação da participação do Instituto Butantã na região, já que o instituto terá uma base no município de Belterra. Outra conquista será a participação do Museu Emílio Goeldi que deve ter uma unidade fixa no espaço da nova universidade.

ICMBio solta quelônios para comemorar aniversário de Flona e Rebio


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) comemora nesta sexta (10) os aniversários de 20 e 30 anos da Flona Saracá-Taquera e da Rebio do rio Trombetas. Para marcar a data, o ICMBio realizará a soltura de cerca de quatro mil quelônios na base do lago Erepecu, próximo à Porto Trombetas. “Contaremos com a participação de conselheiros da Flona e da Rebio, lideranças e moradores das comunidades locais”, explica o analista ambiental do ICMBio, Mauro Braga.

Através de um convênio financeiro, o ICMBio conta com o apoio da Mineração Rio do Norte (MRN) para administrar as duas unidades de conservação federais. É com esse subsídio que o ICMBio desenvolve, por exemplo, o trabalho de fiscalização e manejo dos quelônios da Amazônia durante o período de reprodução das espécies, que vai de setembro a dezembro. Com foco na preservação das populações dessas espécies, o trabalho consiste, inicialmente, na identificação dos ninhos e no acompanhamento do nascimento dos filhotes. Após a eclosão, os filhotes são encaminhados para um tanque-berçário, onde permanecem por uma semana. Depois, eles são devolvidos à natureza.

O trabalho, que conta com voluntários da comunidade Último Quilombo do Erepecu, não se restringe às épocas de reprodução. Durante o ano inteiro, são realizadas pesquisas sobre quelônios presentes na região. A educação ambiental também faz parte das ações implementadas pelo ICMBio. Na temporada de reprodução, são desenvolvidas atividades com as escolas, reuniões e excursões com a comunidade, professores e alunos.

(Fonte:MRN)

Autonomia da UFOPA em xeque

Começa daqui a pouco, na Uepa, a audiência pública convocada pelo MPF para discutir assuntos interna corporis da Universidade Federal do Pará(UFOPA), tais como currículo e estrutura física, entre outros.

O Blog do Estado recomenda aos participantes a leitura prévia do artigo 232 da Constituiçao Federal.

Última sessão do ano na Câmara vota LDO

A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO) do município de Santarém está na pauta da última sessão do ano da Câmara de Vereadores.

Olhando para o próprio umbigo

Os vereadores Bruno Pará(PDT) e Reginaldo Campos(PSB) apresentaram emendas ao Orçamento 2010 da Prefeitura de Santarém visando seus interesses particulares.

Reginaldo tenta alocar recursos para a igreja da Paz, onde congrega.

Já Bruno, quer reforçar o caixa da Semab, a ser dirigida temerosamente por seu pai em ano eleitoral.

Desperdício

Ontem, na primeira vara cível do fórum de Santarém, apenas uma audiência foi realizada durante a semana nacional de conciliação, determinada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Isso é o que dá querer trabalhar em pleno feriado.