segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Senador Flexa Ribeiro recebe título Cidadão de Santarém

O senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB) recebe na manhã desta terça-feira (15) o título de 'Cidadão de Santarém', em sessão especial a partir das nove horas na Câmara de Vereadores do maior município do Oeste do Pará.

A homenagem é oferecida pela câmara municipal e o requerimento de concessão do título foi aprovado à unanimidade. O autor do requerimento é o vereador Nélio Aguiar, vice presidente da Câmara.

A atuação de Flexa Ribeiro foi o motivo que levou a câmara de vereadores a prestar a homenagem. Durante o atual mandato, esteve sempre discutindo projetos, ações e discursando da tribuna do Senado em favor de Santarém e dos municípios da região Oeste.

Entre diversas ações de Flexa Ribeiro, poderíamos destacar entre as mais recentes o PDS 931/2009 de 25/11/2009, que define a realização de um referendo sobre o fuso horário, alterado em 2008 sem que a população tivesse sido ouvida. Foi apresentado e aprovado em uma semana no Senado.

Flexa Ribeiro foi ainda relator do projeto de criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) no Senado e aprovou em 2 comissões e no plenário em 1 mês. Em 2006, apresentou um projeto com o mesmo objetivo. Foi aprovado em 2007. Mas acabou arquivado na Câmara. Apenas dez meses depois, o Poder Executivo apresentou o projeto que veio a criar de fato a Ufopa e que foi relatado por Flexa Ribeiro.

Também é do senador Flexa Ribeiro o projeto que cria uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação) em Santarém. O projeto é o PLS 357/2007 e está agora tramitando na Câmara dos Deputados. Já foi aprovado na Comissão da Amazônia e está agora na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, tendo parecer favorável da atual relatora, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB do Amazonas).
(Fonte: Assessoria parlamentar)

Ecoturismo é tema de debate em Santarém

Nesta terça-feira (13), chega a vez de Santarém receber o Seminário de Multiplicação de Boas Práticas do projeto “Destinos Referência em Segmentos Turísticos”, do Ministério do Turismo (MTur). Durante o evento, gestores públicos e representantes de entidades da região ligadas ao turismo discutirão os resultados da primeira etapa do projeto, que está preparando os municípios de Santarém e Belterra (PA) para se tornarem destinos modelo em Ecoturismo.

Na ocasião, será apresentado um estudo de caso do projeto, que foi desenvolvido nos municípios paraenses em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC) e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). Além disso, a coordenadora de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, será uma das palestrantes do evento, com o tema “Inovação de produtos turísticos por meio da estratégia de segmentação”.

Durante a tarde, os participantes de outros estados farão uma visita à comunidade de Maguari, na Flona Tapajós, em Belterra. De acordo com a coordenadora de Segmentação do MTur, Sáskia Lima, objetivo é a troca de experiências. “Queremos que eles conheçam o trabalho desenvolvido nessa região e levem as boas idéias para seus estados. Esse é o foco deste projeto, a disseminação de conhecimento”, explica. Enquanto os visitantes conhecem Maguari, os integrantes locais participarão da oficina “Colocando meu Produto no Mercado".

Na quarta-feira (14), outros dois destinos participantes do projeto apresentarão suas experiências e resultados já obtidos – Lençóis (BA), destino referência em Turismo de Aventura, e Paraty (RJ), modelo em Turismo Cultural. Em seguida, os convidados farão um city tour pelos pontos históricos da cidade e na vila de Alter do Chão.

O Seminário de Multiplicação de Boas Práticas acontece no auditório Banco da Amazônia, Praça São Sebastião (Barão de Santarém), 75A – Prainha.

Confira aqui a programação completa.

Especulações e valorização em torno do técnico do São Raimundo

Lúcio Santarém pode deixar o comando técnico do Pantera.

Notícia, da Rádio Rural, fala que Lúcio ficou desgostoso com a recusa da diretoria do São Raimundo em reajustar de R$ 4 mil para R$ 6 mil o salário do treinador campeão brasileiro da série D.

Agastado com a recusa do Pantera, Lúcio começou a ventilar um possível interesse do Paysandu em tê-lo como técnico na próxima temporado, após a demissão de Nasareno Silva, por causa da derrota do Papão por 3x1 diante do Clube do Remo.

Mas há quem ache que Lúcio estaria difundindo essa possibiloidade de ir treinar o Paysandu - caso essa história não se confirme - apenas para valorizar seu passe e forçar a diretoria do Pantera a aceitar a sua pretensão salarial.

Será verdade?

PM prende acusados de assalto no Tabocal

A Polícia Militar prendeu Aldemir Junior de Oliveira e Elizangela Holanda de Oliveira, na última sexta-feira, no porto da Marques Pinto Navegação quando se preparavam para sair da cidade, contra os dois já havia um mandado de prisão da justiça.

Eles são acusados de participação em um assalto que aconteceu na madrugada do dia 29 de Janeiro, na comunidade do Tabocal, distante 25 km do centro de Santarém. A senhora Cícera Costa Almeida, de 42 anos; o senhor Raimundo Barroso Mendonça, 73 anos; e o filho do casal, um menor de 15 anos, foram vítimas de ameaça com uma arma de fogo, um revólver calibre 38, agressões, torturas e perderam 120 mil reais durante o assalto.

Do total roubado, 120 mil reais, foi recuperada a quantia de 23 mil e quinhentos reais. Para solucionar o caso faltava apenas a prisão dos dois últimos participantes acusados de terem ficado com a maior parte do dinheiro.

Cleomar Jorge dos Santos e Dilney Fonseca Mafra já haviam sido presos.que disse apenas ter informado todos os detalhes da casa aos assaltantes, pois era vizinho das vítimas.

Almir Gabriel já vai tarde

Miguel Oliveira
Editor-chefe


Almir Gabriel foi um bom governador, mas demonstra, mesmo no ocaso, que é um mau político.

Ranheta como ele só, mandou um bilhete através do Diário do Pará para anunciar que 'devolve o cargo de presidente de honra do PSDB' regional.

Agastado com escolha de Jatene, Almir viu frustrado seu plano de se candidatar pela quarta vez ao governo.

Quando dizia que retiraria sua pré-candidatura em nome de Mário Couto, queria ver mesmo era o circo pegar fogo.

Como sua tática beligerante não deu certo, Almir faz-se de velho zangado( não de zangado velho) e escreveu um bilhete escatológico, lamentando, entre outras coisas, que foi preterido pelo partido por causa de sua idade avançada.

Mas, no fundo, no fundão, Almir não engole a remota possibilidade do PSDB se aliar ao PMDB na próxima eleição.

Por isso, mencionou algo como "desvio ético" do partido na atualidade. Mas o ex-governador só agora, quando atravessa o Rubicão, faz valer essa observação, e esquece a condição de afilhado político de Jader Barbalho, na década de 80.

Não que esteja certa a coligação PSDB/PMDB. Mas só de imaginar essa possibilidade, Almir perdeu o controle de político calejado, frio, como todo bom cirurgião pulmonar que foi um dia.

Almir queria a divisão, a diáspora, mas agora, ao que parece, se exilará solitariamente em busca de seu Nirvana, onde espera purgar os seus veniais pecados de homem público.

Já vai tarde.